conecte-se conosco


Cuiabá

Parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Reação vai oferecer aulas de judô

Publicado

Cuiabá irá ganhar a primeira unidade de treinamento, fora do Rio de Janeiro, do Instituto Reação, do medalhista olímpico e ex-judoca, Flávio Canto. Nesta terça-feira (14), o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, o secretário de Educação, Alex Vieira Passos e o campeão de Judô, o cuiabano David Moura, assinaram um termo de cooperação que irá permitir a construção do centro de treinamento na EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, no Três Barras, para atender alunos no contra turno escolar.

A unidade do Instituto Reação em Cuiabá irá desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte.

A nova unidade terá uma estrutura de 250 m2 de área coberta, com banheiros masculino e feminino, sala de administração, depósito, tatame olímpico, e mezanino para duas salas de aula além de equipamentos, um investimento de mais de meio milhões de reais. “Será uma estrutura de primeiro mundo com tatame olímpico e apoio educacional, seguindo o padrão do Instituto Reação, graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá. Nossa expectativa é de que ainda este ano já estejamos com as crianças na nova unidade e, talvez, daqui desta escola, possa sair um grande campeão. Nosso grande objetivo é o desenvolvimento social, é apoiar a educação, o Instituto Reação não é só esporte, é uma oportunidade para as crianças”, disse o campeão David Moura.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro disse que a construção do centro de treinamento na unidade educacional é uma mostra da responsabilidade social do esporte e, é o reflexo do que um campeão como Davi Moura pode significar para uma cidade e para a comunidade.  “Nosso sentimento é de gratidão por tudo que está acontecendo em Cuiabá. Este é o resultado de uma gestão humanizada, que preza pelas pessoas e tem um olhar diferenciado para as crianças. Todos nós sabemos o quanto o Esporte significa da formação do caráter das pessoas. Parabéns a todos os servidores, que são guerreiros incansáveis pela Educação do Município de Cuiabá e pelas nossas crianças”, salientou o vice-prefeito.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou que este é mais um programa da gestão Emanuel Pinheiro, em busca de uma Educação de qualidade. “Não basta ter uma sala de aula, mas precisamos oferecer às crianças, atividades extraclasse que contribuam para sua formação. Esta é mais uma meta que estamos cumprindo, ampliando a qualidade da Educação que oferecemos à comunidade. É a Educação fazendo história em Cuiabá com vários programas, visando à formação integral das nossas crianças”, destacou Alex Vieira Passos.

De acordo com o secretário, a unidade funcionará como um projeto piloto, atendendo as crianças da escola e também de outras unidades educacionais e da região do Três Barras. A proposta é de que a iniciativa possa ser levada para outras regiões da cidade. “Este é mais um programa da Secretaria de Educação, de incentivo ao esporte, mas trazendo atividades complementares à Educação como o Bom de Bola, Bom de Escola que começou pequeno e hoje já atende a 800 alunos da rede pública municipal, nas quatro Regionais da Cidade”, ressaltou.

O diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, bastante emocionado, destacou a importância do esporte na vida das crianças e agradeceu a parceria com o Instituto Reação. “Trazer a prática do judô para dentro da escola vai impactar positivamente toda a comunidade”, disse.  Hoje, 70 alunos da unidade educacional já praticam o esporte e, segundo o diretor, com a construção do novo espaço, será possível atender mais crianças e jovens.

Participaram do evento o judoca mato-grossense Fenelon Oscar Muller, pai de David Moura, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, o vereador Adevair Cabral, a secretaria-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, lideranças comunitárias da região e profissionais da Educação.   

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mais um óbito por COVID-19 é confirmado em Cuiabá

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente mais um óbito por COVID-19 de residente da capital.

A vítima é um homem de 52 anos, que começou apresentar sintomas no dia 15/05 e estava internado no Hospital Santa Casa desde o dia 20/05. Ele era cardiopata, diabético tinha doença hepática. Foi a óbito na madrugada deste domingo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sem as medidas de isolamento, estaríamos com até 1,4 mil casos, afirma Emanuel

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro afirma que, caso o Município não tivesse adotado as medidas de isolamento social desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Cuiabá poderia ter neste momento até 1,4 mil casos confirmados. Conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, o número hoje é de 692 casos confirmados de residentes no município. 

“Estamos crescendo uma média de 7%, por semana, de casos confirmados, mas com uma baixíssima taxa de óbitos. Esse número, que hoje está em 655, se fosse as medidas adotadas pela Prefeitura, poderia estar com 1,2 mil ou até 1,4 mil casos. Poderíamos estar como algumas capital que, agora, por exemplo, o sistema entrou em colapso, com centenas de morte por Covid-19”, argumentou Pinheiro. 

Segundo o chefe do Executivo, com base em apontamentos técnico-científicos, o trabalho realizado na cidade hoje tem o objetivo de achatar a curva de infecções. De acordo com ele, ao realizar esse processo é possível causar o adiamento do pico de contaminação, até que o mesmo seja pulverizado, evitando dessa forma que o sistema de saúde pública da capital entre em colapso. 

“Graças as medidas da Prefeitura com o apoio da maioria da população, estamos fora desse contexto de descontrole total. Trabalhamos com esse planejamento para que haja esse achatamento da curva e para que aquilo que o sistema de saúde tem à disposição seja o suficiente para salvar vidas. Com isso,vamos manter esse controle que estamos tendo após 90 dias de pandemia na nossa Capital”, completou o gestor. 

Para assegurar que Cuiabá continue no caminho certo no enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta semana que, a partir de agora, o Executivo também passa a utilizar como base em suas decisões as recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Uma delas, é o monitoramento das alterações epidemiológicas, pelo período de 14 dias, a cada nova etapa implantada no combate ao contágio. 

Além das medidas da OPAS, a Prefeitura já utiliza como suporte os dados técnico-científicos da equipe de saúde do Município, bem como as recomendações de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. “É mais um reforço que nos ajudará a continuar tomando as decisões corretas e protegendo a população de uma doença perigosa e quem neste momento, não possui vacina”, finalizou Pinheiro.

Leia mais:

Abertura do comércio segue protocolo de monitoramento das alterações epidemiológicas

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá deste sábado (30)

Publicado


.

Neste sábado (30), Cuiabá tem 723 casos confirmados de residentes no município e 241 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 193 já estão recuperados da doença e houve 9 óbitos de residentes e 13 de não residentes. Na rede hospitalar há 89 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 53 na UTI e 36 em enfermaria. Também estão internados 92 pacientes com suspeita da doença, sendo 38 na UTI e 54 em enfermaria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana