conecte-se conosco


Mato Grosso

Quarta-feira (23): Mato Grosso registra 117.299 casos e 3.336 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (23.09), 117.299 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.336 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.299 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 117.299 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.263 estão em isolamento domiciliar e 97.938 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 255 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 60,71% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (22.916), Várzea Grande (8.765), Rondonópolis (8.520), Lucas do Rio Verde (5.353), Sorriso (4.956), Sinop (4.844), Tangará da Serra (4.785), Primavera do Leste (3.810), Cáceres (2.630) e Campo Novo do Parecis (2.615).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 93.872 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 582 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última terça-feira (22), o Governo Federal confirmou o total de 4.591.604 casos da Covid-19 no Brasil e 138.108 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 137.272 óbitos e 4.558.068 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de quarta-feira (23).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Três pessoas são presas por garimpo ilegal em Nortelândia

Publicado


Três pessoas foram presas por atividade ilegal de garimpo na comunidade de Santaninha, município de Nortelândia, 230 km a Oeste de Cuiabá. A ação criminosa foi constatada após denúncias de mortandade de peixes no rio Santana, que banha a cidade.

No local, os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais da Delegacia de Estado de Meio (Dema) também encontraram quatro armas e munições. O proprietário da área foi multado em R$ 100 mil. A operação foi realizada na segunda-feira (19) e desfez o garipo ilegal.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Estudantes da Arena da Educação são finalistas da 12ª Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação

Publicado


A Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação, classificou três projetos entre os finalistas da 12ª Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (MECTI), promovida pela da Secretaria de Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

São três trabalhos voltados para a área esportiva, uma vez que a escola, que funciona na Arena Pantanal, é vocacionada ao esporte. A apresentação será online nesta quarta-feira (21.10).

O projeto Barra de Cereal: Nutrição para Alunos/Atletas visa a criação de barra nutricional para os alunos de escola plena Arena da Educação como forma de complementação nutricional. O trabalho é da aluna Maria Eduarda Dedé, do 1º ano do ensino médio, supervisionado pelo coordenador pedagógico Cleiton Santana. O projeto pode ser conferido AQUI.

O projeto Statsimple tem como foco o treinamento de técnicos e cadastramento de estatísticas de jogadores de basquete de Mato Grosso e será apresentado pelo aluno Cawan Melo, do 3º ano do ensino médio, tendo como orientador o professor Fernando Vieira. Veja  AQUI o projeto.

O projeto iSports Play – conteúdo digital de esportes – mostra o desenvolvimento de conteúdo digital em esportes direcionados aos professores de educação física do Estado. Será apresentado pelo estudante Vinícius Grawe, do 2º ano do ensino médio, supervisionado pela orientadora de práticas esportivas Majô Dias. Confira AQUI, os detalhes do projeto.

Segundo Majo Dias, o iSports Play é um projeto de distribuição de conteúdo interativo de práticas esportivas especializadas para educadores e alunos.

“As adaptações ao mundo digital, inclusive nas escolas públicas, e a escassez de conteúdos em vídeo com referências confiáveis e linguagem adequada, torna necessária a produção e distribuição de materiais com qualidade audiovisual, referenciados e bem elaborados e com distribuição gratuita”, assinala.

O projeto será desenvolvido na escola ou em teletrabalho. Todos os aplicativos, programas e softwares são utilizados em suas versões gratuitas ou anteriormente adquiridas e os dispositivos são de posse da escola ou de uso pessoal, não havendo custos operacionais no momento.

“Para o futuro, intencionamos firmar parcerias colaborativas para custeio do projeto a médio e longo prazo. O público-alvo são educadores das escolas públicas e privadas, além de estudantes. O projeto atenderá 585 pessoas de imediato, (número de inscritos no canal) e estima-se atender mais de 50 mil pessoas (educadores e estudantes de MT) ainda no primeiro mês de projeto”, ressalta.

Maju Dias explica que a quantidade total de beneficiados que poderá ser atendida, é imensurável no momento, visto que a plataforma fica disponível para acesso mundial. Nos testes iniciais, o alcance de visualizações totais da plataforma já é superior a 15 mil em sete meses. A ideia é levar conteúdo de qualidade e com linguagem acessível aos alunos de todos o estado e, por que não, do país e assim colaborar na socialização do ensino dos esportes desenvolvidos na Arena da Educação. Os esportes atendidos na arena: vôlei de praia, basquete, atletismo, futsal, xadrez, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa.

Para Majo Dias, a expectativa é a melhor possível, pois são projetos maravilhosos e que vão ao encontro com a vocação da nossa escola, além de darem mais importância ao protagonismo que os alunos tanto trabalham na escola plena, bem como já incentiva que trabalhem seus projetos de vida.

“Nossa intenção é trabalhar todos os projetos, independentemente do resultado da Mostra pois acreditamos que os alunos se dedicaram e que podem desenvolver os trabalhos. Em 2021 queremos amplia-los e tornar a Arena conhecida não somente pelas medalhas esportivas, mas também pelos resultados acadêmicos e científicos”, salienta.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

MT Escola de Teatro lança 17 cursos gratuitos de extensão; inscrições abertas

Publicado


A MT Escola de Teatro abriu inscrições para 17 cursos gratuitos de extensão que serão oferecidos a partir de novembro em formato online. Com turmas em diversas áreas, linguagens artísticas e temas, as inscrições estão disponíveis no site da instituição. Acesso por AQUI.

Ligada à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a MT Escola de Teatro selecionou os artistas docentes por meio de edital. Os professores selecionados são residentes em Mato Grosso há pelo menos dois anos e possuem experiência comprovada na área. 

As aulas serão ministradas pela plataforma Moodle e todas as turmas vão utilizar recursos de videoconferência, em sites e aplicativos. Por isso é necessário que o estudante tenha acesso à internet. Além das vídeoaulas, os cursos contemplam material didático específico e atendimento online aos estudantes. 

Com cargas horárias de 15 ou 30 horas, os cursos de extensão cultural oferecem qualificação profissional em teatro, dança, projetos, cultura popular, sonoplastia e dramaturgia. Confira a relação no final. Mais informações sobre objetivos de cada curso, professores, prazos de inscrição e matrícula, podem ser conferidos no site de inscrição.

A instituição

A MT Escola de Teatro é polo de formação criado e mantido por meio de parceria entre Secel, Cine Teatro Cuiabá, Companhia Cena Onze, Associação dos Artistas Amigos da Praça e Unemat.

A Escola oferece o primeiro curso superior tecnológico em Teatro de Mato Grosso, com modelo artístico-pedagógico que valoriza a multiplicidade das interfaces entre os campos do fazer e do refletir cênico. O mesmo sistema foi desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) desde 2009 e adotado na SP Escola de Teatro, em São Paulo.

Cursos com inscrições abertas

Aspectos Sonoros do Diálogo: Exercícios, análises e conceitos
Orientação: Jefferson Neves
Período: de 07/11 a 13/12, das 18h30 às 21h30.

Dançando o Baralho Cigano 
Orientação: Adriana Ferreira
Período: de 07 a 22/11, das 18h30 às 21h30 

Dramaturgia e Texto Cênico
Orientação: Sérgio Lima Sampaio
Período: de 07/11 a 07/12, das 18h30 às 21h30

Dramaturgia do Chão: A partir do lugar onde se vive 
Orientação: Marithê Azevedo
Período: de 03 a 11/11, das 18h30 às 22h

Liderança Organizacional e as Manifestações Populares de Mato Grosso
Orientação: Jeferson Rosa
Período: de 07 a 11/11, das 18h30 às 21h30

Oficina Criativa de Maquiagem Teatral e Técnicas com Materiais Não Convencionais – Da Pesquisa à Prática
Orientação: Eros Eduardo e Wenni Izabelli
Período: 04/11 a 02/12, das 18h30 às 21h30

Metodologias colaborativas para projetos
Orientação: Aline Velozo
Período: de 23 a 27/11, das 18h30 às 21h30

Pesquisa e Criação para Figurino
Orientação: Einstein Halking
Período: de 03/11 a 03/12, das 18h30 às 21h30
  
Residência Artística ou Encenação Doméstica
Orientação: Dani Leite
Período: de 17 a 29/11, das 18h30 às 21h30

Sonoplastia para Teatro Online – Composição e Transversalidade
Orientação: Leonardo Djan 
Período: 24/11 a 10/12, das 18h30 às 21h30

Experiências Compartilhadas de Teatro de Sombra
Grupo Penumbra
Período: 03 a 19/11, das 18h30 às 20h30

Teatro Lambe-lambe
Orientação: Juliana Graziela
Período: de 04/11 a 04/12, das 18h30 às 20h30

Teatro do oprimido e decolonialidade de gênero nos Caminhos de ser mais
Orientação: Katiuska Azambuja 
Período: de 09/11 a 07/12, das 18h30 às 21h30

Técnica de interpretação 
Orientação: Paulo Fábio Martins
Período: de 05/11 a 10/12, das 14h às 16h

Slam do Capim Xeroso e a poesia Marginal como ferramenta performativa
Orientadores: Ana Carolina Mello e Sol da Silva Ferreira
Período: de 12/11 a 12/12, das 18h30 às 21h30

Iluminação: Funcionalidade de Equipamentos para Teatros/Shows
Orientador: Julio Rocha
Período: de 28/11 a 13/12, das 18h30 às 21h30

Dança Contemporânea com ênfase em Expressão Corporal
Orientador: Luciano Oliveira
Período: De 01 a 13/12, das 18h30 às 21h30

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana