conecte-se conosco


Policial

Operação integrada Arco Verde prende 3 por crime ambiental na zona rural de Feliz Natal

Publicado


.

 

Assessoria | Polícia Civil-MT              

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou a operação integrada “Arco Verde” no município de Feliz Natal (536 km ao norte de Cuiabá) e região, visando o combate ao desmatamento ilegal.

A ação em conjunta com a Polícia Militar, Sema, Indea e Politec deflagrada na quinta-feira (25.06), resultou na prisão em flagrante de três pessoas, e na apreensão de uma arma de fogo, um trator, três motosserras, além de grande quantidade de madeira (tora) depositadas nas esplanadas.  

Durante diligências na zona rural de Feliz Natal, as equipes identificaram uma área situada aproximadamente 8 quilômetros da cidade, onde os suspeitos praticavam o desmatamento e extração de madeira ilegal. Dois suspeitos foram surpreendidos fazendo a corte das árvores e o terceiro fazendo  o desmatamento e o arrasto das toras.

No local foram encontradas cerca de 12 pequenas esplanadas com um grande volume de madeiras, as quais possuíam as essenciais de Itaúba, Cedrinho, Cumaru, Copiuba, Angelim e Cambará. Também foram apreendidos um trator, três motosserras e uma arma de fogo.  

Ao serem questionados os suspeitos informaram que trabalhavam no desmate e no corte ilegal para uma pessoa que havia contratado o serviço. Eles informaram que tinham conhecimento que a área não possui licença ambiental mas devido as necessidades financeiras aceitaram a empreitada criminosa. 

Diante dos fatos os três homens foram detidos e levados para Delegacia de Polícia de Feliz Natal, interrogados e autuados em flagrante pelos crimes contra a flora. Os envolvidos responderão por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas ou protetoras de mangues. 

No trator apreendido foi encontrado um rádio amador com uma base de transmissão instalada no seu interior para avisar e receber informações das investidas policiais. O veículo foi encaminhado pela empresa contratada e encontra-se no pátio à disposição da Justiça. Já os outros materiais apreendidos foram levados para a sede da Dema.

Participaram da operação “Arco Verde” coordenada pela Dema, policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, servidores do Indea, Politec e Sema, com apoio da Diretoria da Polícia Civil. 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Caminhonete furtada é localizada pela Polícia Civil na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Uma caminhonete Toyota Hilux furtada no município de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá) foi recuperada, na noite de domingo (05.06), em ação realizada pelos policiais de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste da capital).

O veículo foi furtado no dia 28 de junho, da residência da vítima, na região central de São José dos Quatro Marcos.

Após receberem informações sobre a possível localização do veículo, a equipe de Vila Bela da Santíssima Trindade realizou diligências na zona rural do município, conseguindo localizar a caminhonete no interior de uma casa na região.

O veículo foi apreendido e levado à Delegacia de Vila Bela para as providências cabíveis.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Operação cumpre mandado contra menor envolvidos em roubos com restrição de liberdade

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Um adolescente envolvido em roubo com restrição de liberdade das vítimas teve o mandado de internação cumprido pela Polícia Civil, no domingo (05.07), na operação “Moléstia Incubada”, deflagrada pelas Delegacias de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

A ação resultou ainda na apreensão de uma arma de fogo e na prisão em flagrante de um maior de idade que colaborava com a adolescente no cometimento dos atos infracionais.

A operação coordenada pelos delegados Lizzia Kelly Ferraro Noya e Maurício Maciel, tinha o objetivo de cumprir a ordem de prisão, expedida pela Segunda Vara Cível de Pontes e Lacerda com base em investigações da Polícia Civil que resultaram em sentença que aplicou medida socioeducativa que de internação ao menor.

O adolescente de 17 anos teve o envolvimento apontado em diversos atos infracionais praticados em Pontes e Lacerda, em especial na atuação em roubos a residência com restrição de liberdade das vítimas.

Durante as investigações realizadas pela equipe da Delegacia de Pontes e Lacerda em parceria com a Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, foi descoberto que o menor recebia auxílio de um homem (morador de Vila Bela), suspeito de envolvimento em roubos e aliciamento de menores para a prática do crime.

Com base no apurado, os policiais conseguiram realizar a apreensão do adolescente em Vila Bela da Santíssima Trindade, no momento em que ele saía da residência do seu comparsa maior de idade.

Em cumprimento ao mandado de busca e apreensão na residência, os policiais localizaram um revólver calibre 32, possivelmente utilizado em diversas ações criminosas, além de objetos suspeitos de serem produtos ilícitos.

Diante das evidências, foi lavrado o auto de prisão em flagrante contra o suspeito maior de idade pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e corrupção menores.

Após ter o mandado de internação cumprido, o adolescente foi encaminhado à Delegacia de Pontes e Lacerda, onde aguarda a realização da audiência de apresentação perante o Ministério Público.

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre prisão de condenado por homicídio com passagens por vários crimes

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Em mais uma ação da Polícia Civil, realizada pela equipe da Gerência Estadual de Polinter (Gepol), um homem com ordem de prisão definitiva decretada pela Justiça foi preso, na tarde de sexta-feira (03.07), em Cuiabá. O suspeito, de 42 anos, é condenado por crime de homicídio e além de responder a processos por diferentes crimes.

O mandado de prisão definitiva foi expedido pelo Poder Judiciário no último dia 04 de junho, em grau de recurso de apelação nos autos do processo pela prática de homicídio qualificado, em que o suspeito foi condenado a mais de sete anos de prisão.

Além da condenação pelo crime, o suspeito também responde a diversos processos por roubo qualificado na forma tentada, receptação qualificada, furto qualificado (tentado e consumado), e porte ilegal de arma de fogo.

Em 2014, ele foi preso pela Polícia Militar no bairro Jardim Vitória, região norte da capital, durante uma abordagem de rotina, sendo constatado na época um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

A ordem de prisão contra o condenado foi cumprido pelos policiais da Polinter na sexta-feira (03), quando ele chegava a sua residência no bairro CPA, região da Grande Morada da Serra em Cuiabá. Ao ser abordado, o suspeito não resistiu a prisão e foi Conduzido a delegacia de para as providências cabíveis.  

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana