Esse monitoramento faz parte das ações do projeto que há 19 anos trabalha na preservação do Rio das Mortes em toda a sua extensão, atuando no recolhimento de resíduos sólidos e acompanhando a qualidade da água.
A Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, Ministério Público Estadual e Câmara Municipal de Vereadores são parceiros do projeto, e através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que participou da ação com a presença da bióloga da Secretaria Giovana Zilli, que realizou pessoalmente a coleta.
As amostras foram coletadas nos mesmos locais que anteriormente, embora foram no período de seca. Foram coletadas amostras à 30 metros do ponto de captação de águas pelo SETAE – Serviço de Tratamento de Água e Esgoto, concessionária do abastecimento de água do município; na nascente que alimenta as piscinas naturais do complexo balneário e no ponto de entrega do produto, nas torneiras do Centro de Educação Infantil Ana Célia Moreira Sales, no setor Xavantina.
Os resultados das amostras do laboratório aguardam análise, após será divulgado para a população e confecção de relatório pela equipe do projeto.