conecte-se conosco


Economia

Por onde estão os aviões com pintura Oneworld da LATAM?

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Lucas Marques

Por onde estão os aviões com pintura Oneworld da LATAM?

No final do ano passado, o mercado aéreo recebia uma notícia inesperada: a Delta Air Lines estava trocando a GOL pela LATAM. Dessa forma, um dos pontos questionados era a questão das alianças, já que a Delta é SkyTeam e a LATAM era Oneworld até então.

O caminho escolhido pela LATAM foi mais prático, iria sair da Oneworld e após, ficaria independente. Vale lembrar que, quando a LATAM Brasil ainda era TAM, a companhia pertenceu a Star Alliance, após a saída da VARIG.

Como padrão, as companhias aéreas membros tem que pintar algumas aeronaves com a marca da aliança global. Com a saída da LATAM da Oneworld selada em 1º de maio deste ano, era esperado uma rápida padronização.

Entretanto não foi o que aconteceu. Não só nas pinturas das aeronaves, mas como em diversos aeroportos ainda é possível observar ambas as marcas juntas.

Mesmo com a unificação das marcas da LAN e TAM para LATAM, algumas aeronaves ainda voavam com suas respectivas pinturas antigas. E somente duas aeronaves ganharam a pintura da LATAM com a logomarca da Oneworld. Mas, onde estão todas essas aeronaves com a pandemia?

LATAM Brasil

A principal filial do grupo, contava com três jatos com a marca Oneworld. Sendo um Airbus A321, matrícula PT-XPB e dois Boeing 767-300, matrículas PT-MOC e PT-MOH.

Este último, voou na divisão brasileira por apenas dois anos, entre 2015 e 2017. Depois, foi vendido e transformado em cargueiro, voando desde então na Atlas Air atendendo a Amazon Prime Air.

Já o PT-MOC encontra-se estocado em São Carlos, no hangar de manutenção da companhia desde o início da pandemia. Ainda encontra-se com a pintura antiga da TAM com a descrição Oneworld na fuselagem.

O PT-XPB foi o primeiro jato do Grupo LATAM a possuir a nova pintura com a marca da aliança global. Ficou estocado em Curitiba durante meses na pandemia e foi reativado no início de outubro, e continua com o Oneworld em sua fuselagem.

LATAM Chile

A matriz do grupo contava com duas aeronaves com a marca da Oneworld. O Airbus A320 matrícula CC-BAC e o Boeing 767-300 matrícula CC-CXJ. Ambos ainda possuíam as cores base da LAN. Entretanto, foram modificados e hoje não contam mais com a marca da aliança global.

No lugar foi substituído pela marca antiga da LAN, mantendo apenas o estabilizador vertical pintado. Portanto, mesmo hoje sendo LATAM, fazendo cinco anos em breve da nova marca, foram os últimos a receberem a marca LAN em pleno 2020.

LATAM Argentina e LATAM Equador

Ambas filiais contava cada uma com um jato nos padrões da aliança. Sendo assim, um Airbus A320 matrícula LV-BFO e um Airbus A319 matrícula HC-CPJ, respectivamente.

O LV-BFO ainda conta com a pintura base da LAN. Com o encerramento das operações da filial na Argentina, o jato encontra-se estocado em Buenos Aires, no aeroporto Aeroparque.

Enquanto o HC-CPJ continua voando normalmente, assim como o PT-XPB, com a pintura LATAM e logomarca Oneworld. São os dois únicos que ainda contam a marca da aliança na fuselagem, de acordo com o último registro no JetPhotos.net.

O post Por onde estão os aviões com pintura Oneworld da LATAM? apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários Facebook
publicidade

Economia

Sementes recebidas pelos Correios têm pragas inexistentes no Brasil, diz governo

Publicado


source

Brasil Econômico

Sementes da China
Reprodução/Twitter

Ministério da Agricultura alerta sobre o risco que as sementes misteriosas podem causar

Segunda uma nova análise feita nesta quinta-feira (26), pelo Ministério da Agricultura, os pacotes de sementes misteriosas recebidas por brasileiros pelos Correios contêm pragas não existentes no Brasil . No total, 17 das 36 amostras observadas apresentaram risco fitossanitário ao país. O montante total de pacotes entregues até o momento no país é de 525. 

Em uma dessas amostras, havia pragas da espécie Myosoton aquaticum , que possuem potencial para serem consideradas quarentenárias, o que significa que têm risco de estabelecimento permanente no país, podendo gerar impactos econômicos negativos. Resistente a herbicidas, esta planta possui processo de controle difícil, sendo considerada daninha nos campos de trigo da China .

Em outras quatro amostras foram identificadas a espécie quarentenária Descurainia sophia , uma planta daninha nos Estados Unidos e no Canadá , além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. 

Outras 15 amostras continham gêneros que possuem espécies quarentenárias com potencial quarentenário , como sementes de Cuscuta, Brassica, Chenopodium e Amaranthus; e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium, e Bipolaris.

“A introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo ministério coloca em risco a agricultura brasileira”, alertou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Golpe? Bioterrorismo?

Há meses que existem histórias de sementes vindas da China que chegam aos consumidores. Foram relatados casos desses na Europa , porém ganharam maior repercussão nos Estados Unidos, devido à tensão entre americanos e chineses. Porém, a hipótese mais provável, considerada inclusive pela Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, é a de um simples golpe para conseguir mais vendas na internet. 

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) trabalha com a possibilidade de que os casos envolvendo essas encomendas sejam relacionados a uma fraude chamada ” brushing “.

O “brushing” é, basicamente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. A semente, no caso, serve apenas para que o pacote não seja enviado vazio. Essa hipótese explica a ausência de sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação nas investigações das autoridades. 

Orientações 

O Ministério da Agricultura pede que os brasileiros tenham cuidado e que não abram encomendas recebidas pelos Correios com pacotes de sementes não solicitados. 

Caso aconteça a entrega dessas sementes, a pasta orienta aos que seja feito o encaminhamento do material a uma das unidades do ministério em seu estado ou ao órgão estadual de Defesa. 

É importante que o pacote não seja aberto ou descartado no lixo de forma alguma. Essa precaução é crucial para que não haja o contato das sementes com o solo e nem prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.

A orientação também vale para aqueles que receberam e plantaram essas sementes. Neste caso, entre em contato com o Ministério da Agricultura ou o órgão estadual de Defesa para agendar o recolhimento desse material .

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

TAP redefine data de retorno à três capitais brasileiras

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Raphael Magalhães

TAP redefine data de retorno à três capitais brasileiras

Em meio à incerteza da reabertura das fronteiras para turismo, a TAP postergou novamente o retorno dos voos para os três últimos destinos brasileiros. Ao longo dos últimos meses, a empresa portuguesa voltou voltou a operar em três das cinco regiões brasileiras.

Ademais, dos 11 destinos da empresa no país, apenas Belém (BEL), Natal (NAT) e Porto Alegre (POA) ainda não voltaram a receber voos para Lisboa (LIS). As constantes mudanças se devem à pandemia, onde as restrições de fronteira reduziram drasticamente o fluxo de passageiros.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Dessa forma, o novo planejamento da companhia aérea portuguesa contempla o retorno dos três destinos apenas no final de Março/2021. Belém será a primeira capital a retomar os voos, no dia 29/03. Os voos serão operados três vezes na semana (Segundas, Quintas e Sábados), pelo Airbus A321neo LR.

Além disso, no dia 30/03 será a vez de Natal (NAT) e Porto Alegre (POA) retomarem os voos para Portugal. As duas cidades devem receber três operações por semana (Terças, Quintas e Sábados). O voo para o Rio Grande do Norte será operado pelo Airbus A321neo LR, já o Rio Grande do Sul recebe o Airbus A330-200.

O post TAP redefine data de retorno à três capitais brasileiras apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

Qantas realizará voos de repatriação na Europa

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Qantas realizará voos de repatriação na Europa

A partir do mês de dezembro, a Qantas realizará operações de repatriação em parceria com o Departamento de Relações Exteriores e Viagens (DFAT), voos diretos operados pelo Boeing 787 que ligarão a Austrália e a Europa.

O objetivo dos voos é levar para casa aproximadamente 36 mil australianos que desejam sair da Europa. A companhia trasportará os passageiros até Darwin, onde passarão por quarentena obrigatória de duas semanas.

Mesmo com o departamento controlando as reservas, e dando prioridade aos 8.070 passageiros classificados como vulneráveis, é esperado que as passagens se esgotem rápido.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

“Gostaria de agradecer não apenas à tripulação que se ofereceu para operar esses serviços, mas também às muitas pessoas nos bastidores que garantem que esses voos aconteçam; particularmente para cidades onde normalmente não operamos.”

Disse Alan Joyce, CEO da Qantas

Confira abaixo o cronograma das operações, que podem sofrer alterações.

  • Frankfurt – Darwin / 13 de dezembro 2020
  • Chennai – Darwin / 15 de dezembro de 2020
  • Paris – Darwin / 17 de dezembro de 2020
  • Londres – Darwin / 30 de dezembro de 2020
  • Nova Delhi – Darwin / 1º de janeiro de 2021
  • Frankfurt – Darwin / 3 de janeiro de 2021
  • Londres – Darwin / 16 de janeiro de 2021
  • Nova Delhi – Darwin / 18 de janeiro de 2021
  • Nova Delhi – Darwin / 20 de fevereiro de 2021

A Qantas também transportará pessoas que estão na Austrália e desejam voltar para a Europa. Se o cidadão for estrangeiro, não é necessario uma autorização para seu voo. Porém se o cidadão for residente permanente, sua saída está proibida.

Confira abaixo o cronograma dos voos partindo de Sydney.

  • Sydney – Frankfurt / 9 de dezembro de 2020
  • Sydney – Paris / 13 de dezembro de 2020
  • Sydney – Perth – Londres / 26 de dezembro de 2020
  • Sydney – Perth – Londres / 12 de janeiro de 2021

O post Qantas realizará voos de repatriação na Europa apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana