conecte-se conosco


Nacional

São Paulo faz jus ao apelido de cidade da garoa nesta terça

Publicado

São Paulo arrow-options
Reprodução/CreativeCommons

São Paulo pode ter chuviscos ao longo do dia

A previsão do tempo nesta terça (14) na capital paulista será de dia nublado, com altos índices de umidade e chuviscos ou pancadas de chuva isoladas. 

Leia também: UDN: partido extinto há 54 anos pode voltar em dose dupla

A temperatura mínima em São Paulo é de 19ºC, mas a máxima pode superar os 27ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas ( CGE ).

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Chacina na Grande Recife deixa 5 mortos e 12 feridos

Publicado


source
Sirene
Creative Commons

Chacina foi registrada na cidade de Ipojuca, na região metropolitana de Recife.

Cinco pessoas morreram e doze ficaram feridas durante uma chacina que aconteceu na cidade de Ipojuca, na Grande Recife , na noite do último domingo (9). As vítimas são três homens e duas mulheres. As mortes aconteceram em dois locais diferentes.

Os primeiros assassinatos aconteceram em um estabelecimento que vendia alimentos. Segundo informações da polícia, homens armados chegaram em dois carros e dispararam contra as pessoas que estavam no local.

Depois disso, eles foram para outro local da cidade e fizeram o mesmo com outro grupo. Os feridos foram encaminhados para quatro unidades de saúde diferentes.

A Polícia Civil não sabe informar a motivação dos ataques. Entretanto, a corporação acredita que a chacina teria sido o desdobramento de uma disputa pelo comando do tráfico de drogas na região. Até o momento, ninguém foi preso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Projeto prevê Brasil em cúpula de aliança mundial de vacina da Covid-19

Publicado


source
Sede da OMS na Suécia
Reprodução

Sede da OMS na Suécia

A corrida pela vacina contra o novo coronavírus (Sars-coV-2) começou e para evitar endividamentos, superfaturação e a má distribuição do medicamento, a Organização Mundial da Saúde está trabalhando na criação de uma aliança mundial. Um documento obtido pela coluna de Jamil Chade aponta o Brasil como um dos possíveis 25 membros do conselho do que será conhecido como ACT.

Além de coordenar a distribuição mundial de uma vacina da Covid-19 , a meta da iniciativa é a de acelerar pesquisas em diagnósticos e tratamento. A OMS , porém, alerta que conta com apenas 10% dos recursos necessários para que o projeto possa funcionar.

Além do Brasil, essa categoria de países incluiria EUA, China, África do Sul, Rússia e Índia. Uma segunda categoria envolveria apenas países com forte capacidade de doação de recursos, entre eles Canadá, Alemanha, Japão, Noruega e França. O conselho ainda incluiria grupos regionais, tais como a União Africana, OEA ou a Liga Árabe, além da sociedade civil e entidades internacionais como o Banco Mundial e a OMS. 

A arquitetura da instituição ainda está sendo negociada e dependerá da aprovação dos principais atores internacionais. O governo americano, por exemplo, faz parte do rascunho do projeto. Todavia, seu presidente, Donald Trump, já anunciou sua saída da OMS. 

Sabendo que a meta é evitar uma corrida mundial pela vacina, num primeiro momento, todos os países que fazem parte da aliança receberiam o equivalente a 3% de sua população. Os produtos seriam destinados a vacinar acima de tudo profissionais de saúde. 

Já na segunda etapa, idosos e pessoas com doenças crônicas seriam vacinados, o que representaria 20% da população desses países.

Pelo entendimento, o Brasil precisaria fazer um pagamento de uma primeira parcela, equivalente a 15% do total do valor final. Não se sabe ainda o montante, já que isso vai depender de quantos países vão dividir a conta e qual o valor da vacina. 

À coluna, o Ministério da Saúde explicou que o governo brasileiro está negociando qual será sua contribuição para a aliança de vacinas que está sendo construída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o final de agosto, a agência quer concluir o contrato com os governos e estabelecer uma espécie de “entrada” no pagamento. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

PM que agrediu entregador em shopping é aguardado para depor

Publicado


source
homem sendo agredido
Redes sociais

Matheus foi vítima de racismo

Um dos policiais que agrediu  um jovem entregador em um shopping na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, é aguardado para depor na 37ª DP (Ilha do Governador) às 14h desta segunda-feira (10).

Segundo o programa Fantástico, da TV Globo, os agentes prestavam apoio de inteligência ao Ilha Plaza Shopping e foram identificados como Diego Alves da Silva, soldado do Batalhão de Choque, de camisa preta nas imagens; e Gabriel Guimarães Sá Izaú, sargento lotado no programa Segurança Presente.

Um jovem, identificado como Matheus Fernandes, 18 anos, foi perseguido e agredido pelos dois homens no Ilha Plaza Shopping na noite de quinta-feira. O entregador foi ao local trocar um relógio que comprou para o Dia dos Pais. A abordagem violenta aconteceu após os agressores suspeitarem de que ele teria roubado o objeto, que possuía nota fiscal.

O Ilha Plaza Shopping afirma em nota o compromisso no combate à atitudes discriminatórias, sejam elas racistas ou relacionadas à qualquer outro tema que carregue o preconceito em sua essência. O shopping manifesta repúdio ao caso ocorrido.

“Qualquer abordagem de violência é injustificável aos nossos olhares e, mesmo antes da total apuração dos fatos, a administração do shopping afastou a empresa de consultoria de segurança contratada. Nesse momento de maior “calor”, pedimos à sociedade civil, órgãos e entidades que aguardem a apuração completa dos fatos para que as medidas necessárias sejam tomadas. Diante de um cenário de racismo estrutural em esfera global, é papel de todos, assim como do Ilha Plaza Shopping, transformar e lutar por um mundo igualitário. Reafirmamos o nosso compromisso em adotar medidas para contribuir com essa luta, que é de toda a sociedade e também nossa”, diz a nota.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana