Sema-MT define primeira área que será restaurada pelo programa Todos pelo Araguaia
27 de junho de 2026
23°

céu limpo

Cuiabá

Dólar
R$ 5,17
Euro
R$ 5,90
Bitcoin
R$ 316216
Estado / Estado

Sema-MT define primeira área que será restaurada pelo programa Todos pelo Araguaia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Rumo S/A, empresa de logística - formalizaram nesta segunda-feira (1º.07), a entrega das áreas do primeiro lote de 212 hectares, ...
Publicado em 01/07/2024 22:30:19
Autor: Da Redação
Sema-MT define primeira área que será restaurada pelo programa Todos pelo Araguaia
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Rumo S/A, empresa de logística - formalizaram nesta segunda-feira (1º.07), a entrega das áreas do primeiro lote de 212 hectares, onde serão executados os projetos de restauração do Programa Todos Pelo Araguaia.

Foi apresentado o estudo das 13 propriedades que serão recuperadas, sendo que 109 hectares estão no Parque Estadual Serra Azul, além do perímetro urbano e propriedades rurais, no município de Barra do Garças.

O maior programa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no mundo tem o objetivo central a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia.

A secretária Mauren Lazzaretti destacou que é o primeiro passo concreto de um projeto de extrema relevância para o Governo do Estado em apoio aos produtores, em parceria com uma grande iniciativa que é a ferrovia executada pela Rumo.

“É um ato simbólico, mas de suma importância. O programa não é só de restauração ambiental, mas tem o objetivo de mudar a perspectiva das pessoas em relação ao meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social”, disse.

O coordenador de licenciamento ambiental da Rumo, Leonardo Rodrigues, frisou que a empresa é patrocinadora da ação e a parceria irá contribuir em mais uma frente de trabalho que irá deixar um legado. “É mais uma oportunidade de promover a biodiversidade, além da ferrovia que é uma iniciativa que visa o desenvolvimento do Estado”, reforçou..

O programa Todos pelo Araguaia é uma iniciativa que estabelece conexão entre o poder público, iniciativa privada, produtores rurais e outras diversas entidades em prol de um objetivo comum que é restaurar a Bacia do Rio Araguaia. Mato-grossenses e goianos estão conectados ao programa Juntos pelo Araguaia, em Goiás.

O programa leva ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como deve lidar com a natureza e com a mudança do uso da terra.

Participaram também da reunião servidores da Sema, da equipe do escritório executivo de projetos, da Rumo S/A, entre outros.


Foto: Karla Silva Sema-MT

Fonte: Governo MT - MT

Comentários

Relacionadas

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor Expediente - Contato - Ao Vivo Quem Somos - Politica de privacidade
Copyright © - Todos os direitos reservados ao portal O RONCADOR