conecte-se conosco


Nova Xavantina

Município de Nova Xavantina não precisa fornecer ônibus escolar para alunos urbanos, decide justiça

Publicado

A Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deu provimento no dia 12/02/2020 após sessão de julgamento ao recurso de apelação interposto pela Procuradoria Geral do Município de Nova Xavantina desobrigando que o mesmo forneça o transporte escolar urbano.

Abaixo segue na íntegra o voto do Desembargador Edson Dias Reis;

“Entretanto, é absolutamente inviável que os Municípios forneçam transporte escolar para todas as crianças residentes na área urbana, como ocorre com os apelados, pois os recursos orçamentários para realização de transporte escolar contemplam apenas o transporte de crianças residentes na zona rural.

Ademais, levando em consideração que o Município de Nova Xavantina é pequeno territorialmente, não se mostra razoável a sua condenação na disponibilização de transporte aos alunos da zona urbana.

Se não bastasse isso, conforme demonstrado pelo Apelante, todas as crianças estão matriculadas próximas as suas residências (sem fila de espera), o que corrobora pela ausência de necessidade de fornecimento de transporte escolar urbano aos alunos.

Assim, considerando que o Município não pode ser obrigado a fornecer transporte escolar para todas as crianças que frequentam o ensino fundamental residentes na área urbana não prospera o pedido de fornecimento de transporte escolar.

Ante o exposto, DOU PROVIMENTO ao recurso de apelação para afastar a obrigatoriedade do Município em fornecer o transporte escolar urbano.
É como voto.”

NX1

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Polícia Civil de Nova Xavantina prende duas jovens suspeitas de tráfico de drogas

Publicado

 

.

Assessoria | PJC-MT

Mais um ponto usado para venda de entorpecentes é fechado em Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), e duas mulheres presas pela Polícia Civil do município, na tarde de terça-feira (31.03).

As suspeitas de 20 e 18 anos, foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Uma das presas encontrava-se em liberdade condicional.

Em diligências para apurar um roubo ocorrido na madrugada, os policiais civis identificam uma casa no bairro Toneto com indícios e evidências de ser utilizada como ponto de venda de drogas.

Durante monitoramento do local foi possível constatar movimentação intensa de pessoas. Diante dos fatos a equipe se aproximou na casa onde as duas jovens foram abordadas. No local foram localizadas nove porções de maconha embaladas e prontas para venda, além de outros produtos provenientes de ações criminosas.

Com base no flagrante ambas foram encaminhadas para Delegacia de Nova Xavantina, interrogadas e autuadas por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Segundo apurado, uma das conduzidas já havia sido detida há poucos dias pelo mesmo crime. No entanto, foi beneficiada com a liberdade condicional imposta pela Justiça por ter um filho bebê para cuidar.

Após a confecção dos autos as presas foram levadas para Cadeia Pública local ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Bombeiros realizam limpeza e desinfecção em pontos estratégicos de Nova Xavantina

Publicado

Na manhã desta quarta-feira, 01/04, a 4ª Companhia independente de Bombeiros Militar de Nova Xavantina iniciou as atividades de desinfecção das áreas de aglomerações de pessoas do município.

Nesta atividade foi feita pulverização de hipoclorito de sódio diluído em água a concentração de 0.6% a 1%. A ação teve início ás 05 horas da manhã.

A aplicação dessa diluição não só é eficaz contra o coronavírus, como já amplamente divulgado pelos canais de comunicação, como também é eficaz contra diversos outros vírus que já circulam nas cidades do Brasil.

A 4ª CIBM reforça que essas ações preventivas dos agentes de segurança e dos poderes federal, estadual e municipal só tem eficiência garantida se o cidadão fizer a sua parte e ficar em casa.

Foi feita a desinfecção das frentes das farmácias, agencias bancarias, lotérica, lojas agropecuárias, dentre outras. Os corrimões foram limpos, além das áreas de contato direto das pessoas com as mãos.

Essa atividade reforça as ações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e da Secretaria de Saúde Municipal. Durante a semana as demais áreas de circulação de pessoas e aglomeração serão descontaminadas.

 

Fonte NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Bombeiros socorrem acidentados em acidente próximo à Nova Xavantina

Publicado

A guarnição de Bombeiros Militar de Nova Xavantina foi acionada por volta das 22hs52min para um acidente na BR 158 a aproximadamente uns 10 KM de distância com destino à cidade de Barra do Garças/MT.

No acidente duas carretas bi-trem colidiram-se frontalmente. Após o recebimento da solicitação, o 1º SGT BM Sena, adjunto de dia, decidiu empenhar as duas viaturas operacionais, a Unidade de Resgate e a Auto Bomba Tanque ( caminhão de incêndio) , uma vez que o condutor de uma das duas carretas havia, de acordo com solicitante, sofrido lesões, além do derramamento de soja na pista.

Ao chegar no local, foi constatado que se tratava de uma colisão frontal, sendo que o condutor, de um dos caminhões,  estava consciente, e fora do seu veículo, deambulando, com corte contuso no crânio, acima do olho esquerdo, e queixava-se de dores no tórax, além de escoriações nos membros superiores e inferiores. Este, conduzia uma carreta bi trem.

De acordo com o próprio condutor, ele havia dormido ao volante, o que causou, possivelmente, o acidente.

Já o outro condutor, encontrava-se consciente e orientado, aparentemente, sem lesões. O mesmo recusou atendimento.

Com isso, o termo de responsabilidade foi confeccionado, assinado não só por ele, vítima, como também por outra testemunha que estava no local.

Em decorrência do acidente, houve o derramamento de soja na pista, o que levou a guarnição a bloquear o tráfego de veículo até a limpeza ser realizada por completo.

A polícia Rodoviária Federal de Barra do Garças foi acionada pelo Rádio Operador, SD BM Pimentel, e logo após o término dos serviços, a guarnição dos agentes federais havia chegado ao local.

Fonte NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana