conecte-se conosco


ARAGUAIA

Nova Xavantina registra primeiro caso suspeito de contaminação comunitária pelo novo coronavírus

Publicado

A Secretária de Saúde revelou para o portal de notícias O Roncador que um homem, suspeito de estar contaminado com o COVID-19, é o primeiro caso com suspeita de contaminação comunitária na Cidade.

Na tarde desta segunda-feira o paciente está procurou a unidade básica de saúde com os sintomas do COVID-19, foi atendido e encaminhado para casa porém durante a noite o caso se agravou, com febre e falta de ar, e, ao retornar no hospital foi internado na unidade de isolamento, fez o teste rápido e testou positivo, porém este teste não é conclusivo. O material para o novo teste foi colhido e encaminhado para Cuiabá e aguarda o resultado. O paciente está sendo acompanhado pela equipe de saúde.

Segundo informações repassadas por Danilo, um dos membros da equipe da saúde, o paciente está consciente, no entanto, em razão do agravamento do estado de saúde, o mesmo será encaminha ainda hoje para Barra do Garças.

Caso conforme, este será o primeiro caso de contaminação comunitária em Nova Xavantina.

O site NX1 publicou que “o paciente teve contanto com a esposa, e equipe de saúde mesmo ela estando assintomática (sem sintomas), foi realizado o exame rápido na mesma e também deu positivo para o covid-19”, sendo, portanto, dois novos casos em menos de 24 horas, caso se confirme a informação.

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Bombeiros monta brigada descentralizada em São Félix do Araguaia para combate a Incêndio Florestal

Publicado

Para atender com mais agilidade aos chamados de incêndio florestal no período da seca, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, através do Batalhão de Emergências Ambientais juntamente com o Comitê de Gestão do fogo da Sema, montou uma Brigada Descentralizada em São Félix do Araguaia. O objetivo é prestar apoio com ações de prevenção, orientação, fiscalização e combate a incêndios.  Segundo o Comitê de Gestão do Fogo, a Brigada Descentralizada foi montada em São Félix do Araguaia porque houve um aumento de 11,83% de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.

Com a chegada do período da estiagem, aumentam os focos de incêndio e as queimadas prejudicam desde o trabalho do homem do campo à saúde de todos os cidadãos.

A Brigada Descentralizada já está instalada em São Félix do Araguaia para atender a região.

Quatro bombeiros atuarão, no sistema de plantão, nesse primeiro momento as ações estão sob o comando do Sargento Izelman. As viaturas utilizadas no trabalho são cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Conforme Decreto nº 533 de 26/06/2020 o período proibitivo vai de 01/07/2020 à 30/09/2020.

Prevenção

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Os incêndios florestais emitem grandes quantidade de gases de efeitos estufa e trazem prejuízos à vegetação, vida silvestre, saúde humana e economia. Em zona urbana, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Saúde humana

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis, causando cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por acidente vascular cerebral, 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao câncer de pulmão. O aumento dos incêndios pode gerar o agravamento da pandemia do COVID 19, que é uma doença relacionada ao sistema respiratório, causando mortes e prejuízos de ordem em todo Estado.

Comentários Facebook

Continue lendo

ARAGUAIA

Primavera do Leste – Corpo de adolescente que estava desaparecida há 4 dias é encontrado em decomposição

Publicado

Conforme o delegado regional da cidade, Carlos Roberto Moreira, somente após os trabalhos da perícia será possível afirmar qual foi a causa da morte já que no local não havia sinais de violência

O corpo da adolescente Dienifer Eliane dos Santos do Nascimento, de 16 anos, que estava desaparecida há 4 dias, foi encontrado em estado de decomposição em uma casa no Bairro Jardim Progresso, em Primavera do Leste (MT), nesta terça-feira (7).
Conforme o delegado regional da cidade, Carlos Roberto Moreira, somente após os trabalhos da perícia será possível afirmar qual foi a causa da morte já que no local não havia sinais de violência. Ainda conforme o delegado, a polícia não descarta a possibilidade dela ter sido assassinada e já tem um suspeito.
A Polícia Militar foi acionada nessa segunda-feira (6) por um morador que contou que desde o final de semana estaria sentido um forte odor vindo de uma casa. Ele decidiu subir no muro e encontrou o corpo da adolescente em avançado estado de decomposição. A vítima não morava na casa onde foi encontrada.
A família foi chamada e reconheceu o corpo ainda no local.
Água Boa NEWS

Comentários Facebook

Continue lendo

ARAGUAIA

Força Tática captura foragido da justiça e prende dois por uso de droga em Água Boa

Publicado

Uma equipe da Força Tática em Água Boa (MT) capturou na sexta-feira (03.07), um foragido da justiça e prendeu dois homens por uso de droga, no bairro Cristalino.

Os policiais realizavam patrulhamento quando viram o motorista de um veículo Gol branco e mais dois homens que correram com a presença da viatura. A dupla foi contida.

Dentro do carro, os militares encontraram uma porção de maconha e mais quatro cigarros da mesma droga. Via sistema, foi encontrado no nome de um deles um mandado aberto pela justiça da cidade de Canarana, sem especificar o crime.

Serviço
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Água Boa News

Comentários Facebook

Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana