conecte-se conosco


Nova Xavantina

Pesquisa da Interativa FM apresenta principais doenças da região

Publicado

Pesquisa com base no site Datasus do Ministério da Saúde, apresenta dados coletados entre 2018 e 2019, dos casos de doenças como Chagas, Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Tegumentar, Dengue, Coqueluche, acidente com Animais Peçonhentos, Violência doméstica e sexual.

Em Água Boa foram registrados 11 casos de Dengue, 21 de Leishmaniose Tegumentar, 18 de acidentes com animais peçonhentos e um caso de Violência doméstica ou sexual.

Em Nova Nazaré, houve 71 casos de Dengue, 16 de Leishmaniose Tegumentar e 3 de Acidentes com Animais peçonhentos. Em Cocalinho ocorreram 63 casos de Dengue, 3 de Leishmaniose Tegumentar e dois de Acidentes com animais peçonhentos.

Já na cidade de Ribeirão Cascalheira foram 44 notificações de Leishmaniose Tegumentar, 10 ataques de Animais Peçonhentos e um caso de Dengue.

Em Nova Xavantina, 26 casos de acidente por Animais Peçonhentos, 12 casos de Leishmaniose Tegumentar, 13 casos de Dengue e dois casos de Violência doméstica/sexual.

Campinápolis apresentou um grande número de casos de Leishmaniose Tegumentar. Foram 89 casos, mais 20 acidentes por Animais Peçonhentos, 2 casos de Dengue e quatro casos de Violência doméstica/sexual.

Canarana foi o único município em que ocorreram os dois tipos de doenças de Leishmaniose, sendo 43 casos de Leishmaniose Tegumentar e 1 caso de Leishmaniose Visceral. Também registrou 21 casos de Dengue, 23 acidentes por Animais Peçonhentos, 21 casos de Violência doméstica/sexual, e um caso de Coqueluche, o único registro na região.

Querência totalizou 15 casos de Acidente por Animais Peçonhentos, 19 de Leishmaniose Tegumentar, 11 de Dengue e 5 registros de Violência doméstica/sexual. Já em Bom Jesus do Araguaia, foram 13 ataques de Animais Peçonhentos e 15 casos de Leishmaniose Tegumentar.

Na região, são 130 ataques de Animais Peçonhentos, 1 caso de Leishmaniose Visceral, 262 doentes com Leishmaniose Tegumentar, 193 de Dengue, 33 de Violência doméstica/sexual e um registro de Coqueluche.

(Gerson Cevada/Inácio Roberto)

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Justiça determina que município de Nova Xavantina forneça transporte escolar infantil

Publicado

Por Ana Luiza Anache

O Ministerio Público do Estado de Mato Grosso obteve decisão liminar que obriga o município de Nova Xavantina (a 645km de Cuiabá) a disponibilizar vagas suficientes na nova creche situada no bairro Tonetto, de acordo com a demanda de alunos, bem como que forneça o transporte escolar infantil, observando todas as regras legais e normas de segurança. A decisão foi proferida pela 2ª Vara Cível da comarca do Município.

Ainda conforme a decisão, o Município deverá estabelecer pontos de embarque e desembarque que não excedam o raio de 1km das residências das crianças. No documento, o juízo informou o prazo de 15 dias para contestação, fixou multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento, e remeteu os autos ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para designação de sessão de mediação/conciliação.

De acordo com a inicial da 1ª Promotoria de Justiça Cível, foi instaurado procedimento administrativo visando a apurar a disponibilização de creche no bairro Xavantina Velha, tendo em vista que a unidade que funcionava na Avenida Expedição Roncador Xingu, Jardim Alvorada, ao lado da escola Ministro João Alberto, foi desativada em razão da inauguração de sede nova situada no bairro Tonetto. O MPMT recebeu um abaixo-assinado solicitando a intervenção ministerial.

Após determinar que fosse realizado um estudo por amostragem da distância entre as residências situadas no Setor Xavantina Velha até o Centro de Educação Infantil Giovanna Marra, no bairro Tonetto, apurou-se que esse intervalo era superior a 3,5km em grande parte dos casos.

“Buscando a harmonia entre os interesses da Municipalidade e a garantia dos direitos das pessoas em desenvolvimento, foi convocada reunião conciliatória para externar os caminhos que poderiam ser trilhados para resolução do impasse”, narrou o promotor de Justiça Wellington Petrolini Molitor.

Contudo, o Município posicionou-se pela “inviabilidade da instituição de transporte escolar para atendimento da zona urbana, bem como impossibilidade de reativação da creche no Setor Xavantina”. Segundo o promotor, esse posicionamento demonstrou que “as crianças que residem nesta parte da cidade, cujos pais não possuem condições de levarem-nas até a unidade escolar situada do outro lado da cidade, que serão prejudicadas”. 

Assim, não vislumbrou outra saída que não “recorrer à tutela jurisdicional do Estado tendo em vista a omissão externada pelo Poder Público Municipal local, substancialmente porque a unidade atual em funcionamento não atende toda a demanda de usuários, isto é, além da distância a ser eventualmente percorrida ainda há lista de espera para vaga na unidade instalada no bairro Tonetto”. 

Fonte: Ministério Público do Estado de Mato Grosso (https://www.mpmt.mp.br/conteudo/58/82232/justica-determina-que-municipio-forneca-transporte-escolar-infantil)

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Energisa e Cras realizam troca de lâmpadas e cadastro de Tarifa Social em Nova Xavantina

Publicado

A Energisa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, estará realizando nos dias 20 e 21 de fevereiro no CRAS e na Praça Central Audimar Hemming, troca de lâmpadas fluorescentes/incandescentes por LED.

Além será feito o cadastramento e recadastramento de clientes da Energisa no programa de Tarifa Social Elétrica para pessoas cadastradas no CAD-ÚNICO atualizado.

Serão trocadas no máximo 06 lâmpadas por unidade consumidora, basta trazer as lâmpadas, conta de energia, RG e CPF.

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Edina Volf, o projeto reforça o compromisso da Energisa e da Assistência Social em estar mais próxima da sociedade, facilitando o acesso às informações, serviços e novas tecnologias.

Com o benefício da Tarifa Social, o morador pode ter descontos na conta de energia de 10 a 65% e ainda trocar lâmpadas comuns por LED, mais econômicas. Uma redução que alivia o orçamento de muitas famílias.

 

Fonte NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Karina Souto faleceu no início da tarde desta terça-feira

Publicado

Faleceu, no início da tarde de terça-feira (18/2), a jovem Karina Souto, de 29 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Pronto Socorro de Barra do Garças-MT onde lutava pela vida.

Por volta das 11 horas e 30 minutos do dia 1º de fevereiro Karina foi baleada no rosto e abdômen por Baltazar, seu ex-namorado após não aceitar reatar o relacionamento. A família chegou a participar de vários programas nacionais falando que a reação demonstrada por Karina na UTI teria sido a manifestação de um milagre, porém alguns especialistas disseram que tal fato, cientificamente, não seria possível e, o anuncio da morte cerebral poderia ter sido um erro médico. Baltazar Augusto de Menezes, de 58 anos, atirou duas vezes na ex-namorada e, em seguida, disparou contra a própria cabeça. 

O corpo será transladado para Nova Xavantina onde será velado e sepultado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana