conecte-se conosco


Nova Xavantina

Polícia Cívil cumpre mandado judicial e apreende balsa e equipamentos de garimpo no Ribeirão Antártico

Publicado

A Policia Judiciária Civil de Nova Xavantina, comandada pelo delegado doutor Rafael Diniz Garcia, em cumprimento a decisão do juiz de direito doutor Ricardo Nicolino de Castro, titular da Primeira Vara da Comarca de Nova Xavantina, apreendeu a balsa que estava montada no leito do ribeirão Antártico e outros equipamentos utilizados para garimpagem de diamante.

Segundo consta nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual o garimpeiro José Francisco Pires estava garimpando diamante no leito do ribeirão usando uma draga montada em uma balsa flutuante, além de outros apetrechos utilizados para a garimpagem e até mesmo equipamentos de mergulho, o que, segundo o promotor de justiça doutor João Ribeiro Mota, iria causar grandes impactos ambientais ao meio ambiente.

A SEMA concedeu a licença para o garimpeiro explorar diamante no local contra o relatório técnico do próprio órgão que concluiu que o ribeirão Antártico não suportaria os impactos do garimpo.

Os moradores colheram assinaturas em um abaixo assinado contra o garimpo e protocolou junto ao Ministério Público, Câmara Municipal de Vereadores e para o Prefeito Municipal. A Câmara Municipal reunião e votaram por unanimidade para que providencias fossem tomadas contra o garimpo; O prefeito João Bang declarou que se depender dele esse garimpo não irá funcionar em Nova Xavantina e o Ministério Público ajuizou a ação civil pública.

Na sexta-feira, 30, a Policia Judiciária Civil, acompanhada da oficial de justiça Maria Luiza tentaram cumprir o mandado de apreensão, porém, por falta de uma máquina pesada não conseguiram tirar a balsa do leito do ribeirão, no entanto, nesta segunda-feira, com o apoio do prefeito João Bang que cedeu uma PC e uma prancha, a balsa foi tirada do leito do ribeirão e trazida para a cidade onde ficará vinculada ao processo, à disposição da Justica, até decisão final. No caso do processo ser julgado procedente o garimpeiro perderá a balsa.

O portal de noticias O Roncador acompanha o conflito gerado pelo garimpo desde o ano passado, quando o garimpeiro retomou o garimpo e os moradores fizeram um protesto pacifico no local, e, desde a sexta-feira, 30, fez a cobertura completa da apreensão da balsa e dos equipamentos.

Uma das imagens que mais comoveu foi quando o morador ribeirinho senhor Aristides, conhecido como Nico Cabeção, ajoelhou agradecendo a Deus pela interdição do garimpo e a retirada da balsa. “Obrigado meu Deus, agora vamos ter sossego e paz aqui em nossas casas. Obrigado Juiz, obrigado Promotor de Justiça, obrigado polícia civil, obrigado doutor Wande, agora estamos livres e o Antártico está salvo”. Gritava o morador no barrando do Ribeirão.

O advogado Wande Diniz, também proprietário de terras as margens do ribeirão Antártico, com o apoio irrestrito dos moradores capitão Rocha, Ney Vaca, sub tenente Jair, do fazendeiro Camacho e de muitos outros moradores, sempre esteve a frente do movimento pacifico para interditar o garimpo, falou a reportagem de O Roncador. “Em nome dos moradores da região do Antártico quero agradecer primeiramente a Deus por ter prontamente atendido as nossas orações e com uma gratidão enorme agradecer ao promotor de justiça doutor João Ribeiro Mota que se sensibilizou com a nossa dor e nos atendeu, ajuizando uma ação civil publica contra o garimpo; agradecer a Justiça de Nova Xavantina que entendeu a gravidade do problema e determinou a apreensão dos apetrechos usados para o garimpo; agradecer o empenho incansável da oficial de justiça Maria Luiza e a grandeza com que o delegado doutor Rafael Garcia Diniz conduziu o cumprimento do mandado judicial, e, com carinho e gratidão, agradecer o apoio do prefeito João Bang”. Disse emocionado o advogado.

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Nova Xavantina libera “xepa da vacina” para maiores de 18 anos

Publicado

A partir desta quinta-feira (24) , pessoas com mais de 18 anos podem ser vacinadas na  “xepa” das vacinas contra a covid-19 em Nova Xavantina. A decisão foi tomada na última quarta-feira (23), pela Secretaria Municipal de Saúde.

A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação. Pessoas com mais de 18 anos podem receber a “xepa” das vacinas contra a covid-19 em Nova Xavantina, mediante o cumprimento das seguintes condições:

1- Ser morador do Munícipio de Nova Xavantina-MT;

2- Ser devidamente cadastrado no sistema de saúde municipal (CELK SAÚDE).

 

Secretária de Saúde Ilza Fabíola, fala sobre dúvidas referente a Xepa da Vacina, CONFIRA.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Avião apresenta problema mecânico e faz pouso forçado em Nova Xavantina

Publicado

Na

tarde desta quarta-feira, 23/06, o piloto de um avião fez pouso forçado, no município de Nova Xavantina, após identificar um problema mecânico.

O pouso aconteceu no aeroporto de Nova Xavantina, localizado nas dependências do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso, a Unemat.

A pista de pouso, que, recentemente, ganhou pavimentação, foi construída, no passado, pela Força Aérea Brasileira, para atender a necessidades da antiga base das Forças Armadas, que se encontrava instalada naquele lugar, dentro de uma Unidade de Conservação (UC) denominada Parque Mário Viana, popularmente conhecido como Parque do Bacaba.

Até o momento, não há notícias sobre a existência de feridos. A polícia Civil investiga a ocorrência.

 

Nx1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Vereador concede moção de aplauso à empresa e funcionários da NX-GOLD

Publicado

 Aconteceu na noite da última segunda feira, 21, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Anílton Moura (DEM), Líder do Prefeito João Bang na Câmara,  Moção de Aplauso à empresa e funcionários da NX-GOLD, pela sua profícua parceria com o Poder Executivo no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Anilton é Enfermeiro Padrão coordenador do PSF Santa Ana, destinado exclusivamente para o atendimento à pacientes do Covid-19, e se emocionou ao falar do comprometimento e seriedade da empresa no enfrentamento do vírus, com doações de equipamentos e adoção de medidas sanitárias exemplares entre seus funcionários, cerca de 300 diretamente e mais de 1000 de forma indireta, hoje todos vacinados, seguindo o Plano Nacional de Imunização, que prevê a mineração como atividade essencial.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana