conecte-se conosco


Política MT

Projeto do deputado Thiago Silva é uma das maiores ferramentas de inclusão social de MT

Publicado

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

Em abril de 2019, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tirava do papel um sonho de anos. O objetivo era oferecer cultura, cidadania e educação, de graça, para jovens de 8 a 16 anos e comunidades. A ferramenta escolhida para a formação foi a música, pelo violão. Assim nasceu o projeto Tocando em Frente.

A ação, implantada inicialmente em Rondonópolis, contabiliza quatro polos (Jardim Iguassu, Mathias Neves, Alfredo de Castro e Conjunto São José). O resultado do trabalho foi apresentado na sexta-feira (31), com uma reunião dos alunos de todos os polos na Igreja Assembleia de Deus Madureira, no Jardim Iguassú. O ato marcou o encerramento da primeira turma da iniciativa, que teve mais de cem alunos. 

Muitos chegaram como a Izaiana de Jesus, sem conhecimento algum de música. “Aprender a tocar violão, conhecer toda a parte teórica da música foi uma grande transformação na minha vida. Melhorei muito minha concentração, disciplina e sem falar que conheci um mundo novo e que me abre portas até mesmo para uma futura profissão. Só quero agradecer pela inciativa”. 

Ingrid Kauane também está encantada com o projeto. Depois do Tocando em frente a rotina de mudou completamente. “É possível você acordar e dormir pensando em coisas boas. Isso é feito através da música, cura tristeza, depressão. Hoje fico muito mais tempo estudando do que a frente de um celular. Na hora de sair nosso principal assunto é montar um grupo musical para levar a mensagem de Deus, da paz para as pessoas. Essas aulas ficarão marcadas em nossas vidas não tenho dúvida”.

Satisfação dos alunos e também dos pais. Rosa Maria Costa Coelho era só alegria, afinal os três filhos participaram dessa grande ação de inclusão. “Eu sempre tive sonho de criança de tocar algum instrumento, conhecer a música, mas não tinha condições. Hoje vejo meus filhos tocando instrumentos, já participando de bandas fora do projeto e com uma grande mudança de comportamento. Hoje são bem mais calmos, conversam muito mais. Obrigado pela oportunidade deputado Thiago Silva”.

O professor Valdick Arantes conta que a inciativa é uma das maiores ações sociais que já participou ao longo de 30 anos de carreira. “Esse projeto é grandioso, tudo é muito bem organizado, não falta nada desde o banquinho aos violões. O deputado Thiago Silva promoveu toda estrutura necessária para esses jovens aprenderem. Por isso, com menos de um ano colhemos excelentes resultados. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.

O pastor Jorge Estevan de Souza, que faz parte da coordenação do projeto, afirma que o 'Tocando em Frente' está preenchendo uma lacuna de anos na cidade. “Aqui não é só música. É ensinado princípios éticos, morais. Lá na frente eles vão colher os frutos, que foram plantados dentro dos polos. Aqui formamos o cidadão de bem e um futuro pai de família”. 

A líder comunitária do bairro Mathias Neves, Sibele Araújo endossou as palavras do líder religioso. “É muito bonito ver crianças e adolescentes trabalhando música, longe dos perigos do mundo. Eu vi de perto na minha comunidade o quanto a música transforma. Torço muito pelo Tocando em Frente e sou parceira do deputado Thiago Silva no que ele precisar”.

O deputado Thiago Silva entregou os mais de cem certificados para os novos músicos de Rondonópolis e garantiu que o 'Tocando em Frente' só está no começo. “O primeiro ano do nosso projeto foi um tremendo sucesso. Mais de cem garotos e garotas concluíram o ciclo, tivemos pouquíssimas desistências. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. As aulas para novas turmas começam no início de fevereiro e não vou medir esforços para que mais jovens sejam atendidos. Nossa intenção é beneficiar novas comunidades carentes em Rondonópolis e de cidades vizinhas”.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Durante entrega de maquinário, Bezerra cobra cargo e irrita Mauro: “vai romper por causa de um carguinho?”

Publicado

Presidente regional do MDB, o deputado federal Carlos Bezerra aproveitou evento para a entrega de máquinas e equipamentos rodoviários para cobrar do governador Mauro Mendes (DEM) o cumprimento de compromisso, segundo ele, feito pela gestão. Assim que chegou ao evento realizado no estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, o parlamentar abordou o democrata, que se irritou com a cobrança.

O barulho no local e a música tocada pela banda da Polícia Militar atrapalharam o entendimento completo do diálogo, mas quem estava próximo aos dois conseguiu ouvir quando Mauro, em tom irritado, reagiu a possível ameaça de rompimento do MDB por causa de um cargo no município de Confresa (1.173 Km de Cuiabá). “Bezerra, você vai romper conosco por causa de um cargo? Para, né?! Você já foi governador”.

Bezerra, você vai romper conosco por causa de um cargo? Para, né?! Você já foi governador

Bezerra nega que poderia romper, mas disparou: “Não, o seu chefe da Casa Civil me deu a palavra”. Ainda irritado, Mauro completa: “Pelo amor de Deus, por causa de um carguinho lá em Confresa? Ai não!”.

Logo após o entrevero, Mauro conversou com a imprensa que acompanhou de perto o diálogo dos políticos. Questionado sobre o motivo da briga, Mauro, em tom irônico, desconversou, mas reclamou de ter sido cobrado durante evento público do governo. “Não é briga. Bezerra nunca deixou de ser atendido, toda vez que ele vai [no Palácio Paiaguás], é atendido”.

O MDB faz parte da base de Mauro desde o início do mandato, em 2019. Além do apoio dos quatro deputados estaduais, o MDB ocupa a secretaria de Agricultura Familiar, com Silvano Amaral.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Mauro não desiste de comprar as 1,2 mi de doses da Sputnik e provoca Anvisa por prorrogar validade da Janssen: “com boa vontade dá um jeitinho”

Publicado

O governado Mauro Mendes (DEM) voltou a demonstrar insatisfação com a atuação da Anvisa, que liberou a importação excepcional de apenas 71 mil doses da Sputink V para Mato Grosso.

O democrata afirma que a agência federal criou dificuldades, mas garantiu que apesar das poucas vacinas que poderão ser adquiridas agora, o estado não irá desistir de realizar a aquisição das 1,2 milhão de doses acordadas com o Fundo Russo.

“É muito pouco, mas não desistimos. Dificuldades existem, é lamentável que a Anvisa tenha adotado essas medidas, mas vamos seguir, não vamos mais ficar discutindo essa celeuma. Vamos arrumar uma forma de vencer essas dificuldades colocadas, comprar esse 1% e depois comprar mais, para ter a população rapidamente vacinada”, disse, logo após entrega do novo mirante do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, nesta quarta-feira (16).

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Governador Mauro Mendes deve anunciar hoje (16) se Hospital Regional será construído em Confresa ou Porto Alegre do Norte

Publicado

O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) deve anunciar na quarta-feira (16), se o Hospital Regional do Norte Araguaia será construído na cidade de Confresa ou Porto Alegre do Norte, as informações são do Semana7.

Segundo informações, os gestores municipais, bem como a população, aguarda a decisão desde o mês passado, quando o Governador visitou as cidades e os terrenos oferecidos para a construção. Na oportunidade, ele afirmou que escolheria ‘tecnicamente’ onde seria estruturada a unidade.

Segundo o portal Semana7, o Secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que Mendes anunciaria na data de hoje o local.

Após a decisão de Mauro Mendes, uma empresa será escolhida por meio de licitação para construir o hospital que contará com 141 leitos de enfermaria de 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTI)  para atendimentos de média e alta complexidade. A expectativa é que a obra seja concluída em 24 meses.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana