conecte-se conosco


Nova Xavantina

Nova Xavantina vacinará 233 pessoas nesta primeira etapa

Publicado

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB) definiu o critério de distribuição das 126.160 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso.

Dentre os grupos prioritários, estão os trabalhadores da saúde – como vacinadores da Atenção Básica, profissionais dos hospitais pactuados no Plano de Contingência Estadual de enfretamento à Covid-19, trabalhadores de institutos de longa permanência para idosos –, indígenas que vivem em aldeias, pessoas idosas acima de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas.

Cidade mais populosa do Estado, Cuiabá vai receber a maior quantidade de vacinas. Serão 17.184 doses, o que é suficiente para vacinar mais de 8,5 mil pessoas. A segunda cidade a receber mais doses é Rondonópolis, com 5.166, o suficiente para vacinar 2.583 pessoas.

Já Várzea Grande, receberá 4.506 imunizantes contra a Covid-19, o que dará para vacinar 2.253 pessoas. Sinop, a principal cidade do Nortão, ficou com 3.667 doses.

Cáceres, pelos critérios da SES, recebeu 1.909; Tangará da Serra, 1.722; Barra do Garças, 1.468; Sorriso, 1.451 doses e ppr fim, Nova Xavantina irá receber 466 doses, dando para vacinar 233 pessoas.

 

NX1

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

DESCASO: Imagens de celular mostra aglomeração na porta do CIRETRAN em Nova Xavantina

Publicado

Flagrante:    um cidadão postou ainda a pouco um vídeo em vários grupos de whatsaap,  mostrando aglomeração de pessoas na porta do CIRETRAN de Nova Xavantina.

Do outro lado da BR, dentro do carro, a pessoa usou um celular para registrar a situação.

É possível ver várias pessoas próximas uma da outra, sem o distanciamento exigido pelas autoridades.

A imagem retrata muito bem a dificuldade que as autoridades de Nova Xavantina estão encontrando para conscientizar a população que  a Covid-19 é um vírus letal.

 

AlÔ Xavantina  

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Curta metragem “Grãos” é produzido em Nova Xavantina

Publicado

 

A soja mudou sua vida?

A partir desta pergunta simples será produzido, no município de Nova Xavantina, o curta metragem Grãos, uma obra que pretende conhecer e dar voz a algumas das muitas histórias tocantes por trás da produção de soja no Estado do Mato Grosso. Selecionado no edital Nascentes da Lei Aldir Blanc o projeto é resultado da união entre duas cineastas – Danielle Bertolini, de Mato Grosso, e Milena Moura, de São Paulo; e dois moradores de Nova Xavantina, a bióloga e pesquisadora Rosely Sanches e o fotógrafo Marcelo Okimoto, que buscam conhecer e apresentar algumas das histórias por trás deste que é um dos grãos que movem toda a economia brasileira.

Nos últimos dez anos, o Brasil elevou sua produção de soja –usada também na produção de óleo– de 75 milhões para mais de 130 milhões de toneladas, em 2020. O país superou os Estados Unidos e se tornou o maior produtor mundial da commodity.

Mas afinal, como a soja mudou a vida de pessoas comuns, moradores da histórica cidade de Nova Xavantina, no nordeste de Mato Grosso?

Se abrindo ao prosaico e ao inusitado, o filme trará um prisma pessoal a este grão tão central ao noticiário econômico brasileiro das últimas décadas. Para que este filme exista, a equipe convida aos moradores de Nova Xavantina e região a se inscreverem, compartilhando suas histórias de vida e trajetórias transformadas pela soja.

Para se inscreverem, as pessoas podem enviar um áudio ou um vídeo selfie filmado em formato horizontal por WhatsApp ou por e-mail de 24/02 a 05/03/2021.

Para trazer estas histórias à tela, a produtora Cumbaru Produções Artísticas, sediada em Cuiabá, foi contratada para produzir o curta-metragem, e conta com o apoio da Miluspanda Produções, uma produtora paulista com foco no mercado chinês. Além do interesse em ouvir e apresentar algumas das histórias marcantes e marcadas pela soja, o objetivo é que o filme possa participar da vida dos moradores da cidade, retratando na tela algumas das suas histórias. Por isto está prevista uma exibição especial em Nova Xavantina, antes mesmo da estréia da obra em festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais.

O curta “Grãos” é realizado com recursos do edital da Lei Aldir Blanc – viabilizado pelo governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Seleção de Histórias: 24/02 a 05/03/2021
Inscrições e dúvidas: Whatsapp (65) 99261-4197 ou e-mail [email protected]

Contato Cumbaru Produções: [email protected]
Danielle Bertolini – (65) 99667-4913

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Vereador Anilton Moura-DEM e o empresário Francy da FCL estiveram em Cuiabá visando contribuir com melhorias para Nova Xavantina

Publicado

  Vereador Anilton Moura-DEM e o empresário Francy da FCL estiveram em Cuiabá, fazendo gestão política visando contribuir com melhorias para Nova Xavantina. Se reuniram com o Deputado Federal Delegado  Claudinei, onde reivindicaram recursos através de emenda parlamentar para serem aplicados na ampliação do Hospital Municipal de Nova Xavantina para que a população seja melhor atendida.

O vereador Anilton Moura, profissional da área da saúde sabe muito bem da importância de locar recursos para o prefeito João Bang investir na saúde do município.

Durante a reunião, Anilton Moura e Francy da FCL, demostraram preocupação com a situação da Covid-19 em Nova Xavantina que esta com alto risco de infecção da doença.

Fazendo uma verdadeira peregrinação por gabinetes de parlamentares da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Anilton Moura e Francy protocolaram documentos contendo várias reivindicações como: Antecipação da vacina para os idosos de Nova Xavantina.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana