conecte-se conosco


Política Nacional

STJ adia julgamento de recurso de Flávio Bolsonaro sobre caso das ‘rachadinhas’

Publicado


source
flávio
Beto Barata/Agência Senado

Senador Flávio Bolsonaro tem julgamento de recurso adiado

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, retirou da pauta de julgamentos desta terça-feira (15) o recurso da defesa de  Flávio Bolsonaro que pede para paralisar as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Com o adiamento, o julgamento da defesa do senador não tem data para ser retomado. Esta não é a primeira vez que o recurso é negado pelo ministro Felix Fischer. As outras vezes foram em abril e outra em maio.

Investigação

Flávio Bolsonaro é investigado por suspeita de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo o MP do Rio, Flávio foi chefe de uma organização que atuou em seu gabinete no período em que foi deputado estadual, de 2003 a 2018. O esquema desviava salários de servidores de seu gabinete para uso pessoal, esquema conhecido como “rachadinhas”. 

A estimativa é que cerca de R$ 2,3 milhões tenham sido movimentados durante o esquema, que envolveu o amigo da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Bolsonaro e Felipe Neto entram em lista de 100 mais influentes da revista ‘Time’

Publicado


source
duas fotos de homens
Creative Commons

Bolsonaro e Felipe Neto estão na lista da Times

O presidente da República Jair Bolsonaro e o influenciador digital são os únicos brasileiros na lista de 100 pessoas mais influentes  do mundo em 2020 realizada pela revista americana ‘Time’. Os eleitos foram divulgados nesta quarta-feira (23).

Na categoria “Líderes”, Bolsonaro aparece junto com outros governadores como Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Angela Merkel, da Alemanha, Xi Jinping, da China.

O perfil do presidente brasileiro na revista apresenta números negativos de seu mandato, como os 137 mil mortos pelo coronavírus no Brasil, a “pior recessão em 40 anos” e os “mais de 29 mil incêndios na floresta amazônica apenas em agosto”, mas também o apoio de 37% dos brasileiros.

“O índice de aprovação de Bolsonaro se deve em parte aos pagamentos mensais de ajuda de emergência feitos aos mais pobres do País durante a pandemia. Mas também reflete os seguidores fervorosos, que quase o cultuam, que ele comanda”, afirmou a Time.

O perfil do influenciador Felipe Neto foi incluído na categoria “Ícones”. A Time destacou seus 51 milhões de seguidores nas redes sociais. O texto de apresentação conta que o influenciador, de origem humilde, começou há uma década criando conteúdo para YouTube e “rapidamente encontrou fama, um público jovem enorme e leal e patrocínios lucrativos”.

Sua atuação mudou a partir de 2018 quando ele “redirecionou sua popularidade” para se tornar um dos “oponentes mais eficazes de Jair Bolsonaro”.

Personalidades como a professora e escritora Angela Davis, a tenista Naomi Osaka também fazem parte da lista.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Eduardo Bolsonaro depõe por mais de 6 horas sobre atos antidemocráticos

Publicado


source
bolsonaro
Reprodução

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)


O filho do presidente da República e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) depôs por mais de 6 horas à Polícia Federal (PF) na última terça-feira (22) no âmbito do inquérito sobre o financiamente e a organização de atos antidemocráticos.


Eduardo prestou o depoimento em seu próprio gabinete, em Brasília, e foi realizado pela delegada Denisse Dias Ribeiro, responsável pela investigação do esquema de estimulo às manifestações antidemocráticas.

Informações colhidas pelo jornal O Estado de São Paulo dizem que Eduardo foi questionado sobre a sua relação com investigados no inquérito , como o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos , dono do canal Terça Livre, além de ser ouvido sobre se participou, organizou ou se beneficiou financeiramente pela publicação de conteúdos em suas redes sociais em defesa da intervenção militar e o fim da democracia por meio do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. 

Além de Eduardo, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também será ouvido e assim como o irmão deverá depor na condição de testemunha. A Polícia Federal negociou durante duas semanas o depoimento de Eduardo Bolsonaro. O nome do deputado federal foi mencionado pelo pastor RR Soares em seu depoimento, segundo ele, Eduardo entrou em contato para tratar do aluguel de uma rádio em São Paulo pois um amigo estava interessado.

Outro depoente, o youtuber Adilson Nelseu Dini, disse que o deputado federal participou de encontros na casa de Allan dos Santos, acusado de organizar e convocar os atos antidemocráticos. Allan mantinha um grupo no Whatsapp com deputados bolsonaristas e chegou a sugerir a intervenção militar para um assessor do presidente.

“Os encontros, muitas vezes de confraternização, envolvendo amigos e pessoas que comungam a ideia de apoiamento ao presidente Jair Bolsonaro, que já ocorreram na casa de Allan, situada no Lago Sul em Brasília, onde algumas vezes participou Eduardo Bolsonaro, não é conhecido, e nem pode ser chamado, de ‘ Gabinete do Ódio ‘”, disse o youtuber à PF, em junho deste ano.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Pedidos de candidaturas para vereador aumentam 52% no município de São Paulo

Publicado


source
Câmara de São Paulo
Divulgação / Câmara de São Paulo

Câmara de São Paulo pode ter 52% de candidatos a mais do que 2016 nas eleições deste ano

As eleições do município de São Paulo para vereador  podem ser mais concorridas em 2020. Para cada uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal há 35 candidatos. Esse é o cenário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha até esta terça-feira (22), com a chegada de um total de 1.927 pedidos de registro de candidatura de vereadores para a capital paulista.

O número representa 51,8% a mais do que houve nas eleições de 2016, quando havia 1.269 pedidos. Esse total de candidatos pode mudar de acordo com a aprovação ou não do registro das candidaturas pela Justiça Eleitoral e desistências também podem ocorrer. Só em 206, 675 do total de pedidos foram impugnados.

As candidatas mulheres também aparecem com mais presença entre os registros enviados ao TSE neste ano. Em 2016, eram 393, o que representava 31% do total. Agora são 688 registros, ou 35% do total de candidatos.

Em 2020, as coligações para eleger vereadores estão proibidas e os partidos não podem mais fazer alianças para aumentar as chances de conseguir vagas nas câmaras municipais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana