conecte-se conosco


ARAGUAIA

Mais de 100 indígenas da etnia Xavante contraem o novo coronavírus e nove morrem com a doença

Publicado

Xavantes ocupam 18 dos 33 leitos da UPA de Barra do Garças e a metade dos 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, são 102 casos confirmados de Covid-19 entre os indígenas da etnia Xavante, em Mato Grosso. Dessas vítimas, nove morreram.

Na semana passada, os prefeitos da região se reuniram com deputados da bancada federal de Mato Grosso em uma videoconferência e pediram ajuda para a construção de um hospital para atender o povo Xavante.

Os xavantes são o 4º maior povo indígena do país. Cerca de 23 mil pessoas vivem na região leste de Mato Grosso.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, por causa da Covid-19, os xavantes ocupam 18 dos 33 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e a metade dos 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal.

Líder Xavante com coronavírus

O líder xavante e presidente da Federação Indígena de Mato Grosso, Crizanto Rudzo, está internado em Barra do Garças com Covid-19. Na língua da etnia, ele gravou um vídeo pedindo que os indígenas fiquem em casa e evitem aglomerações por causa da doença. Ele ainda alerta que procurem ajuda se tiver sintomas como dor de garganta e febre.

Nesta época do ano, os xavantes costumam realizar vários rituais, como o de perfuração da orelha, que marca a passagem da adolescência para a vida adulta e que ocorreu há cerca de duas semanas na aldeia São Marcos em Barra do Garças.

Em um vídeo gravado por um morador da aldeia, é possível ver que não há o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro e que ninguém está usando máscara de proteção. O líder indígena, Rafael Wéré É, diz que falta orientação adequada por parte das instituições responsáveis.

“Meu povo está sendo dizimado com o coronavírus e nenhum protocolo está sendo aplicado para o povo xavante. Nenhuma orientação do que se deve fazer o que não deve fazer”, afirma.

O representante da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Ivar Buzato, diz que precisa haver soluções pra problemas como a adaptação de rituais para orientar os indígenas.

“É extremamente importante que possa haver pessoas e equipes para dialogar com os líderes dessa sociedade para poder encontrar soluções de todas os problemas que estão aparecendo.

Soluções como o que fazer com a pessoa que contaminada com o coronavírus, faleceu e precisa ser enterrado com um ritual adaptado a situação”, afirma.

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Aposentada de 74 anos vence Covid e emociona Barra do Garças VEJA VÍDEO

Publicado

Num momento difícil que o Brasil registra mais de 100 mil mortos e Mato Grosso atinge o platô da doença (topo) e com previsão de mais dois meses de alta incidência receber informação de pessoas vencendo ao Covid motiva e emociona a nossa comunidade.

Na segunda-feira (10/8) quem saiu do hospital emocionando a comunidade foi aposentada Silvia Litran dos Santos, 74 anos, teve alta da UTI Unimed Araguaia do Hospital MedBarra.

Ele ficou seis dias internada. Silvia realmente é uma heroína. Ela é hipertensa, diabética, portadora de fibrilação atrial crônica. Teve AVC isquêmico durante internação em recuperação.

São momentos assim que é impossível segurar um abraço, e impossível não se emocionar com as histórias como essa.

A paciente reencontrou a família após se curar da covid-19 e já está em casa. Parabéns por essa conquista! Um abraço virtual Silvia.

VEJA VÍDEO

 

Araguaia Notícia

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Acidente fatal na BR-242 em Querência com vítima de Mineiros-GO

Publicado

Um acidente com vítima fatal,Gilmar Martins Oliveira de (67)anos ,nesta noite de terça -feira (04/08/20) por volta das 22hrs:20min ,envolvendo uma camionete Hilux preta com placas de Mineiros-GO,com um caminhão Mercedes .

Aconteceu na BR 242 próximo ao Aeroporto Municipal. Segundo informações preliminares da Polícia Civil, o caminhão que estava com problemas mecânicos parado no acostamento da pista, poderia ter ajudado a ocasionar o acidente.

O condutor da camionete ,saiu da pista no local onde o caminhão estava parado e capotou. Ele foi encontrado com poucos ferimentos ,porém já sem vida no interior do veículo e retirado por terceiros.

O corpo da vítima será transladado para a cidade de Mineiros -GO,onde será velado e sepultado. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

 

Araguaia Notícia

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Mauro Mendes segue internado, mas se recupera bem

Publicado

O Hospital Sírio-Libanês divulgou, nesta quarta-feira (05.08), novo boletim médico sobre o estado de saúde do governador Mauro Mendes, que está internado na unidade para tratamento de uma pneumonia.

A equipe médica afirmou que o governador “se recupera satisfatoriamente” e está sendo medicado com antibióticos pela via venosa. Porém, ainda não há previsão de alta.

Mauro Mendes foi internado porque teve uma indisposição, logo após terminar uma reunião de trabalho em São Paulo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana