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Procon-MT alerta população sobre reajustes na energia e volta de cobrança da tarifa social

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Com o reajuste tarifário anual e fim da MP que concedia isenção para consumidores beneficiados com a Tarifa Social, contas podem aumentar a partir de julho. Consumidores devem ficar atentos.

O Procon Estadual alerta a população que começou a vigorar na última quarta-feira (01/07) o reajuste tarifário anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para Mato Grosso. De acordo com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER-MT), as faturas podem ter uma elevação média de +2,47%, no caso de empresas. Para os consumidores residenciais, o reajuste será de +1,50%.
A revisão da tarifa de energia elétrica é feita e aprovada anualmente pela ANEEL. Em Mato Grosso, o aumento que normalmente ocorre em abril, tinha sido postergado por 90 dias pela agência reguladora, tendo em vista a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Os consumidores que tiverem dúvidas ou se sentirem lesados com os novos valores que virão na fatura a partir do próximo mês podem entrar em contato direto com a concessionária de distribuição de energia elétrica que atende a população de Mato Grosso. A Energisa dispõe de canais de atendimento alternativos para atender as demandas dos consumidores e também registrar reclamação, como o telefone 0800 64 64 196.

Os consumidores que não tiverem suas demandas de reclamações e dúvidas resolvidas pela distribuidora também podem entrar em contato com a Ouvidoria da AGER-MT pelos diversos canais de atendimento disponibilizados, entre eles, o telefone 0800 727 0167 ou WhatsApp (65) 98435-7458. A AGER-MT é responsável por desenvolver, por delegação da ANEEL, os procedimentos de fiscalização dos serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, além da atividade de Ouvidoria Setorial e Mediação Administrativa. Algumas atividades, como a definição de normas e homologação de tarifas continuam sendo realizadas de forma centralizada pela ANEEL.

Outra alternativa para os consumidores registrarem sua reclamação contra a Energisa é o Consumidor.gov.br . Disponível aos consumidores desde 2014, a plataforma de reclamação online tem sido o principal instrumento para os consumidores registrarem suas reclamações durante a pandemia. A Energisa tem cadastro ativo na plataforma desde setembro de 2019 para atender as demandas dos mato-grossenses.

A ferramenta proporciona a interlocução direta entre consumidores e fornecedores e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O Consumidor.gov.br também possui uma versão de aplicativo que pode ser baixada na loja virtual de qualquer dispositivo móvel com android.

Tarifa social

O Procon lembra aos consumidores beneficiados com a Tarifa Social de Energia que a isenção na conta, prevista na Medida Provisória 950/2020, também encerrou no dia 30 de junho. Durante os meses de abril, maio e junho, devido à pandemia, o desconto havia sido ampliado para 100% no consumo até 220kw. Com o fim da MP, a partir de julho os consumidores beneficiados com a Tarifa Social voltarão a ter as reduções previstas na Lei 12.212/2010. Os descontos variam de 10% a 65%, de acordo com o consumo de energia. Saiba mais sobre a Tarifa Social aqui.

Veja, na tabelas abaixo, os valores dos descontos:

Subclasse Residencial Baixa Renda
Parcela de consumo mensal de energia elétrica Desconto Tarifa para aplicação da redução
de 0 a 30 kWh 65% B1 subclasse baixa renda
de 31 kWh a 100 kWh 40%
de 101 kWh a 220 kWh 10%
a partir de 221 kWh 0%
Quilombola e Indígena
Parcela de consumo mensal de energia elétrica Desconto Tarifa para aplicação da redução
de 0 a 50 kWh 100% B1 subclasse baixa renda
de 51 kWh a 100 kWh 40%
de 101 kWh a 220 kWh 10%
a partir de 221 kWh 0%

Assessoria/Procon-MT

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Polícia Civil de Nova Xavantina recupera veículo furtado e identifica receptor

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A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina recuperou um veículo Golf na manhã desta sexta-feira (07), o qual havia sido furtado no Distrito de Serra Dourada, Município de Canarana no último dia 03.

A vítima procurou a delegacia de Água Boa relatando que havia deixado seu veículo no distrito de Serra Dourada, após o mesmo ter sofrido uma pane mecânica próximo ao Presídio Major Zuzi Alves da Silva. Para subtrair o veículo, os suspeitos utilizaram um serviço de Guincho, tendo em vista que o veículo estava impossibilitado de rodar.

Os Investigadores de Nova Xavantina souberam que o veículo poderia estar na cidade, foi então que saíram em diligências pela cidade com intuito de recuperar o bem da vítima, obtendo sucesso na localização, pois o veículo estava numa oficina da cidade, logrando êxito conduzir o receptador do referido veículo para a Delegacia.

Vale ressaltar que a vítima é da cidade de Confresa e que ela relatou aos Policiais que havia comprado tal veículo na Cidade de Aparecida de Goiânia-GO dando uma parte de entrada, parcelando o restante em notas promissórias que ainda estavam por vencer.

Polícia Civil de Nova Xavantina

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Em Nova Xavantina PREGÃO MOBILIAR Compra e venda em geral

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Layrana Araújo 

O PREGÃO MOBILIAR inaugurará em Nova Xavantina na próxima segunda-feira (10), com um ambiente  essencial para quem busca sofisticação na hora de montar ou reinventar sua casa.

Móveis exclusivos, novos e usados com um design inovador , o PREGÃO MOBILIAR  lhe espera na próxima segunda-feira  10 de Agosto a partir das 7h, na Av. Ministro João Alberto, 670, Centro, setor Xavantina.

O novo empreendimento atenderá  de segunda à sexta das 07h ás 18h,

Maiores informações: (66) 999120426 falar com Bonyer Araújo

 

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Confira o funcionamento das unidades de Saúde durante a pandemia

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Por Layrana Araújo

Alguns serviços oferecidos à população seguirão um esquema especial de atendimento.

A Secretaria de Saúde de Nova Xavantina trabalha para melhorar o acesso da comunidade à saúde pública nas Unidades de Saúde (UBS) e, principalmente, para diminuir as filas de espera.

Portanto por determinação da Secretaria Municipal de Saúde, devido a COVID-19, as unidades estão com atendimento  diferenciado.

As consultas serão por meio de agendamentos. No período da manhã, consultas eletivas a toda população. No período da tarde, as Unidades de Saúde estarão reservadas para atendimento EXCLUSIVO de pacientes com sintomas da COVID-19.

 Confira os novos horários:

UBS 1 ( Setor Xavantina)

UBS 03 ( Santa Ana)

UBS 04 (Tonetto)

UBS 5 (Centro)

MATUTINO: 07:00 ÁS 11:30

VESPERTINO: 13:30 ás 17:00

 

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