conecte-se conosco


Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Semob lança 2ª edição do Faixa Cidadã

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) segue com ações do Maio Amarelo e faz o lançamento da 2ª edição do projeto Faixa Cidadã, nesta quinta-feira (16), na Escola Estadual Dione Augusta, no CPA IV. O programa estimula a prevenção de acidentes por meio da adoção de hábitos conscientes no trânsito.

Sendo assim, a partir de 8h, agentes de trânsito vão orientar alunos da unidades e distribuir material educativo relacionado ao tema. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, também estarão presentes na ocasião.

Em 2019 o mote do Maio Amarelo é: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” e, por intermédio das crianças, sob a assinatura “#ME OUÇA”, o Maio Amarelo leva à toda comunidade, reflexões sobre comportamentos seguros.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do programa Faixa Cidadã

Onde: Escola Estadual Dione Augusta – Av Tuiuiu 5º Etapa, Cpa IV 

Quando: Às 8h de quinta-feira (16/05)

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá desta quinta-feira (04)

Publicado


.

Nesta quinta-feira (04), Cuiabá tem 975 casos confirmados de residentes no município e 300 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 253 já estão recuperados da doença e houve 13 óbitos de residentes e 18 de não residentes. Na rede hospitalar há 124 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 78 na UTI e 46 em enfermaria. Também estão internados 102 pacientes com suspeita da doença, sendo 61 na UTI e 41 em enfermaria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Câmara de Cuiabá faz Live com Delegada de Defesa da Mulher com tema Violência

Publicado


.

A Câmara Municipal de Cuiabá através da Sala da Mulher Vereadora Maria Nazareth Hahn organizou uma “Live” em sua página no Instagram, na tarde desta quinta-feira (04), com a participação da titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Jozirlethe Magalhães Criveletto.

A delegada da DEDM foi convidada pelo legislativo municipal para abordar o tema “Violência Doméstica em Tempos de Pandemia”, sob a égide da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.34/2006). Na ocasião, Jozirleth fez uma explanação inicial sobre os tipos de violência mais comuns que as mulheres têm sofrido atualmente. Segundo ela, existe a violência física que diz respeito à lesão corporal e a tentativa de homicídio, a violência psicológica que traz danos emocionais à vítima, a violência moral que inclui a imagem denegrida, a violência sexual inclusive doméstica, e a violência patrimonial que envolve patrimônio e valores econômicos. Crimes tipificados pela Lei Maria da Penha no ano de 2006.

Respondendo aos eventuais questionamentos que surgiram por parte das pessoas que acompanharam a transmissão da “Live”, a delegada ressaltou que a delegacia especializada está atendendo normalmente durante este período de pandemia.

“No momento inicial do atendimento, a delegacia conta com os serviços de uma assistente social que faz o acolhimento da vítima, fornecendo todo apoio e orientação. Em seguida, uma psicóloga começa o processo de acompanhamento virtual da mesma, através de um número de WhatsApp”, acrescentou Jozirlethe.

A esposa do presidente Misael Galvão e primeira dama do legislativo, Adélia Galvão destacou a importância de abordar o tema violência contra a mulher. Segundo ela, o intuito é tão somente auxiliar e ajudar a mulher em seu posicionamento e necessidade.

“Eu fico grata com esta equipe que mesmo em momento de pandemia nos ajuda a buscar soluções aos problemas que estão surgindo. A Live veio ao encontro do pensamento de Misael, que é trabalhar, dar voz e lutar pelos projetos e ações voltadas às mulheres. Vamos sim, com toda nossa equipe estar desenvolvendo trabalhos em prol da mulher. Falamos sempre nisso, porém, falta mais ação em certos momentos. E vamos agir, violência NÃO. O primeiro bate papo com a doutora Jozirlethe foi só o início e o que pudermos fazer, vamos fazer”, acrescentou Adélia Galvão.

De acordo com Thamires Rondon, Chefe do Núcleo de Apoio a Mulher, Criança e Idoso do parlamento municipal, responsável pelos projetos da Sala da Mulher, desde o início ela teve muita esperança em levar informações importantes a inúmeras mulheres. “Sei que às vezes é um tema dolorido, de difícil aceitação, mas que nos levam muitas vezes a salvar vidas”, pontuou a chefe do núcleo.

Dentre os principais canais de comunicação da Sala da Mulher estão o telefone fixo (65) 3617-1569 e o WhatsApp (65) 9.9235-1835.

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia a entrega da terceira etapa dos Kits da Alimentação Escolar para alunos do Programa Bolsa Família

Publicado


.

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quinta-feira (4) a entrega nas unidades educacionais da terceira etapa dos Kits da Alimentação Escolar. Os kits estão atendendo a 18 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, beneficiários do programa federal Bolsa Família. Os kits são entregues nas unidades educacionais e as equipes gestoras das unidades, organizam a entrega dos alimentos aos pais ou responsáveis pelos alunos.

Até a próxima terça-feira (9), de acordo com a previsão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, os kits serão entregues nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), unidades de creche e Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEICs). Em seguida, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e unidades do campo. A ação é coordenada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Os kits são compostos por 7 itens, que já fazem parte do cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino, e contém produtos não perecívis como  arroz, feijão, macarrão, óleo, fubá ou farinha, leite, biscoito doce ou salgado e também itens de higiene, sabonete e três barras de sabão.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado lembrou que a entrega dos kits é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para atender os alunos em situação de maior vulnerabilidade social. “Assim que os kits chegam nas unidades educacionais, as equipes gestoras organizam a entrega aos pais ou responsáveis que são avisados do dia e hora que devem buscar os alimentos. É importante lembrar que essa organização é necessária para que não haja aglomeração e para que as  unidades possam se preparar, para receber os pais ou responsáveis,com toda a segurança, a fim de evitar a propagação da Covid-19”, disse Edilene Machado.

Nas unidades todos os cuidados de biossegurança são observados, como distanciamento,  uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel e os pais devem utilizar máscaras, quando forem retirar os kits.

A secretária adjunta Edilene Machado destacou também que os Kits da Alimentação Escolar são distribuídos por cada criança e, em quantidade suficiente para 15 dias.

Para receber o Kit da Alimentação Escolar, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do CAD Único e o comprovante do pagamento do último benefício.

Com mais essa ação, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação somará 54 mil Kits da Alimentação Escolar entregues a alunos beneficiários do Bolsa Família, desde o início da pandemia em março, quando o executivo Municipal determinou a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais, entre outras medidas, a fim de conter a disseminação do coronavirus na Capital.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana