conecte-se conosco


Política Nacional

“Tem medo do quê? Enfrenta”, diz Bolsonaro sobre Covid-19

Publicado


source
Presidente Jair Bolsonaro
Reprodução/CNN/17/7/2020

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexta-feira (31) que “todos vocês vão pegar um dia. Tem medo do quê? Enfrenta!”. A fala sobre os casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foi feita durante sua passagem pela cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul.

“Lamento. Lamento as mortes. Morre gente todos os dias de uma série de causas. É a vida, é a vida”, disse Bolsonaro ao afirmar que não negligencia a Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus.

A fala do presidente sobre o novo coronavírus foi feita após ele causar uma aglomeração na cidade de Bagé, tirar sua máscara,  elogiar um ditador e segurar crianças. Ele estava na cidade para entregar chaves de residências populares e inaugurar uma escola cívico-militar.

Bolsonaro defende que “estou no grupo de risco. Agora, eu nunca negligenciei. Eu sabia que um dia ia pegar. Infelizmente, acho que quase todos vocês vão pegar um dia. Minha esposa agora está, depois de quase eu mês que peguei o vírus, ela pegou”.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Bolsonaro diz que críticas sobre Amazônia são “injustas”

Publicado


source
Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR

Presidente Jair Bolsonaro minimizou desmatamento amazônico em conferência internacional

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a floresta tropical não pega fogo e que as críticas recebidas pelo governo sobre a falta de compromisso com a preservação do meio ambiente são “injustas”. A declaração foi feita nesta terça-feira (11), durante uma videoconferência com a II Cúpula Presidencial pela Amazônia .

“Nós todos sabemos da importância dessa região para todos nós, bem como do interesse de outros países nessa região, e também sabemos o quanto nós somos criticados, de forma injusta, por parte de muitos países do mundo. Você pode ver: junho deste ano, levando-se em conta junho do ano passado, nós registramos uma diminuição de 28% de desmatamento e de queimadas, ainda assim, somos criticados”, afirmou Bolsonaro durante a reunião.

O evento contou com a presença de chefes de estado de países em que o bioma amazônico está presente. Bolsonaro chegou a citar que as riquezas materiais e biodiversidade da Amazônia não deveriam ter tantas regras para exploração de terras indígenas, contexto que ele chamou de “excesso”. O presidente também alegou durante a reunião que não há áreas desmatadas entre as regiões de Boa Vista e Manaus .

“Eu digo aos senhores, e a todos os embaixadores que recebo, que convido para sobrevoar comigo, dentro do avião da Força Aérea … por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus, aproximadamente 600 quilômetros, eles não acharão nenhum foco de incêndio, nem um quarto de hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só, até mesmo por sua pujança, e por ser floresta úmida não pega fogo. Então, essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros”, sustentou Bolsonaro .

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Hospitalizado, Toffoli pode estar com reação alérgica ao prédio do STF

Publicado


source
Ministro Dias Toffoli
Antonio Cruz/Agência Brasil

Ministro Dias Toffoli

presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli , está  internado desde domingo (9) no Hospital DFStar, em Brasília, com pneumonite alérgica que pode ter sido causada pelo sistema de ar condicionado do STF, segundo informou o novo boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (11).

Toffoli foi diagnosticado com pneumonite por hipersensibilidade, uma reação alérgica que pode ser causada por fungos, ácaros ou bactérias.  

“O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado”, informou o boletim desta terça. Dessa forma, a reação alérgica pode ser ao sistema de ar condicionado do STF.

A cardiologista do hospital , Ludhmilla Hajjar, indicou que o STF  realize “um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado”.

O presidente do STF teve duas internações recentes no hospital devido a um quadro respiratório, no entanto, “foram descartadas infecções virais incluindo COVID-19”.

Apesar de ainda não haver previsão de alta, Toffoli “encontra-se em perfeitas condições” e está em um quarto do hospital.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

PT quer antecipar Lula na campanha de São Paulo para evitar apoio a Boulos

Publicado


source
boulos
Guilherme Boulos / Twitter

Boulos esteve presente no último discurso de Lula antes da prisão do ex-presidente


A cúpula do PT em São Paulo pretende antecipar a participação do ex-presidente Lula na campanha do pré-candidato à Prefeitura da capital paulista pelo partido, Jilmar Tatto. A deicsão é tomada com base nas declarações recentes de petistas, como Celso Amorim, de apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina, pelo PSOL .


O PT teme novas deserções e a perda de capital eleitoral para outro partido de esquerda na principal capital do país. Artistas e intelectuais historicamente ligados ao PT, como Chico Buarque e a filosófa Marilena Chauí, assinaram um manifesto de apoio a candidatura de Boulos. O ex-chacnceler de Lula, Celso Amorim, ainda filiado ao PT, já havia declarado apoio aos cadidatos do PSOL.

“O Celso é uma pessoa muito querida por todos nós, mas não tem muita influência em São Paulo”, afirmou o deputado estadual José Américo Dias (PT-SP), coordenador de comunicação da campanha de Tatto.

Conversas privadas analisadas pelo portal Terra  revelam que o partido tem medo de perder apoio junto à classe média e inviabilizar a candidatura de Tatto como um nome competitivo. Chico Buarque e Celso Amorim votam no Rio, mas o PT teme que outros nomes importantes comecem a se manifestar a favor de rivais eleitorais. 

Tatto deve ir até Lula pedir apoio a sua candidatura. A ideia inicial do partido era de usar o ex-presidente nas campanhas municipais apenas em setembro, quando tem início o calendário eleitoral. Lula não participou do ato de lançamento do site da campanha de Jilmar Tatto, na semana passada. 

Lula queria que Fernando Haddad disputasse o pleito na cidade de São Paulo, mas não teve força para emplacar o seu candidato no partido. Tatto tem tentado reunificar o partido, por isso buscou o ex-prefeito Haddad e  seus adversários na disputa interna Padilha e Américo (que apoiou o deputado Carlos Zarattini) para compor a equipe que coordena a sua campanha. 

O grupo de artistas deve se posicionar até o final de semana apoiando a candidatura de Tatto, mas não há nomes expressivos assinando o manifesto. Os mais famosos são os atores Sérgio Mamberti e Celso Frateschi.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana