conecte-se conosco


Policial

Três homens condenados por estupro de vulnerável tem prisão cumprida em Barra do Bugres

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

Três homens condenados pelo crime de estupro de vulnerável tiveram os mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil, na quinta-feira (15.10), em Barra do Bugres (167 km a médio norte de Cuiabá).

Os crimes praticados pelos suspeitos, sendo um deles de 61 anos e os outros dois de 71, ocorreram nos anos de 2013 e 2018, tendo como vítimas crianças. Os suspeitos já estavam presos pelos crimes, mas foram liberados no mês de abril em razão da pandemia.

A nova ordem de prisão contra os condenados foi decretada em razão da revogação do benefício. Os mandados judiciais foram cumpridos na quinta-feira (15) pelos policiais da Delegacia de Barra do Bugres que deslocaram aproximadamente 200 quilômetros de estrada de chão para realizar a prisão dos suspeitos.

De acordo com o delegado, Renato Resende, as penas aplicadas aos presos foram de 28 e 30 anos, considerando a gravidade dos fatos. “A prisão dos condenados traz uma resposta à sociedade, motivo pelo qual agradeço a equipe de investigadores que de forma eficiente e rápida cumpriu a prisão dos criminosos”, disse o delegado.

Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública local e encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil prende um dos principais alvos de investigação sobre furto e roubo de gado na região metropolitana

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) cumpriram nesta terça-feira (27) a prisão preventiva contra um dos principais alvos da Operação Mahyas, deflagrada em agosto deste ano contra uma organização criminosa envolvida em roubo, furto e receptação de gado em municípios da Baixada Cuiabana.

O homem, de 46 anos, foi localizado na Capital pela equipe policial coordenada pelo delegado Ruy Guilherme Peral. Conforme investigações da Derf Cuiabá, o alvo foi identificado como o responsável pela logística de transporte, ocultação, abate e revenda da carne dos animais roubados e furtados.

A operação Mahyas foi deflagrada no início de agosto para cumprimento de 53 ordens judiciais, entre prisões, buscas, apreensões e sequestro de bens contra alvos da organização criminosa que teve atuação identificada em várias cidades da região metropolitana de Cuiabá. Durante a operação também foram suspensas as atividades comerciais de três açougues que vendiam carnes de animais provenientes de abatedouros clandestinos.

Os mandados referentes aos crimes de organização criminosa, roubo majorado e furto qualificado foram cumpridos nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Barra do Bugres e Nova Mutum. As ordens judiciais foram deferidas pela 7a Vara Criminal de Cuiabá.

As investigações da Derf Cuiabá iniciaram há aproximadamente um ano, devido à complexidade dos trabalhos na zona rural. De acordo com os levantamentos, a atuação da organização criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas.

Para praticar os crimes, o grupo criminoso rendia moradores e funcionários das propriedades, os mantendo em cárcere privado até realizarem o roubo dos animais, deixando o local somente após o gado ser desembarcado no local em que ficaria escondido.

A expressão ‘mahyas’ é uma das origens da palavra  máfia.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Duas novas viaturas reforçam a atuação da Polícia Civil na região de fronteira

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu na manhã desta terça-feira (27.10) duas viaturas da Renault, modelo Duster, locadas pelo Governo do Estado por intermédio do deputado estadual Valmir Moretto, visando fortalecer a atuação da segurança pública na região de fronteira.

Os dois veículos zero-quilômetro e caracterizados com a padronização visual da instituição, serão destinados para reforçar os trabalhos investigativos na área oeste do estado. Um carro será entregue para a Polícia Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade, e outro para a Polícia Civil de Pontes e Lacerda.

Os veículos são provenientes de recurso oriundo da administração pública estadual por meio de contrato de locação, contando com o apoio do deputado estadual Valmir Moretto para destinação à Polícia Civil para uso nas ações policiais.

Durante o ato de entrega realizada na Diretoria Geral da Polícia Civil, o parlamentar agradeceu os diretores por atender as necessidades e demandas de estruturação das unidades dos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e adjacências.

“Por coincidência homenageamos com Moção de Aplausos os policiais civis de Vila Bela da Santíssima Trindade, que coordenados pelo delegado Maurício Pereira Maciel estão realizando brilhante trabalho , mesmo com apenas uma viatura”, disse o deputado.

Ainda na ocasião Valmir Moretto destacou que a entrega é reconhecimento do trabalho realizado pela atual gestão da Polícia Civil, e pelo governador Mauro Mendes, “que tem organizado Mato Grosso, promovendo condições e respaldo aos nossos servidores de prestar um relevante serviço a sociedade”, completou o deputado.

O delegado-geral Mário Dermeval Aravechia de Resende ressaltou a região de Pontes e Lacerda como local estratégico para o estado, e que com a vinda das viaturas será suprida a necessidade das delegacias, permitindo uma investigação de maior qualidade.

Conforme o diretor do Interior, Walfrido Franklim do Nacimento, a restruturação de veículos da regional de Pontes e Lacerda com duas novas viaturas, no ponto de vista operacional, é uma comemoração. “Nos próximos dias também teremos a reestruturação de material humano com o acréscimo dos novos delegados que logo atuarão na região”, destacou.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Diretoria Geral divulga distribuição de vagas no interior para novos delegados

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

A Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso divulga a relação de vagas para primeira lotação a todos os Delegados de Polícia do Curso de Formação Técnico Profissional da Academia de Polícia Judiciária Civil, de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução 066/2020/DGPJC, conforme relação abaixo: 

DISTRIBUIÇÃO VAGAS 

 

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana