conecte-se conosco


Mato Grosso

Quarta-feira (24): Mato Grosso registra 1.859 casos e 22 óbitos nas últimas 24 hs

Publicado

Há 351 internações em UTIs públicas e 356 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 81% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (24.02), 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, foram registrados 5.716 óbitos, sendo 22 nas últimas 24 hs,  em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.859 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.203 estão em isolamento domiciliar e 231.331 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 351 internações em UTIs públicas e 356 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,44% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (52.822), Rondonópolis (18.741), Várzea Grande (15.622), Sinop (12.667), Sorriso (10.225), Tangará da Serra (9.903), Lucas do Rio Verde (9.256), Primavera do Leste (7.290), Cáceres (5.485) e Nova Mutum (5.037).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 212.114 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 788 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última terça-feira (23), o Governo Federal confirmou o total de 10.257.875 casos da Covid-19 no Brasil e 248.529 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 10.195.160 casos da Covid-19 no Brasil e 247.143 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de quarta-feira (24).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeito de Nova Xavantina João Bang assina Termo de Compromisso visando a compra de 15 mil vacinas

Publicado

Prefeito João Bang assina Termo de Compromisso em conjunto com a AMM (Associação dos Municípios Mato-grossenses) visando a aquisição de 15.000 mil vacinas, assim como o Governo do Estado de Mato Grosso que só aguarda a autorização da Anvisa para aquisição, Bang busca a aquisição de vacinas junto a indústria russa para imunizar a população.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Médica de Ribeirãozinho (MT) morre vítima da Covid-19 e médicos fazem parto de emergência em Barra do Garças (MT)

Publicado

A profissional atuava no Programa Mais Médicos em Goiás e Rio Grande do Norte.

A médica Cibele Bento Rodrigues, de 38 anos, morreu nessa terça-feira (6), no Pronto Socorro de Barra do Garças (MT), vítima da Covid-19. A profissional era natural de Ribeirãozinho (MT), mas atuou recentemente no Programa Mais Médicos em Porangatu (GO) e Galinhos (RN).

Cibele veio à Barra do Garças para uma consulta de rotina devido ao estado de gravidez, com oito meses de gestação, contudo, começou a apresentar sintomas semelhantes a Covid-19, e acabou sendo transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Milton Morbeck.

Com o agravamento de seu quadro de saúde, os médicos optaram pela realização de um parto de emergência na tentativa de salvar o bebê. Cibele Rodrigues não resistiu e foi a óbito. O bebê foi encaminhado ainda nessa terça por meio de uma UTI aérea para Goiânia (GO).

Filha do ex-vereador por Ribeirãozinho, José Rodrigues Neto, a médica retornou à cidade depois de cumprir seu contrato pelo Programa Mais Médicos em Goiás e Rio Grande do Norte.

Fonte: Rede da Notícia 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Estudante do Campo supera adversidades e consegue 940 pontos na redação do Enem

Publicado

No último ano letivo, Amanda conciliou as aulas online com estudos específicos para a prova

Com 940 pontos na redação do Enem, a estudante Amanda Ribas orgulha a Escola Estadual do Campo Bonifácio Sachetti, na zona rural de Itiquira (300 km ao sul da capital). Para a estudante, que concluiu o 3º ano do Ensino Médio no ano passado, estudar à distância na pandemia foi um desafio ainda maior. Ao alcançar uma nota tão alta em condições adversas, Amanda enumera os obstáculos que venceu. Ela iniciou os estudos na EE Bonifácio Sachetti em 2015 e se formou cinco anos depois.

“Sempre fui amante dos livros, devorando as bibliotecas e lendo de tudo um pouco, e acredito que isso também me ajudou a alcançar meus objetivos. Nasci e cresci na região rural de Itiquira, sempre estudando em escola pública e com todas as adversidades que os estudantes rurais passam, como problemas no transporte, entre outros”, assinala.

No último ano letivo, Amanda conciliou as aulas online da escola com estudos específicos para a prova do Enem, fazendo cerca de uma redação por semana para treinar. No entendimento da estudante, não foi fácil, pois foi um ano atípico para todos, enfrentando vários fatores.

“Contei com a ajuda de fora, de várias pessoas, sobretudo das professoras de português Priscila Cândido e Rosimirian Teles, que mesmo não sendo as minhas atuais professoras, foram extremamente solícitas comigo, tirando dúvidas e me auxiliando no que foi necessário para o êxito na prova. Tenho um carinho eterno por ambas. Essa nota é o reflexo de todo meu esforço e dedicação. Pretendo sempre me esforçar para obter êxito nos desafios acadêmicos e também da vida, lembrando sempre com carinho da escola rural que estudei”.

Para a professora Priscilla Cândido, todo o esforço da aluna Amanda a recompensou, pois a estudante foi sempre foi muito dedicada e contribuía com pontuações e argumentos enriquecedores nas aulas.

“Qualquer que seja a carreira profissional escolhida por ela será com o empenho e a dedicação de sempre. O legado da Amanda para nossa Escola Bonifácio é de uma aluna leitora, de consciência crítica e interpretativa impressionante. Que ela possa servir de exemplo para nossa escola e comunidade” salienta.

A assessora pedagógica Ellen Regina também comemora a nota da Amanda, pois as escolas públicas têm como foco o sucesso acadêmico e social de todos os nossos alunos. “Vibramos muito quando ficamos sabendo de resultados positivos na caminhada dos estudantes, pois revigora nosso compromisso e alegria em educar, ensinar, fazer parte da educação do nosso Estado”, frisa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana