conecte-se conosco


Nova Xavantina

Morre Raul Sokoloski, eletricista pioneiro do setor Xavantina

Publicado

Faleceu na madrugada desta quarta feira, 18, em Goiânia, o eletricista pioneiro de Nova Xavantina, Raul Sokoloski. membro fundador do projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo. Raul sofreu infarto na última sexta feira, foi transferido para Goiânia, já havia feito o procedimento da angioplastia, e estava no estágio pós-operatório de uma delicada cirurgia, onde foram colocadas três pontes de safena, e não resistiu ao processo, vindo à óbito nesta madrugada.

O corpo chegará em Nova Xavantina as 21h desta terça-feira e o velório será na Igreja Católica Nossa Senhora Auxiliadora, a conhecida e histórica “igrejinha” da Praça Dom Bosco, em frente onde morava e mora a família. Deixa a esposa Maísa, os filhos Raulidey, Maiuza, Lauridey, Larissa e Maiuky, e os netos Emylli Kyohara, Vitor, Matheus, Heitor, Iziz, Breno e Bryan.

PIONEIRO

Aos 68 anos, Raul comandava uma família de eletricistas e técnicos de som -Raulidey e Lauridey- tendo sido ele um eletricista pioneiro do município, onde chegou vindo do Rio Grande do Sul nos anos 70. Todas as grandes empresas e orgãos públicos da cidade -incluindo Prefeitura, Secretarias, Fórum e outros- tiveram a parte elétrica feita por ele.

Dono de uma saúde invejável, cortava a cidade de lado a lado, de bairro a bairro, do Estilac à Olaria, montado em sua bicicleta, pois não se adaptava à carros e motos. Foi de bicicleta que ele percorreu todos os cantos da cidade, consertando defeitos, fazendo instalações e ensinando a profissão ao filho Raulydey e a outras pessoas com quem trabalhava.

De origem polonesa, Raul era participativo na vida comunitária, estava em todos os movimentos políticos e foi um fundador histórico do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, sigla que nos anos 80 abrigava pioneiros históricos e modernos, como o Sr. Dico, Domingos D’Eri, Dr. Paulo Toledo, Gercino Caetano Rosa, Robison Pazeto, entre outros.

PROJETO E HISTÓRIA DE VIDA

Foi co fundador junto com companheiros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, que já retirou mais de 20 toneladas de lixo doméstico do Rio das Mortes, participando de todas as incursões no Rio das Mortes desde a primeira descida, em julho de 2005.

Responsável pela cozinha do projeto, junto com sua esposa Maísa, era de sua lavra a famosa “pururuca”, que constava obrigatoriamente do cardápio durante os trabalhos.

Deixa muitas saudades entre os amigos e companheiros do bairro, da cidade, do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo e da história de Nova Xavantina, que perde um de seus grandes filhos, representante legítimo da raça, um gigante que trouxe a cultura sulista para amalgamar com os valores locais, já que a esposa Maísa é de família de pioneiros da Fundação Brasil Central.

Deixa uma história, uma lição de vida e um exemplo dignos de serem seguidos por todos os que amam essa terra, e que tenham essa estranha paixão por esse lugar maravilhoso chamado Nova Xavantina.

Nossos sinceros sentimentos à toda a família.

Sintonia News

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARROMBAMENTO EM LOJA DE NOVA XAVANTINA E RECUPERA BENS DA VÍTIMA

Publicado

A Polícia Civil de Nova Xavantina prendeu em flagrante um homem de 44 anos ainda na manhã de quinta-feira (30/06), logo após o arrombamento e furto de vários objetos da Loja Mari Biju, situada no centro da cidade.

A vítima teve sua loja arrombada na madrugada do dia 30/06/22, onde o indivíduo veio a arrombar a fechadura da porta de Blindex e logo após subtraiu uma quantia em dinheiro, um notebook, um mostruário contendo aproximadamente 60 semi-joias, revirando a loja em busca de outros bens.

De posse do Boletim de Ocorrência, os Investigadores da Polícia Civil, diligenciaram pela cidade com intuito de identificar e prender o suspeito, onde após análise das imagens das câmeras de segurança das lojas do centro, foi possível identificar e prender um homem bastante conhecido da Polícia, justamente pela prática de arrombamentos à estabelecimentos comerciais.

Após sua detenção, os policiais lograram êxito em localizar os bens subtraídos indevidamente e devolvê-los à vítima que ficou surpresa com a notícia da localização dos objetos, pois havia perdido as esperanças, contudo agradecendo os policiais pelo empenho e dedicação.

Vale ressaltar que o suspeito saiu da Penitenciária de Água Boa na última quinta-feira (23), onde encontrava-se recluso desde o início do ano passado pelo furto de uma loja no Centro da Cidade. Na ocasião, o suspeito também estava solto a apenas uma semana e já estava praticando crimes novamente. Importante lembrar também que o suspeito saiu de Tornozeleira, porém havia danificado e retirado o equipamento para cometer delitos livremente.

O Delegado de Polícia, Dr. Raphael Diniz Garcia, ratificou a prisão do Suspeito, autuando-o pelo crime de Furto Qualificado e Dano ao Patrimônio Público, onde após passar pelos procedimentos de praxe, será encaminhado ao Presídio Major Zuzi Alves da Silva, onde permanecerá a disposição da Justiça.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLICIAS CIVIL PRENDE SUSPEITO DO HOMICÍDIO DE EMPRESÁRIO PORTUGUÊS DE NOVA XAVANTINA

Publicado

A Polícia Civil de Nova Xavantina e Campinápolis, com apoio do NI de Água Boa e da Polícia Civil de Novo São Joaquim, realizou a prisão do autor dos disparos de arma de fogo, que vitimou o empresário de origem portuguesa, Jonson Almeida dos Santos conhecido como Português, ocorrido no início da tarde de terça-feira (28.02).

O Crime chocou a cidade de Nova Xavantina, onde por motivos banais (desacordo comercial), um homem de 42 anos acabou efetuando dois disparos de arma de fogo contra a vítima Jonson, atingindo-o na região abdominal e ainda havia tentado contra a vida de Rosiane (companheira) de Jonson, porém a arma teria falhado.

Diante da gravidade da situação, os Policiais Civis de Nova Xavantina não mediram esforços no sentido de dar uma resposta à sociedade, onde numa ação integrada que contou com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Água Boa, dos Policiais Civis de Campinápolis e de Novo São Joaquim, sob a coordenação do Delegado de Polícia Raphael Diniz Garcia, obtiveram êxito em localizar e prender o suspeito na manhã de quinta-feira (30), que estava escondido na cidade de Novo São Joaquim.

A arma do crime, uma pistola 7.65, foi apreendida em uma residência na cidade de Nova Xavantina na mesma data da prisão, e ainda estava municiada, o proprietário da casa foi preso em flagrante pelo crime previsto no artigo 12 da lei 10.826/2003, (posse ilegal de arma de fogo).

O acusado estava escondido numa residência localizada no Bairro Boa Esperança, sendo preso e conduzido até Nova Xavantina e autuado ainda em flagrante pelo Delegado de Polícia que determinou os procedimentos de praxe, tais como interrogatório, exame de corpo de delito e posteriormente encaminhamento à audiência de custódia.

Após checarem o nome do Suspeito, os investigadores obtiveram a informação de que o mesmo encontrava-se com mandado de prisão em aberto pelo crime de Estupro de vulnerável expedido no dia 12/05/2022, pela comarca de Novo São Joaquim.

O suspeito foi autuado pelo crime de Homicídio Qualificado e Tentativa de Homicídio qualificado, sendo lavrado auto de prisão em flagrante, além de ter cumprido um mandado de prisão em seu desfavor, o qual será colocado à disposição da Justiça.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

O responsável por  atirar e matar o comerciante Jhonson na tarde desta terça-feira em Nova Xavantina trata-se de José Francisco

Publicado

O responsável por  atirar e matar o comerciante Jhonson na tarde desta terça-feira em Nova Xavantina, trata-se de José Franciscoo, conhecido por Formigão.

Segundo informações Jhonson e José Francisco foram vistos discutindo motivados por um desacordo comercial na manhã de hoje (28) no Bairro Estilac Leal. O comerciante foi alvejado por tiros disparado por formigão. A policia trabalha para prender o autor do homicídio.

 

AlÔ Xavantina

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana