conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura inaugura posto integrado de atendimento Silva Freire

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura o Complexo Silva Freire, no Coxipó, nesta sexta-feira (8). A unidade oferecerá atendimento para o Sistema Nacional de Emprego (Sine), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Procon Municipal, além da emissão de alvarás e licenciamentos. A proposta é descentralizar o acesso a estes serviços, proporcionando mais comodidade e qualidade de vida à população da região.

A titular Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marque, lembra que no local já funcionava uma unidade do Sine Municipal, que seria reformada. “O prefeito teve então a ideia de transformar o ponto em um posto de atendimento da Prefeitura, democratizando assim a prestação de serviços e avançado no propósito de humanização da gestão.”

A obra, que será entregue às 9h, é fruto de parceria entre as Secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Fazenda; Ordem Pública; Meio Ambiente e Serviços Urbanos.No local também funciona o ambulatório da Policlínica do Coxipó. 

SERVIÇO

O que: Inauguração do Complexo Silva Freire

Quando: Sexta-feira (8), às 9h

Onde: Sine Coxipó – Rodovia Palmiro paes de Barros , s/n, Vista Alegre

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Rio Cuiabá e outros pontos da cidade recebem ações de zeladoria no fim de semana

Publicado


O fim de semana da Prefeitura de Cuiabá será marcado pela realização de diversas atividades de zeladoria, em diferentes pontos da cidade. A principal delas acontecerá no Rio Cuiabá, onde uma grande ação de limpeza, com o auxílio da Balsa Ecológica, será feita. Paralelamente, sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos, a Trincheira Jurumirim e o bairro Dom Aquino também serão contemplados.

No Rio Cuiabá, a operação atenderá a região do bairro Praeirinho, iniciando às 8h e seguindo até às 11h. A força-tarefa terá o apoio do grupo Teoria Verde, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), da empresa de cóleta de resíduos Locar Gestão de Resíduos, e de cerca de 30 servidores municipais. Diariamente, a Balsa Ecológica percorre da Ponte Nova a comunidade São Gonçalo Beira Rio recolhendo todo material encontrado.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que, principalmente durante o período chuvoso, esses mutirões aconteçam com maior frequência. No último mês, por meio de uma grande operação, recolhemos mais de 10 toneladas de lixo do Rio Cuiabá. Desta vez, contando com a parceria de outras instituições, o trabalho abrangerá, além do leito, a margem do rio”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.  

Durante o sábado (15) e domingo (16), operadores de limpeza atuarão na Trincheira Jurumirim. A ação faz parte do planejamento montado pelo Município, no intuito de garantir a frequente limpeza das estruturas por onde milhares de veículos trafegam. A mesma atividade já foi executada nos viadutos Jamil Boutros Nadaf, Eng.° Domingo Iglesias Valério (Despraiado) e no Complexo Viário Walter Rabello (Trincheira do Tijucal).

 MUTIRÃO DA LIMPEZA

Todos os fins de semana, a Prefeitura de Cuiabá leva os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública para uma comunidade diferente. Neste sábado, a Secretaria de Serviços Urbanos deslocará aproximadamente 200 trabalhadores para o bairro Dom Aquino, localizado na região Leste da Capital.  

O Dom Aquino é uma das comunidade mais populosas de Cuiabá, com cerca de 10 mil habitantes. O bairro possui uma grande extensão territorial, o que também contribui para uma alta produção de resíduos. Dessa forma, além dos trabalhos periódicos, a Secretaria de Serviços Urbanos tem adotado como prática realizar o Mutirão da Limpeza ao menos duas vezes por ano no local.

Os moradores ainda terão a oportunidade de fazer o descarte de objetos sem utilidade, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida evita que materiais como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam jogados em locais inapropriados e formem bolsões de lixo. A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e deixe esses materiais separados para o recolhimento.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá homenageia líderes de comunidade em entrega de duas novas praças

Publicado


A população do bairro Cohab Nova, situado na região Oeste de Capital, ganhou dois novos espaços de lazer. Na noite da última quinta-feira (13), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou as novas praças que homenageiam duas lideranças comunitárias, José Messias Fernandes de Oliveira e Perolina de Oliveira. As áreas estão localizadas na Avenida Cuiabá e foram completamente transformadas, por meio de um trabalho coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

“Um bairro de gente humilde, gente boa, que ajudou a escrever a história dos 300 anos de Cuiabá. Uma das mais tradicionais da nossa cidade e que merece o olhar carinhosos da gestão e um prefeito presente, que valoriza a região e entrega equipamentos para o bem-estar da população, como este que estamos entregando hoje. Que leva o nome de dois heróis anônimos, de pessoas da comunidade, que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade e que merecem o nosso reconhecimento”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Emocionada, a filha do homenageado agradeceu a gestão pelo reconhecimento do trabalho do pai pela comunidade. “Em 1998, meu pai, junto com a comunidade e o ex-vereador Profeta, deu início a essa construção e isso, depois de 22 anos, está sendo concretizado. Nós da família Fernandes agradecemos esta oportunidade de homenagear meu pai, muito obrigada”, disse Selma Fernandes.

O primeiro espaço foi construído no entroncamento da avenida com as ruas Torixoréu e Jaraguari. No local, além da construção de todo calçamento, foi realizado também os trabalhos de pintura, arborização, instalação de bancos, lixeiras, iluminação de LED e uma academia ao ar livre.

“Quero agradecer pelo olhar carinhoso com a nossa comunidade, por ver as nossas necessidades básicas. Nós passamos alguns anos esquecidos e somos muito gratos por esse belíssimo trabalho”, agradeceu em nome da associação de moradores o presidente do bairro Cohab Nova, Paulo José Siqueira Ribeiro.

A segunda praça, no cruzamento com a Rua Itiquira, recebeu os mesmo equipamentos, com exceção da academia ao ar livre, que deu lugar a um playground. “Mais uma entrega em parceria, quero agradecer aos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e também ao companheiro secretário Juares Samaniego e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a execução de mais esta missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Parabéns ao Cohab Nova que agora tem dois espaços de recreação e que vai trazer mais qualidade de vida para a comunidade”, apontou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A Prefeitura de Cuiabá tem expandido esses espaços ao longo da Capital, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já alcançou todas as regiões da cidade, com a construção e revitalização de praças ou parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana. 

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o vereador Misael Galvão, o deputado estadual Paulo Araújo, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Juares Samaniego, o vereador Dr. Xavier, o vereador Macrean Santos e o administrador da região Oeste Adelson Rosa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Saad apresenta três projetos de lei

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Ricardo Saad (PSDB) apresentou três projetos de lei na sessão plenária desta sexta-feira, dia 14. O primeiro visa garantir a obrigatoriedade de os hospitais Públicos e privados da Capital a comunicarem as delegacias de polícia, quando houver registrado casos de violência contra mulheres, crianças e idosos.
“A obrigação de informar às Delegacias de Polícia, quando da ocorrência envolvendo crimes contra idosos, mulheres e crianças, sendo atribuída aos hospitais, sejam públicos ou privados, vem tentar diminuir o índice de criminalidade acerca de tal tipo penal”, justificou o tucano.
Neste mesmo bojo, Saad ainda apresentou um projeto de lei que torna obrigatório a fixação de cartazes informativos a cerca do dever legal de comunicação as autoridades competentes sobre casos de estupro e assédio sexual.
Conforme o artigo 1º da proposta, os hospitais, clínicas e laboratórios do setor público e privado devem afixar, em locais de fácil visualização, cartazes informando sobre o dever legal de comunicação às autoridades competentes de casos de estupro e assédio sexual.
“No caso dos profissionais de saúde o Decreto-lei 3.688/41, determina que seja dever dos profissionais da saúde comunicar à autoridade os crimes que tiveram conhecimento no exercício da sua função. É necessário que os profissionais da saúde tenham conhecimento desta obrigatoriedade e sejam estimulados a cumpri-la, para que não venham a incorrer em contravenção penal”, ressaltou.
Por fim, o parlamentar ainda apresentou um projeto de lei que veda a circulação e a permanência de cães sem coleira, guia curta de condução e focinheira, em locais públicos com grande circulação de pessoas.
A medida é valora para animais de médio, grande e gigante porte. “Independente de uma legislação especifica cada dono é responsável por conduzir seu cachorro durante os passeios diários, nessa hora o bom senso de cada um deve entrar em ação. Mantendo, assim, as demais pessoas e seu próprio animal em segurança. Insta salientar que ninguém é obrigado a gostar dos nossos cachorros, portanto o uso da coleira, da guia e da focinheira no cão, mesmo sendo este de porte pequeno, garantirá a integridade do animal e evitará imensuráveis aborrecimentos, inclusive judiciais e monetários, ao seu proprietário”, acrescenta Saad.
Todos os projetos foram protocolados no Apoio Legislativos e passam a tramitar na Casa de Leis. Eles devem ser apreciados pelas Comissões permanentes e, posteriormente ser remetido ao crivo do plenário para votação.

Kamila Arruda | Assessoria vereador Ricardo Saad

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana