conecte-se conosco


Esportes

Seleção olímpica é convocada para competição e desfalca times no Brasileiro

Publicado


André Jardine de pé
CBF/Divulgação

André Jardine é o técnico da seleção olímpica

O técnico André Jardine
convocou nesta quarta-feira a seleção olímpica que disputará o Torneio Maurice Rivello, na França, mais conhecido como Torneio de Toulon
. O comandante listou 22 jogadores para disputa da competição, que será realizada entre os dias 1º e 15 de junho.

Leia também: TV Globo “dá o troco” no Palmeiras e coloca jogos da Copa do Brasil no PPV

Esta será a primeira etapa de preparação da seleção olímpica
que, em janeiro do próximo ano, irá em busca de uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020. O Pré-Olímpico será disputado na Colômbia e classificará duas seleções para as Olimpíadas no Japão.

Alguns nomes que atuam no futebol brasileiro foram chamados: Antony (São Paulo), Rodrygo (Santos), Pedro (Fluminense), Mateus Vital e Pedrinho (Corinthians), Lucão (Vasco), Ivan (Ponte Preta), Murilo (Cruzeiro), Guga (Atlético-MG), Iago Borduchi (Internacional), Renan Lodi (Athletico-PR) e Matheus Henrique (Grêmio).

Todos esses atletas serão desfalques de seus times no Brasileirão e perderão as 7ª, 8ª e 9ª rodadas. Além, também, de eventuais compromissos na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Leia também: Clubes poderão usar estádios da Copa América até a 8ª rodada do Brasileirão

Nesta edição do Torneio de Toulon, a seleção brasileira
está no Grupo B, juntamente com Catar, Guatemala e os anfitriões franceses. Também estão na disputa da competição Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bharein, Irlanda e México. Os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar se classificam para a semifinal.

“Entendemos a importância de estarmos iniciando este trabalho rumo aos Jogos Olímpicos
, o que também é a busca pela manutenção da nossa medalha de ouro. Estamos indo com uma equipe forte, acreditamos bastante no potencial e experiência desses jogadores para atingirmos um bom nível de atuações rapidamente”, comentou André Jardine.

Octacampeão do Torneio de Toulon, o Brasil já teve diversos craques desfilando o seu talento na competição. Nomes como Cafu, Kaká, Leonardo e Márcio Santos (na edição de 1990), Taffarel e Mazinho (1987) e Jorginho já levantaram este troféu. Careca, Mozer, Adriano, César Sampaio e Juninho Pernambucano são mais alguns brasileiros que também se destacaram em outras edições do torneio.

“É uma satisfação participar de um torneio tão tradicional e levando uma Seleção com muitos bons nomes. Sabemos da história que o Brasil tem nesta competição e a gente acredita estar indo com um grupo à altura”, analisou Jardine.

Leia também: São Paulo ou Flamengo? Justiça exige que CBF decida destino da Taça das Bolinhas

A delegação brasileira se apresenta no dia 27 de maio no Brasil e embarca diretamente para Marselha, na França. A estreia da seleção olímpica
está marcada para o dia 2 de junho contra a Guatemala. Três dias depois, o Brasil pega a França, em 5 de junho. O encerramento da primeira fase será no dia 8, contra o Catar.

Confira a lista de convocados:


Goleiros

Lucão – Vasco da Gama
Lucas Perri – Crystal Palace (Inglaterra)
Ivan – Ponte Preta


Defensores

Gabriel – Lille (França)
Murilo Paim – Cruzeiro
Luiz Felipe – Lazio (Itália)
Lyanco – Bologna (Itália)
Emerson – Real Betis (Espanha)
Guga – Atlético-MG
Iago Borduchi – Internacional
Renan Lodi – Athletico-PR


Meio-campistas

Douglas Luiz – Girona (Espanha)
Thiago Maia – Lille (França)
Tabata – Portimonense (Portugal)
Wendel – Sporting (Portugal)
Mateus Vital – Corinthians
Matheus Henrique – Grêmio


Atacantes

Pedrinho – Corinthians
Matheus Cunha – RB Leipzig (Alemanha)
Rodrygo – Santos
Antony – São Paulo
Pedro – Fluminense​

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Futebol: Federação enviará a governo de SP nova proposta para retorno

Publicado


.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira (5) que encaminhará novamente aos governos do estado de São Paulo e das prefeituras uma proposta “minuciosa” para retomada dos treinamentos em cidades onde as atividades ainda não foram liberadas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O assunto foi tratado em uma videoconferência realizada nesta sexta-feira (5), que reuniu dirigentes da entidade, representantes dos 16 clubes da Série A-1 (primeira divisão) do Campeonato Estadual e dos sindicatos paulistas de atletas e árbitros.

Segundo comunicado oficial, emitido após a reunião, a FPF justifica o novo contato junto às autoridades “diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do futebol paulista”. Ainda segundo a nota, o protocolo de retorno prevê “a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos”.

No fim de maio, em entrevista coletiva, o governador João Doria, de São Paulo, explicou que a retomada de atividades esportivas, a partir de junho, dependeria da situação de cada região do território paulista,  que estão sendo avaliadas em cinco fases – quanto mais avançada a etapa, maior a flexibilização. A revisão das fases se dá a cada 14 dias. O estadode São Paulo é o mais afetado no país pela covid-19, com 134.565 casos confirmados e 8.842 mortes registradas desde o início da pandemia, conforme números apresentados pela Secretaria de Sáude.

No momento, a região metropolitana de São Paulo (exceto a capital), a Baixada Santista e o Vale do Ribeira ainda estão na primeira fase, que libera somente o funcionamento de serviços essenciais. As áreas de Bauru, Araraquara, São Carlos, Barretos e Presidente Prudente foram alocadas na fase três – liberação da retomada de estabelecimentos como bares e restaurantes, com medidas de distanciamento -, enquanto o restante do Estado ( inclusive a capital) constam na fase dois, que permite a reabertura de concessionárias, escritórios, comércio e shoppings, com restrições.

Ainda não há previsão de data para o reinício do Estadual, suspenso desde o dia 16 de março, após a vitória do Guarani sobre a Ponte Preta,por 3 a 2, em Campinas (SP), já com portões fechados. A primeira divisão paulista foi suspensa na décima rodada, restando duas para o término da primeira fase. A FPF tem defendido que o torneio seja finalizado “em campo”. Segundo o cronograma anunciado por Doria, o retorno do campeonato só seria liberado na quinta e última etapa do processo de flexibilização da quarentena.

A expectativa da FPF é ter uma resposta do governo estadual até a próxima reunião, marcada para a próxima terça (9), às 11 horas. Hoje (5), em entrevista coletiva, o governador paulista adiantou que “ainda não há uma posição definitiva para o retorno do futebol e demais esportes”. Já sobre a retomada do Paulistão, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho, explicou que o poder público trabalha em duas frentes.

“Primeiro, temos um grupo estudando a forma como o vírus se espalha e pode ser disseminado em uma corrida, uma atividade de bicicleta ou em um jogo de futebol, basquete ou tênis. Pretendemos levar, nas próximas duas semanas, isso para discussão do comitê de crise, para embasar uma sugestão de eventual abertura desse tipo de atividade, se for seguro e possível”, descreve  Carvalho, durante sabatina com jornalistas. “Na outra frente, temos tido contato com as federações e estamos aguardando que elas apresentem os protocolos dos clubes, para colocarmos em discussão mais detalhada se será possível voltarmos com os campeonatos e o que foi interrompido [pela pandemia]”, completou.

Na Série A-1, o Red Bull Bragantino é o único que, por enquanto, confirmou ter retomado as atividades, fato que desagradou dirigentes de alguns grandes clubes, que anteriormente  haviam se reunido com a FPF, em defesa da volta de forma conjunta. Em nota, o time de Bragança Paulista (SP) disse que a prefeitura local liberou o reinício dos treinamentosa e afirmou ter seguido “todas as recomendações das organizações governamentais e de saúde” , além de ter apresentado um “protocolo completo” para o poder público.

“Com a aprovação em mãos e todas as pessoas envolvidas devidamente testadas, iniciamos trabalhos físicos, em grupos reduzidos e sem bola. Treinos similares aos que vinham sendo realizados por vídeo, mas com condições de trabalho físicas e emocionais mais adequadas”, afirmou a nota do Bragança Paulita. O comunicado do clube assegura não existir “nenhuma tentativa de obter vantagem técnica, mas sim de dar um primeiro passo consciente e seguro rumo à retomada do futebol.”.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Premier League divulga detalhes das primeiras rodadas após suspensão

Publicado


.
Dia 21 de junho pode ter time gritando “É campeão!”. Trata-se do Liverpool, que tem a possibilidade de levar o título inglês na 30ª rodada, faltando oito para serem disputadas. Nesta sexta-feira (5), a Premier League divulgou os detalhes das três primeiras rodadas após a paralisação de mais de três meses, provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os primeiros confrontos estão marcados para o 17 de junho, uma quarta-feira. Serão duas partidas válidas pela 28ª rodada, que foram adiadas. Aston Villa e Sheffield em em campo às 14h (horário de Brasília) e, logo depois, às 16h15min, o Manchester City enfrenta o Arsenal. O segundo confronto pode ajudar a definir o campeão da temporada.

Ouça na Rádio Nacional

 

Se o Manchester City perder para o Arsenal, o Liverpool só precisará derrotar o Everton para levantar o caneco de campeão inglês pela primeira vez na sua história, após 30 anos disputando a Premier League. Everton e Liverpool jogarão no domingo (21), às 15h, porém ainda não há a confirmação de que a partida será disputada no Goodison Park, casa do Everton, na cidade de Liverpool.

Nesta semana, o técnico Jürgen Klopp declarou,  em entrevista à rede de televisão pública BBC, que o clube está ciente de que ainda não é o campeão da temporada. Klopp afirmou que existem 27 pontos para serem jogados e que o Liverpool vai tentar conquistar todos. O técnico avisou também que, caso seja campeão, a celebração do elenco será interna e depois com os torcedores, quando isso for permitido.

Confira os primeiros jogos da Premier League (horário de Brasília):

28ª rodada

17 de junhoquarta-feira:

14h – Aston Villa x Sheffield (Villa Park)

16h15 – Manchester City x Arsenal (Etihad Stadium)

 

30ª rodada

19 de junhosexta-feira:

14h – Norwich City x Southampton (Carrow Road)

16h15 – Tottenham x Manchester United (Tottenham Hotspur Stadium)

20 de junhosábado

08h30 – Watford x Leicester City (Vicarage Road)

11h – Brighton x Arsenal (Amex Stadium)

13h30 – West Ham x Wolverhampton (London Stadium)

15h45 – Bournemouth x Crystal Palace (Vitality Stadium)

21 de junhodomingo

10h – Newcastle x Sheffield  (St. James’ Park)

12h15 – Aston Villa x Chelsea (Villa Park)

15h – Everton x Liverpool (a confirmar)

22 de junhosegunda-feira

16h – Manchester City x Burnley (Etihad Stadium)

 

31ª rodada

23 de junhoterça-feira

14h – Leicester x Brighton (King Power Stadium)

16h15 – Tottenham x West Ham (Tottenham Hotspur Stadium)

24 de junhoquarta-feira

14h – Manchester United x Sheffield (Old Trafford)

14h – Newcastle United x Aston Villa (St. James’ Park)

14h – Norwich x Everton (Carrow Road)

14h – Wolverhampton x Bournemouth  (Molineux Stadium)

16h15 – Liverpool x Crystal Palace (Anfield Road)

25 de junhoquinta-feira

14h – Burnley x Watford (Turf Moor)

14h – Southampton x Arsenal (St. Mary’s Stadium)

16h15 – Chelsea x Manchester City (Stamford Bridge)

 

32ª rodada

27 de junhosábado

08h30 – Aston Villa x Wolverhampton (Villa Park)

28 de junhodomingo

10h30 – Watford x Southampton (Vicarage Road)

29 de junhosegunda-feira

16h – Crystal Palace x Burnley (Selhurst Park)

30 de junhoterça-feira

16h15 – Brighton x Manchester United (Amex Stadium)

1º de julho, quarta-feira

14h – Bournemouth x Newcastle (Vitality Stadium)

14h – Arsenal x Norwich City (Emirates Stadium)

14h – Everton x Leicester (Goodison Park)

16h15 – West Ham x Chelsea (London Stadium)

2 de julhoquinta-feira

14h – Sheffield x Tottenham (Bramall Lane)

16h15 – Manchester City x Liverpool (a confirmar)

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Duda Amorim é eleita a melhor defensora da Champions League

Publicado


.

A jogadora Eduardo Amorim, mais conhecida como Duda Amorim,  da seleção brasileira feminina de handebol, foi eleita hoje (5), pela quarta vez na carreira, a melhor defensora da temporada 2019/20 da Champions League (Liga das Campeãs) da modalidade. O anúncio foi feito pela Federação de Handebol da Europa (EHF, sigla em inglês), por meio de comunicado oficial publicado no site da entidade. Esta é a segunda vez seguida que Duda Amorim, como é mais conhecida, é escolhida como melhor defensora.

“Estou muito feliz com essa nomeação. E muito agradecida de ter recebido tantos votos! Essa conquista serve de motivação pra começar mais uma temporada”, revelou a atleta catarinense, à Agência Brasil. 

Duda Amorim defende o time húngaro Gyory Eto KC, desde 2009. A brasileira recebeu 11.029 votos na eleição realizada no site da EHF.

Além de ter feito parte da seleção do continente europeu nos anos de 2016, 2017, 2019 e 2020, Duda coleciona várias outras conquistas expressivas. Entre elas, a defensora foi escolhida a melhor jogadora do mundo em 2014, conquistou cinco troféus da Champions League, e também fafturou o título mundial com a seleção brasileira em 2013.

Vale destacar que a votação desse ano ocorreu mesmo sem a Champions League ter sido finalizada. Os jogos eliminatórios foram adiados para o final do ano, e as novas datas ainda não foram definidas. Existe a possibilidade das quartas de final serem canceladas, com o torneio indo direto para a disputa do “Final Four”, já confirmado para os dias 5 e 6 de setembro. A fase final ocorreria com as quatro melhores equipes da primeira fase: Metz, Esbjerg, Györi e Brest Bretagne.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana