conecte-se conosco


Nova Xavantina

Novembro Azul: Nutricionista fala sobre alimentos que previnem o câncer de próstata

Publicado

Considerado o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata tem na campanha Novembro Azul, um movimento para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

No entanto, a prevenção pode ser bem antes dos 45 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas com o urologista. “Alguns alimentos podem prevenir o tumor e manter uma dieta seletiva e balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos é fundamental para a manutenção da saúde do corpo”, diz a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Sheili Negrão Gomes.

A especialista em alimentação aponta quais os itens são indispensáveis na mesa do homem saudável. “É importante equilibrar na alimentação produtos ricos em carotenóides, que dão na natureza os tons de amarelo ao vermelho, como tomate, cenoura, abóbora, mamão, que protegem o organismo contra infecções”, cita a nutricionista. O tomate, aliás, é considerado um importante “amigo da próstata”, por possuir em sua composição também o licopeno, substância de alto poder antioxidante.

“O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres”, explica Sheili, que sugere outros alimentos antioxidantes para consumo dos homens que são: linhaça, ameixa, morango, azeite, aveia, alho, cebola, uvas, batata doce, cacau, açafrão, laranja, maçã, entre outros.

Alimentos ricos em ácido fólico e selênio, como o brócolis, couve flor, espinafre, e as oleaginosas como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, também possuem propriedades antioxidantes. “Os alimentos ricos em ômega 3, como a sardinha, chia, salmão, azeite, óleo de canola, fortalecem o sistema de defesa do organismo, além de reduzir o estresse e prevenir também contra doenças cardiovasculares”, reitera.

A nutricionista orienta ainda que além de uma alimentação equilibrada, com muita ingestão de água, o exercício físico também é indispensável na manutenção da saúde do corpo.

Na rede Fort Atacadista, o cliente pode encontrar uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos voltados para a alimentação. Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão situadas nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa e, em Várzea Grande, na avenida da FEB.

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Prefeitura Municipal suspende temporariamente seletivo SIMPLIFICADO Nº. 03/2020 – Frigorífico

Publicado

O Município de Nova Xavantina-MT, juntamente com a Comissão Organizadora do Certame resolve:

SUSPENDER TEMPORARIAMENTE, O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N° 03/2020, destinado ao provimento temporário de vagas de Auxiliar de Inspeção, Técnico de Inspeção, Médico Veterinário e Assistente Administrativo para atuar junto ao Serviço de Inspeção Federal-SIF, em cumprimento do Termo de Cooperação Técnica n° 12/2020, firmado entre este Município e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, bem como os atos administrativos dele decorrentes e os efeitos por ele produzidos.

Ficam suspensas temporariamente as datas estabelecidas no ANEXO IV – Cronograma de Trabalhos, bem como o período de inscrições, previsto para o período de 20 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021.

Assim que sejam normalizadas as atividades, a empresa New Beef Company Frigorífico S/A fica responsável por comunicar oficialmente o Município para retomada do processo seletivo e publicação de novo Cronograma dos Trabalhos.

Prefeitura Municipal de Nova Xavantina

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Nova Xavantina vacinará 233 pessoas nesta primeira etapa

Publicado

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB) definiu o critério de distribuição das 126.160 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso.

Dentre os grupos prioritários, estão os trabalhadores da saúde – como vacinadores da Atenção Básica, profissionais dos hospitais pactuados no Plano de Contingência Estadual de enfretamento à Covid-19, trabalhadores de institutos de longa permanência para idosos –, indígenas que vivem em aldeias, pessoas idosas acima de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas.

Cidade mais populosa do Estado, Cuiabá vai receber a maior quantidade de vacinas. Serão 17.184 doses, o que é suficiente para vacinar mais de 8,5 mil pessoas. A segunda cidade a receber mais doses é Rondonópolis, com 5.166, o suficiente para vacinar 2.583 pessoas.

Já Várzea Grande, receberá 4.506 imunizantes contra a Covid-19, o que dará para vacinar 2.253 pessoas. Sinop, a principal cidade do Nortão, ficou com 3.667 doses.

Cáceres, pelos critérios da SES, recebeu 1.909; Tangará da Serra, 1.722; Barra do Garças, 1.468; Sorriso, 1.451 doses e ppr fim, Nova Xavantina irá receber 466 doses, dando para vacinar 233 pessoas.

 

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Sindicato Rural tem nova diretoria, comandada por Artemio Antonini

Publicado

O Sindicato Rural do município de Nova Xavantina, conta com novo presidente.

Trata-se do produtor rural Artemio Antonini, 71 anos. Ele substitui Endrigo Dalcin no comando sindical pelo próximo triênio.

Formado em técnico agrícola e administração de empresas. Sempre esteve ligado à agricultura, transporte e sindicato rural.

Incentivador da hidrovia rio das Mortes/Araguaia/Tocantins, Antonini está em Mato Grosso desde 1.982, e vai prosseguir ao trabalho já desenvolvido pela diretoria anterior da entidade.

Forte defensor do agronegócio, Artemio Antonini ressaltou que o movimento sindicalista está sempre somando com os demais setores da economia, a construção de um Brasil pujante.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana