conecte-se conosco


Nova Xavantina

Projeto Rio Limpo Rio Lindo tira 06 toneladas de lixo urbano do Rio das Mortes no centro de Nova Xavantina

Publicado

Para os integrantes do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, que há 16 anos cuida da saúde do Rio das Mortes, o feriadão de 07 de setembro foi um período de demonstração de muito amor, carinho e dedicação à preservação de nosso maior bem natural, nossa maior riqueza e patrimônio: o Rio das Mortes.

A equipe partiu na sexta feira, 03, às 8 horas, da Praia da Lua, com seis barcos à motor com destinho à Ilha do Vanique, situada 38 km rio abaixo, e de lá veio subindo o rio fazendo a coleta, com a base montada na Ilha 23, onde ficou o barco de pesquisas do Campus da UNEMAT de NX -parceira do projeto desde a sua fundação.

A etapa durou quatro dias, de 03 à 07 de setembro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal – na gestão do prefeito João Bang; Câmara de Vereadores; Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. João Ribeiro da Mota -que participou pessoalmente dos trabalhos no primeiro dia;  e Corpo de Bombeiros, sempre presente no projeto desde a primeira etapa, em 2005, que enviou os bombeiros militares: 3º Sargento Lourisvan e 1º Sargento Sena.

QUEIMADAS E LIXO

No trecho entre as Ilhas do Vanique e Ilha 23, de pouco mais de 30 km, chamou a atenção a enorme área queimada que margeia o rio, seguindo o roteiro que se verifica no pantanal e em outros locais e margens de rios mato grossenses. O fogo tomou conta de tudo o que era seco na natureza e o rio baixou, e muito, segundo a opinião do experiente piloto João Alves La Fonte.

“O rio está acabando” disse ele, comparando o majestoso veio dágua que corria em outras épocas com o de agora. Agora, não se utiliza mais a margem esquerda da Ilha 23, onde não passa barcos; só a direita, usada para os dois sentidos, subida e descida do rio.

E lixo, muito lixo doméstico e urbano em suas margens. Não faltaram sofás, cadeiras, bicicletas, colchões, pneus, as sempre presentes latinhas e garrafas pet e até uma tornozeleira, abandonada pelo seu ocupante na margem do rio. Juntos, o lixo coletado pesou 6.030 kg, pesados na balança da empresa Comercial Noidore Ltda, conforme comprovantes no final da matéria.

BURACÕES

Programada para coletar lixo nos dois “buracões”do setor Xavantina -grotões canalizados que desaguam no rio; a equipe se surpreendeu com a quantidade de lixo doméstico e urbano existente no buracão da Rua Dr. Wahia de Abreu, no bairro Boa Vista.

Canalizado recentemente pela Prefeitura, só no local o lixo pesou 3.830 kg: pneus, sofás e lixos domésticos foram retirados através de bags (sacos grandes) puxados pelos ambientalistas, e resgatados com a pá carregadeira da Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura, que alçou o lixo pela Rua Dr. Wahia de Abreu, e o colocou no caminhão da Secretaria.

PROVIDÊNCIAS

O local se tornou ponto de descarrego de caçambas com entulhos da construção civil, e de lixo pelos moradores -cuja presença no local com esta intenção aconteceu enquanto a equipe trabalhava. A sujeira toda fica à menos de 50 metros do rio, ou seja, na primeira chuva e tudo estará entre os peixes.

No buracão da Av. Mestre Venâncio de Oliveira, no bairro Xavantina Velha, foi descoberto um esgoto à céu aberto, canalizado possivelmente de casas, que exala um mal cheiro insuportável, também há menos de 50 metros do rio.

Ambas as situações serão levadas ao conhecimento das autoridades competentes do município para as providencias.

O PROJETO

Fundado em 2005 por líderes comunitários, estudantes, professores, pescadores ribeirinhos, biólogos, jornalistas e profissionais liberais, todos voluntários, o projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo, já retirou em suas diversas incursões em toda a extensão do Rio das Mortes até São Félix do Araguaia,  16 toneladas de lixo urbano do rio, realizou dezenas de coleta para análise da qualidade da água, distribuiu cartilhas ambientais e encenou teatro de fantoches nas comunidades ribeirinhas e escolas rurais e urbanas, promovendo a campanha de conscientização sobre a importância da manutenção do rio limpo.

Trabalhou também na limpeza de trechos do Rio Araguaia, em Barra do Garças, e do Rio Cuiabá, na capital do Estado.

Com o resultado desta etapa, o total de lixo urbano já retirado só do Rio das Mortes pelos integrantes do projeto sobe para 22 toneladas.

O grupo agradece aos médicos Dr. Adelmo Barros e Dr. Álvaro Rizzardi, também parceiros da atual realização e fará uma reunião no próximo dia 18, para a apuração e premiação da equipe que mais coletou lixo, bem como para a realização de um torneio de truco de confraternização.

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Polícia Civil de Nova Xavantina identifica e detém autor de estelionato

Publicado

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina identificou e deteve um homem na tarde de quinta-feira (23.09), após repassar um cheque com ocorrência de furto/extravio, em um supermercado da cidade.

A vítima procurou a Delegacia na tarde de quinta-feira relatando que o suspeito havia procurado seu estabelecimento comercial, situado no bairro Tonetto a fim de quitar uma dívida que ele tinha com o Supermercado. Ocorre que segundo a vítima, o suspeito possuía um cheque no valor de R$ 1.100,00 e que para quitar a dívida, iria pegar mais algumas mercadorias e necessitava de um troco no valor de R$ 400,00 o que foi feito.

De posse do referido cheque, a vítima colocou em compensação, porém ao verificar em sua conta, a vítima constatou que o cheque havia sido devolvido tendo em vista que estava com ocorrência de furto/extravio.

Com as características do Suspeito, os Investigadores saíram em diligências pela cidade, logrando êxito em localizar e deter o suspeito, o qual foi apresentado à Autoridade Policial, porém por não estar em situação de flagrante, o mesmo foi Interrogado e responderá pelo crime de Estelionato em liberdade.

A Policia Civil orienta a População quanto ao recebimento de Cheques furtados ou extraviados, uma vez que há outras folhas de cheques circulando na praça registrada pela vítima ALEX DE OLIVEIRA SANTANA-MEI, do Banco do Brasil, onde por ser de Pessoa Jurídica, muitos acabam aceitando como pagamento e ainda devolvendo troco.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Câmeras registram homem colocando fogo no “buracão” no centro do Setor Xavantina; Veja vídeo

Publicado

 Exatamente as 19h17min da noite de quarta-feira (15), câmeras de segurança registraram o momento em que um homem ainda não identificado, provoca um incêndio criminoso na Avenida Mestre Venâncio de Oliveira, no conhecido “Buracão”.

Nas imagens enviadas ao site de Notícias O Roncador, é possível ver um homem se aproximando do local e colocando fogo.

Após provocar o incêndio ele foge, correndo sentido Câmara Municipal.

As chamas se alastraram rapidamente e destruíram parte do local. Moradores do bairro ao perceberem o incêndio se alastrando rapidamente acionaram o Corpo de Bombeiros do Município que controlou as chamas. A parte elétrica foi danificada pelo incêndio.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Prefeitura de Nova Xavantina publica novo DECRETO

Publicado

Prefeito do Município de Nova Xavantina, Estado de Mato Grosso, no uso das atribuições que  lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, Código Sanitário e demais legislações que tratam da matéria.CONSIDERANDO que atualmente o Município de Nova Xavantina/MT está inserido no nível de classificação BAIXO, conforme o Boletim Informativo dos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de Setembro 2021 da SMS/NX com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Nova Xavantina/MT, altera algumas medidas preventivas e reitera o comprometimento da Administração Pública com a preservação da saúde e bem estar de toda população Xavantinense não desconsiderando a importância das atividades econômicas como meio de sobrevivência.

CONFIRA!

Segue anexo de decreto na integra

decr4348-medidas-preventivas-covid19-revoga-decr4126-27-8-21-14-09-21-amm-14-09

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana