conecte-se conosco


Mato Grosso

Reeducandas de Tangará da Serra realizam curso de confeitaria

Publicado

Cerca de 20 reeducandas participaram do curso de confeitaria pelo projeto Empreender para a Liberdade, desenvolvido pela Cadeia Pública Feminina de Tangará da Serra (240km a Médio Norte de Cuiabá) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A capacitação teve início no dia 17 de julho e terminou em 06 de novembro, com carga horária de 170 horas.

Também foram abordadas temáticas diversificada de motivação, oficinas, palestras sobre ética profissional, higiene pessoal, cuidados com alimentos e direitos da mulher. As reeducandas que participaram terão direito ao certificado de nível técnico médio, além da remição de pena.

O curso teve o intuito de proporcionar a autonomia financeira, visando a melhora na autoestima das reeducandas em situação de vulnerabilidade, por meio das atividades desenvolvidas dentro da unidade. “A satisfação das alunas em elaborar e mostrar as habilidades na produção de bolos e salgados foi nítida, sendo também observado as expectativas de futuro como mulheres empreendedoras na construção de uma nova história”, ressalta a coordenadora do projeto Marcieli Aparecida.

A carga horária do curso foi dividida em três módulos, sendo o primeiro com o núcleo fundamental que apresentou os conhecimentos de base científica do ensino médio. Já o segundo, com o núcleo articulador, abrangeu conhecimentos do curso técnico médio e educação profissional, e em terceiro lugar ficou o núcleo tecnológico, que aplicou conhecimentos de formação específica em confeitaria.

Durante o núcleo tecnológico foram produzidos bolos, salgados e elaborado caderno de receita.

O curso contou com o apoio dos servidores técnicos, docentes, estudantes da IFMT de Tangará da serra e profissionais parceiros de outras instituições públicas do município.

(Com supervisão de Débora Siqueira)

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Respiradores, monitores e equipamentos de proteção comprados pelo Governo chegam a MT

Publicado


.

Os 120 respiradores e 215 monitores comprados pelo Governo do Estado, na China, chegam nesta terça-feira (26.05) em Mato Grosso. Os equipamentos serão destinados às unidades de saúde estaduais para o tratamento dos pacientes do novo coronavírus.

O avião de carga tem chegada prevista para 14h30, horário local, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. São 26 toneladas de equipamentos.

Além dos monitores e respiradores também chegam a Mato Grosso as aquisições de macacões de proteção (40 mil), protetores faciais (5 mil), máscaras cirúrgicas (500 mil) e do tipo KN95 (50 mil). Outras aquisições, como camas elétricas e testes Covid-19, estão a caminho do Estado.

Os equipamentos foram embarcados em Shangai, na China, no início de abril. Parte do trajeto foi feito pelo mar, da China até os Estados Unidos, e o restante de avião, até Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso tem mais de 200 mil veículos emplacados no padrão Mercosul

Publicado


.

Desde de 17 de fevereiro, quando iniciou em Mato Grosso o novo modelo de placa padrão Mercosul, até o dia 25 de maio, já foram emplacados no Estado 216.423 veículos.

A frota atual de Mato Grosso é de 2.226.798 veículos, entretanto, nem todos são obrigados a realizar a troca para o novo modelo Mercosul.

A nova placa é obrigatória para os seguintes casos

– Primeiro emplacamento do veículo;

– Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo;

– Furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;

– Mudança de município ou de Unidade Federativa;

– Necessidade de instalação da segunda placa traseira, perda ou danos no lacre.

O proprietário de veículo que desejar fazer a troca voluntária para o novo modelo de placa também poderá fazer o emplacamento.

Locais de compra da nova placa

No site oficial do Detran-MT está disponível a lista com o nome, endereço, número para contato e e-mail das empresas que já estão credenciadas pelo órgão de trânsito a realizar o emplacamento no novo modelo em Mato Grosso. Confira AQUI.

Placa Mercosul

O novo modelo de placa é oriundo de um acordo entre os países do Mercosul, assinado em dezembro de 2010. O padrão mantem os sete caracteres da placa atual brasileira, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números, que poderão ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência.

O fundo também sofreu a mudança de cor e passa a ser totalmente branco. Além disso, a bandeira do Brasil e a escrita substitui o município. Com isso, os veículos com a nova placa podem circular livremente nos países que integram o Mercosul, sem autorização prévia.

A nova placa não tem mais os símbolos que permitiam a identificação de local de registro do veículo. Também sofreu mudança a cor dos caracteres para diferenciar os tipos de veículos.

Os veículos de passeio com a cor preta, veículos comerciais (aluguel e aprendizagem) na cor vermelha, carros oficiais na cor azul, a verde para veículos em teste, para veículos diplomáticos dourado e cinza prata para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão conter o código de barras tipo (QR Code) com informações do banco de dados do fabricante da placa e o número de série. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalações da PIV nos respectivos veículos, além da verificação da sua autenticidade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sesp seleciona profissionais da Saúde para atuar em unidades penitenciárias

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) publicou o edital do processo seletivo Nº 002/2020, que prevê a contratação de profissionais (de níveis técnico e superior) para atuarem temporariamente nas unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. O contrato será de até 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que haja previsão legal.

O edital, publicado na última sexta-feira (22.05), no Diário Oficial do Estado (DOE) diz que . as inscrições podem ser realizadas nos dias 28 e 29 de maio, por meio de requerimento a ser enviado para o e-mail [email protected]. O formulário e o edital podem ser acessados AQUI.

As vagas são para os cargos de Assistente do Sistema Penitenciário: Técnico em Saúde; e profissional de Nível Superior do Sistema Penitenciário – perfil Odontólogo.

Os profissionais de nível técnico atuarão nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Juína, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. É disponibilizada uma vaga por município, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário de até R$ 3.088,29.

As vagas de nível superior são disponibilizadas nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Tangará da Serra, com uma vaga cada. A jornada de trabalho também é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 6.230,17.

Após o período de inscrições, o processo seguirá para a análise de títulos e para a investigação social. O resultado preliminar será divulgado até o dia 29 de junho pelo site da Sesp-MT(www.sesp.mt.gov.br).   

As interposições de recursos deverão ser realizadas nos dias 30 de junho e 1° de julho. O resultado final será publicado até o dia 07 de julho, no Diário Oficial do Estado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana