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Mato Grosso

SES monitora rede de atenção às urgências em hospitais e prontos-socorros

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A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do grupo condutor da Rede de Atenção às Urgências de Mato Grosso (RAU-MT), iniciou, na 1ª semana de janeiro deste ano, o monitoramento das unidades de saúde que possuem serviços habilitados e qualificados pelo Estado na Baixada Cuiabana.

O monitoramento deverá ser concluído em fevereiro, contemplando um total de 10 unidades, entre hospitais públicos e privados e prontos-socorros. Acompanham o trabalho os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT).

A ferramenta de coleta de dados é composta por questões que abordam itens como infraestrutura, recursos humanos, humanização, gestão da clínica, segurança do paciente, indicadores e a implantação da Rede de Atenção às Urgências. Nas unidades, são monitorados os seguintes serviços: Porta de Entrada de Urgência e Emergência; Leitos de Retaguarda Clínica e Leitos de UTI Adulto e Pediátrico.

Os técnicos da SES-MT iniciaram as ações pelos Hospitais de Câncer de Mato Grosso, Universitário Júlio Muller e Santa Helena. Serão monitorados ainda o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o Pronto Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, o Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva (Metropolitano de Várzea Grande), o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, o Hospital Infantil e Maternidade Femina e o Hospital Amecor.

De acordo com a Superintendente de Atenção à Saúde, Elaine Morita, após a etapa de visita in loco e aplicação da lista de deveres, será elaborado relatório descritivo dos serviços monitorados para conhecimento e providências, documento que será apresentado e encaminhado aos gestores das unidades de saúde do município, do Estado e para a Coordenação Geral de Urgência do Ministério da Saúde.

A gestora ainda explica que a nova ferramenta representa um grande avanço para a Rede de Urgências em Mato Grosso, pois é justamente a atenção integrada que os gestores se dispõem a prestar, neste momento. “A Gestão do Cuidado em Saúde passa pela Atenção Primária, Secundária e Terciária. Técnicos e gestores juntos podem e devem desenvolver tecnologias e capacitar pessoas no sentido de trazer melhorias ao SUS.”

A institucionalização da prática de monitoramento e avaliação, por intermédio de indicadores de processo, desempenho e resultado, permite a avaliação e a qualificação da atenção prestada, sendo esta ação uma das diretrizes que norteia a implantação da Rede de Atenção às Urgências.

Os dados coletados serão disponibilizados no FormSUS (Serviço de dados do DATASUS) e vão formar o banco de dados nacional do Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências, sendo utilizados para análise de indicadores do componente hospitalar de urgência.

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Mato Grosso

Unidades do Detran-MT abertas ao público realizam apenas serviços não disponíveis online

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Os cidadãos que buscarem atendimento nas 43 unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) que estão abertas para o público, além da necessidade de fazer o agendamento prévio para ser atendido, também deve conferir se o serviço que deseja está disponível de forma online, no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Isso porque as unidades que estão abertas no Estado estão realizando apenas os serviços exclusivamente presenciais, que não estão disponíveis online. “Essa é uma forma de evitar aglomerações além de reduzir a demanda nas unidades com serviços que podem ser feitos via site ou aplicativo”, reforçou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Nas 43 cidades que estão com o atendimento ao público em funcionamento, os cidadãos podem realizar os seguintes serviços:

Na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos e serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

Na área de Habilitação: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

Como forma de garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.  

Agendamento

Nas unidades que estão em funcionamento, o cidadão será atendido somente por agendamento, para evitar aglomeração. Para isso, deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher qual das 43 unidades deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Centro Integrado de Operações celebra 16 anos de atividades

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Nos primeiros seis meses de 2020, os canais de emergência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registraram mais de 328 mil ligações em Cuiabá e Várzea Grande. Em operação desde o ano de 2004, o Ciosp, que integra a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), celebra nesta segunda-feira (10.08), 16 anos de atividades com prestação de serviço para a população e integração das forças de segurança.

Nos municípios, os atendimentos são realizados pelas unidades policiais. O coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa lembra que o Centro Integrado deixou de ser um ambiente físico e passou a integrar as unidades de segurança pública para garantir eficiência no atendimento à população.

“Ao longo desses 16 anos o Ciosp reuniu as principais forças públicas de segurança de forma integrada, compartilhando recursos humanos, informações, tecnologias e banco de dados, com o objetivo de prestar serviço de qualidade por meio do atendimento emergencial ao cidadão e despacho de ocorrências da região metropolitana”, enfatiza.

Além das ligações, a central coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e também o videomonitoramento.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca a importância da data de aniversário do Ciosp e a qualidade do serviço desempenhado em prol dos cidadãos.

“É uma honra parabenizar o Ciosp pelos 16 anos de existência. Neste momento a gente percebe a evolução clara do sistema. Estamos recebendo o sistema de rádio comunicação digitalizado, criptografado e que vai melhorar a qualidade dos serviços dos nossos policiais da ponta”.

O Centro Integrado é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), chamadas de emergência de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (118), disque denúncia da Polícia Judiciária Civil (197) e denúncias de violência contra a mulher (181), Guarda Municipal de Várzea Grande (153), Defesa Civil (199) e Polícia Rodoviária Federal (191).

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Em fuga, homem provoca acidente e deixa R$ 14 mil espalhados no asfalto

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Policiais militares do 5º BPM de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam na noite deste domingo (09.08), um homem por direção perigosa e por associação ao tráfico de droga, no bairro Vila Operária.

A equipe realizava ronda quando solicitou ordem de parada ao piloto de uma motocicleta Honda XRE vermelha, que não atendeu o pedido e saiu em alta velocidade. Foi iniciado o acompanhamento até o momento que o suspeito bateu em um Siena branco, o que causou a sua queda e escoriações pelo corpo. Ele carregava R$ 14 mil em dinheiro que ficou espalhado pela via.   

Questionado, o homem respondeu que foi contratado pelo tio para pegar o dinheiro no bairro Jardim Iguaçu para comprar uma grande quantidade de maconha. Próximo do local combinado onde iria pegar o entorpecente foi onde os policiais solicitaram a ordem de abordagem.

Com a queda, o aparelho celular ficou danificado não sendo possível averiguar as localizações conforme o suspeito tinha alegado. Ele disse que receberia R$ 1 mil pelo serviço. O suspeito denunciado foi identificado, diligências continuam na sua busca.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT

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