conecte-se conosco


Cuiabá

População conta com canais de comunicação para solicitação de serviços

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza canais de comunicação para que a população possa solicitar demandas, tirar dúvidas ou fazer sugestões em relação aos serviços prestados nas áreas de infraestrutura e zeladoria. Os trabalhos são executados, diariamente, pelas secretarias municipais de Obras Públicas e Serviços Urbanos ao longo de toda a cidade.

Para facilitar a chegada dos trabalhos necessários às centenas de comunidades, as Secretarias dispõem de diferentes números telefônicos, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A medida, além de otimizar o trabalho, visa inserir o cidadão dentro do processo administrativo da Prefeitura.  

Por meio desse procedimento, os pedidos são colhidos e inseridos no cronograma de trabalho, que conta ainda com as solicitações coletadas junto aos presidentes das Associações de Moradores e as indicações dos parlamentares do Legislativo municipal.

O que faz cada Secretaria?

Para que a identificação, bem como o atendimento da demanda, seja o mais ágil possível é preciso que cada um dos serviços desejados seja solicitado do departamento correto. Apesar de coordenaram atividades que, em sua maioria, se completam, as Secretarias possuem atribuições diferentes, conforme regulamentado pela Lei Complementar nº 359/2014, que estabelece a estrutura básica da Administração Pública Municipal de Cuiabá.

De acordo com a legislação, cabe à Secretaria de Obras Públicas planejar, executar, fiscalizar e acompanhar a realização de obras e manutenção dos prédios, vias e logradouros públicos. Dessa forma, a população pode demandar à Pasta serviços de recuperação de vias, como tapa-buraco e patrolamento, limpeza de bocas de lobo e manutenção em pontes.

Já para a Serviços Urbanos, a Lei determina a prestação dos serviços relativos à limpeza, coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, conservação e iluminação dos espaços, logradouros e vias públicas, além dos cemitérios públicos municipais. Também é realizado pelo órgão a atividade de poda de árvores em áreas públicas e emplacamento de ruas e certificação de numeração predial.

Saiba onde ligar

Para solicitar serviços relacionados à infraestrutura em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Obras Públicas dispõe dos seguintes telefones:

Limpeza de bocas de lobo: (65) 3313-3050

Tapa-buraco, patrolamento e manutenção de pontes: (65) 3313-3051

Para agendar o recebimento de ações de zeladoria, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos possui os seguintes canais telefônicos:

Coleta de resíduos domiciliar: 0800 002 0202

Limpeza de espaços públicos: (65) 3645-5500

Iluminação Pública: (65) 3645-5522/5511 ou WhatsApp 9 9318-8761

Cata-treco: (65) 3645-5518 ou WhatsApp 9 9243-6502

Poda de árvores: (65) 3645-5500 e (65) 9 9299-6710

Emplacamento de ruas: (65) 3645-5504

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

CPI do Feminicídeo encerra os trabalhos

Publicado


.
Francinei Marans – Câmara Municipal de Cuiabá

Com relatório concluído, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicío deve se reunir para votar o documento ainda nesta emana.&nbsp
“O relatório está concluído. Com o retorno do vereador Ricardo Saad, que estava com problemas de saúde, a Comissão vai fazer uma reunião, deliberar sobre o relatório, e encaminhar para a presidência”, explicou o presidente da CPI, vereador Marcelo Busski (DEM).
Proposta pelo próprio parlamentar, a Comissão apura o aumento no número de crimes contra a mulher classificados como feminicídio (Lei nº 13.104/15), e crimes relacionados à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) na Capital.
O democrata preside os trabalhos do grupo, enquanto o vereador Ricardo Saad é responsável pela relatoria. Já o vereador Adilson Levante (PSB), integra a Comissão como membro titular.
Para Bussiki, o trabalho feito pelo grupo irá auxiliar na elaboração de um diagnóstico da situação de violência contra a mulher, tendo em vista que contou com a participação de autoridades públicas que atuam nessa rede de proteção, no âmbito do Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia programação do Agosto Lilás contra o feminicídio

Publicado


.

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria municipal da Mulher, deu início a programação do Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher. Na sexta-feira (7), foi realizado um ato simbólico, na Praça Alencastro, homenageando todas as vítimas de violência doméstica e de feminicídio.

Neste ano, devido às medidas restritivas de saúde, a maior parte da programação será desenvolvida por meio de eventos online gratuitos, com transmissão simultânea em plataformas digitais, como lives e rodas de conversas. Além da programação virtual, será entregue a Ludoteca, ambiente pensado para os filhos das mulheres vítimas da violência doméstica, que procurarem o Espaço de Acolhimento, localizado no Hospital Municipal de Cuiabá, plantio de mudas de árvores, dentre outras.

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a intenção é usar a tecnologia para alcançar e sensibilizar toda a sociedade, para que se engajem na campanha de prevenção e combate. “Hoje, a campanha faz-se ainda mais necessária, pois intensifica a divulgação sobre a Lei Maria da Penha e promove maior discussão sobre violência doméstica”, afirma.

Ela ainda pontua que um dos maiores problemas da violência contra a mulher é a falta de informação, tanto das pessoas que vivenciam diretamente o problema quanto dos vizinhos e familiares que não denunciam. “Então, o que podemos fazer é levar cada vez mais informação para diminuir números alarmantes de mulheres sendo agredidas diariamente”, finaliza.

Confira a programação do Agosto Lilás:

Dia 07.08 às 15h – Ato simbólico contra a violência doméstica e em favor aos avanços da lei Maria da Penha.

Dia 08.08 as 20h – 14 anos da lei Maria da Penha: Avanços e Desafios

A live será com a secretária adjunta da secretaria da Mulher, Ana Emília Iponema

Dia 12.08 as 15h30 – Entrega da Ludoteca- Local: Espaço de Acolhimento- HMC/ Um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensados para crianças e adolescentes, tendo como primeira função a de lhes restituir o espaço e o tempo para brincar, livremente.

Dia 12.08 as 19h30 – A autoestima no combate a violência doméstica

A live será com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni e Mariana Vidotto ativista e sobrevivente a violência doméstica. 

Dia 14.08 as 8h – Local: Rodovia Emanuel Pinheiro – “Salve vidas e plante amor”, plantio de mudas de árvores em homenagem as mulheres vítimas da violência doméstica.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (9)

Publicado


.

Neste domingo (9), Cuiabá tem 13.844 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 2.715 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 3.545 já estão recuperados da doença e houve 616 óbitos de residentes e 283 de não residentes.

Na rede hospitalar há 277 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 187 na UTI e 90 em enfermaria. Também estão internados 157 pacientes com suspeita da doença, sendo 78 na UTI e 79 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 159 são de residentes em Cuiabá e 106 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 123 pessoas são de Cuiabá e 46 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 05 óbitos, chegando a um total de 616 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos de residentes em Cuiabá:

-Homem, 69 anos, internado em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 09/08.

-Mulher, 64 anos, internada em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 08/08.

-Mulher, 57 anos, internada em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 08/08.

-Mulher, 98 anos, internada em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 09/08.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Tinha problema cardiovascular. Foi a óbito em 09/08.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana