conecte-se conosco


Nova Xavantina

O PSL e o DEM, partido do presidente Bolsonaro e do governador Mauro Mendes, terão candidato a prefeito em Nova Xavantina

Publicado

O projeto do prefeito João Cebola de ter candidatura única para a sua sucessão está correndo risco em razão da decisão das lideranças dos partidos da base dos governos federal e estadual de lançar candidatura própria.

O prefeito João cebola foi eleito em 2016 após ter construído uma candidatura única nas eleições municipais de 2016, quando já estava no cargo de prefeito de Nova Xavantina em razão da renúncia do então prefeito Gercino Caetano, e, por esta razão, sonha e trabalha uma candidatura única, inicialmente em torno do nome do empresário Márcio Caetano, irmão do ex prefeito Gercino e proprietário da representação das Baterias Kondor na região, podendo ser outro do grupo, tendo na lista de prováveis sucessores, além de Márcio, o nome do empresário Nico do Leilão e Beto Petter.

Francy da FCL, presidente do PSL, partido do presidente da república, Jair Bolsonaro, foi o primeiro a se opor ao projeto de candidatura única e lançou o seu nome como pré-candidato a prefeito de Nova Xavantina, com o discurso de uma candidatura única não é democracia: “Nova Xavantina não terá candidatura única porque eu vou me candidatar, para dar ao povo o direito de escolha”. Disse Francy. Francy já recebeu o apoio público de várias lideranças do partido, entre elas a senadora Selma Arruda e o deputado federal Nelson Barbudo. Na cidade de Nova Xavantina Francy passou a ser visto como p´ré-candidato a prefeito por suas publicações nas redes sociais.

Ubirtam Tavares Pimentel, o Birinha, atual  presidente do DEMOCRATAS – DEM, partido do governador Mauro Mendes, já reuniu com as lideranças de seu partido em nível estadual e definiu que não irá apoiar o projeto de candidatura única do prefeito João Cebola. O DEM lançou o nome da empresária Carla Santini, proprietária da empresa Noidore Armazéns Gerais, como pré-candidata a prefeita de Nova Xavantina. Carla foi candidata a vereadora na eleição passada e está disposta a enfrentar as eleições municipais de 2020 na disputa do cargo para assumir a sucessão do prefeito Cebola.

Birinha afirmou que, caso o partido não lance candidatura própria, irá coligar com o PSL e apoiar a candidatura do partido ou outro nome de outro partido que se firme como candidato contra o atual projeto de candidatura única.

Na busca por um espaço, aparece correndo em outras rais da disputa, a ex-primeira dama Vanusa Pazetto e o vereador João Bang, ambos contra o projeto de candidatura única do atual Prefeito. Vanusa está no PP mas poderá ir para outra agremiação, e o vereador João bang está no PSB.

Dessa forma, o candidato apoiado pelo atual prefeito João Cebola poderá fazer campanha sem o apoio do atual governador Mauro Mendes e sem o apoio do partido do presidente da república Jair Bolsonaro.

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Decreto prorroga a suspensão das aulas nas escolas estaduais de MT por mais 30 dias

Publicado

As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde o dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em decreto publicado nesta sexta-feira (5), o governo de Mato Grosso prorrogou a reabertura das escolas estaduais por mais 30 dias e ainda não há data prevista de retorno das aulas. As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde o dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O decreto do governador Mauro Mendes (DEM) estabelece que no prazo de 30 dias a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresente um plano estratégico de retorno das atividades escolares presenciais, fundamentado em estudos e levantamentos técnicos.

A reabertura das escolas foi anunciada para abril, maio, junho e agora segue sem data definida.

Já a retomada das aulas nas escolas particulares deve ser definida pelos órgãos de ensino e de saúde municipais, de acordo com as normas locais.

Durante a suspensão das aulas, os alunos estão estudando em casa.

Os estudantes da rede estadual usam a plataforma digital Aprendizagem Conectada, disponibilizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A ferramenta, que pode ser acessada pelo computador e dispositivos móveis (celular e tablet), possui atividades pedagógicas para auxiliar os estudantes na aprendizagem durante a suspensão das aulas.

Na rede municipal de Cuiabá também estão suspensas, sem previsão de retorno.

G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Médico de Nova Xavantina contrai Covid-19 no Maranhão e aguarda vaga na UTI

Publicado

Amigos informaram pelas redes sociais que o médico está intubado em Imperatriz

O médico Rafael Bino, 34 anos, filho de Nova Xavantina, contraiu o Covid-19 no estado do Maranhão. Segundo informações, o médico está na cidade de Imperatriz.

Uma campanha de amigos e familiares pedem orações para Rafael, que segundo informações, está com complicações de saúde devido ao Covid-19.

Amigos informaram pelas redes sociais que o médico está intubado em Imperatriz, aguardando uma vaga em uma UTI na capital Maranhense, São Luis.

Ainda de acordo com informações de amigos próximo, o quadro se agravou nesta quarta-feira, 03/06, e segundo o último boletim médico, Rafael estava com 80% dos pulmões comprometidos.

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícia Militar de Nova Xavantina prende traficantes

Publicado

A Polícia Militar de Nova Xavantina após  informações relativas a movimentação de traficantes utilizando de uma motocicleta vermelha, organizou em locais estratégicos  policiamento com o fulcro de interceptar a distribuição e a mercancia de drogas na localidade.

As patrulhas policiais lograram êxito na identificação do veículo e dos suspeitos sendo iniciada abordagem policial, um destes tentou foragir  sendo alcançado após busca pessoal, onde  foi encontrado toda a materialidade criminosa do tráfico. Os envolvidos foram entregues na delegacia local para as providências de praxe.

Material apreendido:

* R$ 39,00 reais em espécie;
* 50 porções de substância análoga a maconha tipo Skank totalizando 245 gramas;
* 01 aparelho celular;
* 01 notebook;
* 01 motocicleta;

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana