conecte-se conosco


ARAGUAIA

PRF prende dois homens por suspeita de provocar incêndio em mata às margens da BR 158 em Água Boa

Publicado

A princípio eram quatro suspeitos, mas dois conseguiram fugir do local. Os presos argumentaram aos policiais estarem cumprindo ordens do patrão

Nesta quarta-feira 14 de julho, por volta das 18 horas, uma equipe da PRF deslocava-se na BR 158 quando na altura do KM 528, município de Água Boa-MT, visualizou um incêndio de grandes proporções às margens da rodovia.

A equipe visualizou um veículo S10 de cor branca, estacionado, e sem ocupantes em seu interior. Em meio à fumaça, foram vistos quatro indivíduos, sendo que dois deles conseguiram fugir do local quando viram os policiais. A equipe conseguiu localizar também os equipamentos utilizados para realizar a queimada.

Segundo os dois envolvidos que foram detidos, eles apenas cumpriam as ordens do patrão.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil de Água Boa para os procedimentos que o caso requer, por terem cometido, em tese, o tipo penal previsto no artigo 41 da lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) – Provocar incêndio em mata ou floresta.

Layrana Aráujo

Assessoria PRF

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Corpo de Bombeiros Militar ativa Base Aérea em Água Boa para a Temporada de Incêndios Florestais

Publicado

Na manhã desta segunda-feira (02), aconteceu a solenidade de Ativação da Base Aérea de Água Boa para a prevenção e combate aos incêndios florestais na região.

De acordo com Coronel Agnaldo Pereira, a ativação dessas bases de aeronaves para combate aéreo faz parte do plano de operações da temporada de incêndios florestais 2021, e é um trabalho feito em parceria com a Defesa Civil do Estado.

“Estamos ampliando nossa capacidade de atuação, e o combate aéreo trabalha em conjunto com o combate terrestre, e essas equipes estarão a campo, atendendo as demandas, conforme as necessidades que forem aparecendo” pontua o coronel.

Ainda segundo Agnaldo Pereira, em cada base, duas aeronaves estarão à disposição para os combates aéreos até o dia 30 de outubro deste ano.

Para o prefeito de Água Boa, Dr. Mariano, esta é uma ação muito importante por parte do governo estadual.

“Uma ação muito importante, isso porque Água Boa já dispõe de um aeroporto equipado e totalmente sinalizado para que essas aeronaves tenham segurança quando precisarem fazer algum combate aos incêndios, e o município foi escolhido também estrategicamente pela facilidade logística na nossa região.” Disse o prefeito.

O prefeito informou também, que está buscando junto a outras autoridades a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar no município de Água Boa.

A Engenheira Sanitarista Aurea Soares Campos aproveitou para agradecer ao Governo do Estado, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e todos os responsáveis pela ativação da Base Aérea em Água Boa, que irá proporcionar maior segurança a sociedade urbana e rural de toda a região durante o período de risco de incêndios florestais.

 

 

Layrana Araújo

Com informações Água Boa News

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Blogueira que nasceu em Barra do Garças é convidada para reality em Goiânia com transmissão na Tv

Publicado

Iza Oliver começou como modelo, passou atuar como blogueira e hoje é empresária na cidade de Água Boa

Ela é blogueira, modelo e já foi garota Fitnes em Barra do Garças-MT. A empresária Iza Oliver foi convidada para participar de um reality em Goiânia-GO no mês de agosto concorrendo a uma premiação de 10 mil reais e com transmissão pela Tv.
Iza, que hoje reside em Água Boa-MT, onde tem uma loja ficou muito feliz com o convite e entende que será uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu nas passarelas e também na comunicação digital que faz nas redes sociais. Durante o reality, quem conhece e sabe do esforço da Iza, poderá ajudá-la votando nela para que ela possa avançar na competição. Quem quiser acompanhar o reality basta acessar o perfil oficial da Iza Oliver no instagram @Lzaoliver
Em Barra do Garças, ela começou a sua trajetória auxiliando na organização de eventos e logo ganhou as passarelas porque entrou de cabeça no mundo fitness virando modelo e conquistando vários títulos na região. Da passarela para rede social, como blogueira, Iza ganhou mais visibilidade e por isso chamou atenção dos organizadores deste reality de Goiânia.

Iza representará o Araguaia no reality e certamente contará com o apoio e incentivo de vários amigos, admiradores e colegas tanto de Barra do Garças (sua cidade natal) como também de Água Boa.

Layrana Araújo
Com informações Araguaia Notícia

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Após ação da Defensoria Pública, adolescente de Água Boa com traumatismo craniano grave consegue vaga em UTI pediátrica em Cuiabá

Publicado

G.D.K., 13 anos, sofreu um acidente de moto no dia 28 de junho e teve um quadro gravíssimo

Após ação movida pela Defensoria Pública, G.D.K., 13 anos, que mora na zona rural de Querência (537 km da capital) e sofreu um acidente de motocicleta, foi transferido no dia 2 de julho, via UTI aérea, de Água Boa para uma UTI pediátrica com suporte em neurocirurgia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

G.D.K. foi encaminhado para o Hospital Regional de Água Boa no dia 28 de junho, logo depois do acidente. O adolescente deu entrada no hospital com um quadro gravíssimo de traumatismo craniano, apresentando fratura no osso temporal direito, hematoma em lobo temporal direito (espessura de 0,5 cm), discreta hemorragia subaracnóidea (HSA) no lobo frontal direito e diversas fraturas de ossos da face.

Sedado e internado em uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva, respirando por ventilação mecânica, G.D.K. precisava ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica com neurocirurgião para realizar uma cirurgia.

No dia 29 de junho, o defensor público Thiago Alexander Amaral e Silva ingressou com uma ação de obrigação de fazer em face do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia – Cisma, do Município de Querência e do Estado de Mato Grosso.

O juiz Jean Paulo Rufino deferiu o pedido no mesmo dia, durante o plantão judiciário, determinando que o Estado de Mato Grosso disponibilizasse uma vaga em UTI com especialidade em neurocirurgia e a transferência por UTI aérea.

Porém, a decisão liminar não foi cumprida. Então, no dia 1º de julho, o defensor público André de Santi solicitou o bloqueio do valor de R$ 138.521,00 (cento e trinta e oito mil quinhentos e vinte e um reais) das contas do Estado de Mato Grosso, com a finalidade de custear o tratamento na rede privada, uma vez que a Defensoria Pública localizou uma vaga de UTI com especialidade em neurocirurgia em um hospital particular em Sinop, além de uma empresa de táxi aéreo para fazer a transferência aérea.

Logo depois, o pedido de bloqueio foi acatado pela Justiça e, no dia seguinte (2 de julho), G.D.K. foi transferido via UTI aérea para uma UTI pediátrica com especialidade em neurocirurgia no Hospital Municipal de Cuiabá.

“Sou titular em Canarana e assumi a cumulação em Água Boa justamente no dia 1º de julho. A ação foi proposta alguns dias antes pelo Dr. Thiago, mas o Estado e o Consórcio Municipal ainda não haviam cumprido a decisão. Com o apoio do Dr. Wendel, da 1ª Defensoria, conseguimos orçamentos na rede privada para custear o tratamento e solicitamos o bloqueio de verbas do Estado para cumprir a liminar. Logo em seguida, o Estado logrou a realização da transferência do menor para Cuiabá”, relatou De Santi.

Depois de receber atendimento médico no HMC, o adolescente teve uma boa recuperação e não precisou fazer a cirurgia. G.D.K. chegou a ficar internado por sete dias na UTI, depois foi transferido para a enfermaria e, no dia 14 de julho, recebeu alta hospitalar e pôde, finalmente, retornar para casa.

 

Olhar alerta

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana