conecte-se conosco


Cuiabá

Nota de Pesar | Benedito Caetano Botelho

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá vem a público expressar condolências à família do Sr. Benedito Caetano Botelho, pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Luiz Marinho e do atual presidente da Assembleia Legislativa , deputado Eduardo Botelho(DEM).


Seo Chinhô, como era conhecido, era natural de Livramento, completou 95 anos em setembro. Ele deixou nove filhos e viúva, senhora Leopoldina Fontes Maia.


O velório está acontecendo na funerária Capelas Jardins, em Cuiabá.


Secretaria de Comunicação |Câmara de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá atende decisão judicial e elabora plano para o transporte público

Publicado


.

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa sobre a operação especial no transporte coletivo para atender a decisão judicial expedida na data de 22 de março, que retifica artigo do Decreto 7.849/2020.

-Os ônibus começarão a rodar a partir das 4h30 do dia 23/03 até a data de 05/4;

-Irão circular 120 ônibus somente para o transporte dos profissionais da saúde pública e privada de Cuiabá, conforme decisão judicial;

-Todas as linhas e itinerários serão mantidas, porém com frota reduzida e consequentemente com intervalos maiores;

-Os horários de entrada e saída dos profissionais, assim como de troca de turnos nas unidades de saúde serão priorizados;

-A entrada no ônibus somente será permitida aos profissionais da área de saúde, sendo exigida Identificação (crachá ou holerite);

-Será obrigatório o uso do cartão de transporte;

-As estações (Bispo, Alencastro e Ipiranga) irão permanecer fechadas para evitar aglomerações evitando a propagação do Coronavírus;

-Os coletivos irão rodar, seguindo a determinação judicial, com 50% de sua capacidade total. Na prática, 35 pessoas em cada  viagem.

A Prefeitura de Cuiabá reitera que nesse momento é preciso fazer um apelo à consciência de cada um. A decisão atende aos profissionais da saúde. Respeite. Faça a sua parte. Estamos numa cruzada contra o novo Coronavirus e esse esforço depende da união de todos em defesa da vida.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Coleta de lixo é mantida e equipe especial atuará em unidades de saúde

Publicado


.

Considerada uma atividade que reflete diretamente na saúde pública, a coleta de resíduos domiciliar está mantida na Capital. A decisão, tomada em conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa Locar Gestão de Resíduos, segue as diretrizes do decreto nº 7.849, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que determina a continuidade dos serviços essenciais. 

Conforme deliberado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, além do trabalho rotineiro realizado nos mais de 300 bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro, entendendo a importância desse serviço para a saúde pública e para o meio ambiente, nos deu todo respaldo mantê-lo. Reforçamos aos coletores a necessidade de utilização do equipamentos de proteção e pedimos a empresa que disponibilizasse a eles os insumos de higienização. Além disso, aqueles que atendem as unidades de saúde, receberam macacão, botas e luvas especiais”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Atualmente, mais de 250 trabalhadores atuam diretamente na coleta de lixo domiciliar. Desde de o início deste mês, a execução do serviço passou de dois para três turnos, atendendo cada bairro ao menos três vezes por semana. A alteração ocorreu a pedido da Prefeitura, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados.

“Temos também que agradecer os profissionais da coleta que, independente da situação, não medem esforços para prestar um trabalho de qualidade à população. Continuamos trabalhando para garantir que esse serviço seja mantido, mas sem deixar de pensar na segurança dos coletores”, pontua o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Nota oficial sobre transporte público destinado aos profissionais de saúde

Publicado


.

Quanto à decisão judicial, expedida na manhã de hoje (22/3), que versa sobre o atendimento no transporte público destinado aos profissionais de saúde:

– A Prefeitura de Cuiabá trabalha frente a uma pandemia mundial com medidas severas, austeras e de caráter preventivo ENQUANTO AINDA EXISTE TEMPO para tentar reduzir os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus; 

– O prefeito  de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entende que a medida judicial – deferida parcialmente – respalda as ações já implementadas pelo Executivo que incansavelmente  vem trabalhando (mediante a orientação e seguindo diretrizes estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus) no intento de preservar vidas; 

– A premência do momento, mediante projeções alarmantes e o altíssimo risco de contágio nos ônibus embasaram as decisões de veto ao uso do transporte público; 

– O prefeito Emanuel Pinheiro pondera que o magistrado agiu com extremo zelo ao determinar que o transporte dos profissionais de saúde seja efetuado, mas observando-se a capacidade máxima de passageiros limitada em 50% (cinquenta por cento), esterilização diária nos veículos e disponibilização de álcool em gel para os usuários do transporte coletivo; 

– Por fim, informa à população que vai cumprir a determinação judicial, mas não se furtará a adoção de medidas de impacto visando o bem coletivo. 

“Enquanto gestor público, pai, marido, filho eu me preocupo com a saúde dos munícipes, das pessoas que aqui vivem. O momento é de tensão, de insegurança. Vivemos uma pandemia, um momento  que exigiu medidas drásticas para proteger você e sua família. O gestor não pode ser omisso  e eu jamais seria quando está em jogo a vida de pessoas. Temos de tomar medidas urgentes, rápidas, preventivas e em grande escala para evitar a propagação em Cuiabá”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana