conecte-se conosco


Mato Grosso

Três pessoas são conduzidas para delegacia por pesca ilegal

Publicado

Três pessoas foram conduzidas para a delegacia por transporte ilegal de pescado durante a piracema. Em Santo Antônio de Leverger, os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com a Polícia Militar do município encontraram cerca de 75 quilos de das espécies pintado e barbado em um automóvel. O condutor, o veículo e o pescado foram todos encaminhados para a delegacia de polícia.

Já no distrito de Mimoso, também em Santo Antônio de Leverger, duas pessoas foram conduzidas pela delegacia. A operação foi realizada na ponte Rio Mutum pela Sema e pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente. Foram encontrados cerca de 37 quilos de peixes das espécies pintado e cachara.

Desde o início da piracema, período reservado para reprodução dos peixes, a Sema apreendeu mais de 3 toneladas de pescado ilegal. Durante as operações também foram apreendidas 123 redes, 161% a mais que o total apreendido durante a piracema 2018/19.

O coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Jean Holz, explica que, nesta piracema, as ações de comando e controle têm um foco preventivo: “Ao retirarmos esses artefatos, especialmente redes e tarrafas, de circulação, atuamos em uma nova lógica que é de evitar que o peixe seja retirado dos rios. Dessa forma, conseguimos cumprir com o nosso principal objetivo que é garantir a reprodução dos peixes durante a piracema garantindo os estoques para a atual e futuras gerações”, complementa.

A rede é considerada um dos instrumentos de pesca mais nocivos aos estoques pesqueiros, já que possibilita a retirada de grande quantidade de peixes em muito pouco temo e sem distinção de tamanho ou medida.

Piracema

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso iniciou no dia 1º de outubro e segue até dia 31 de janeiro de 2020. A proibição à pesca, tanto amadora como profissional, abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Neste período é permitida apena a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que se inicia em novembro e termina em fevereiro de 2020. A pesca nos trechos de divisa está liberada, porém o peixe pescado na região não pode ser transportados nem comercializados dentro do território mato-grossense.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc convida alunos para protagonizar programa especial do Dia do Estudante

Publicado


.

O Dia do Estudante, comemorado nesta terça-feira (11.08), terá uma programação especial preparada por responsáveis pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc. A programação será transmitida pela TV Assembleia para Cuiabá e demais municípios do Estado via antena parabólica.

Será uma homenagem a todos os estudantes com diversas apresentações, desde teatro e número musical, todos tendo os alunos ex-alunos de escola estaduais como protagonistas.

A apresentação será de Gabriel Moura, ex-aluno da Escola Estadual Plena Cleinia Rosalina de Souza, de Cuiabá que atualmente cursa licenciatura em matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  

“O convite para a gravação do Dia do Estudante foi interessante por poder me apresentar a todo o Estado. Essa forma de interação é importante para mim porque pude compartilhar a minha experiência na escola plena, na formação da minha vida”, comemora Gabriel.  

Entre as atrações, o ator e diretor de teatro Roger Neves, que estudou na EE 14 de Fevereiro localizada em Pontes e Lacerda (município a 448 quilômetro a Oeste de Cuiabá). No quadro “Contação de História” Roger vai apresentar “A Ilha”.   

Na sequência, um rap (música urbana que consiste numa declamação rápida e ritmada de um texto) com alunos da EE. Cleinia Rosalina.  

Outra atração será um esquete do Programa “Nós no Quadrado”, com os estudantes Samuel e Franciele, da Escola Plena Rafael Rueda de Cuiabá e com os gêmeos Leandra Gabriela e Leandro Henrique, que são ex-estudantes da Escola Pio Machado, localizada em Acorizal (município a 62 quilômetros ao norte da Capital). Este ano os irmãos estão matriculados na Escola Plena José de Mesquita, em Cuiabá.

Samuel foi um dos mais entusiasmados na gravação do vídeo, pois pode compartilhar a experiência que teve na escola plena. “Fiquei muito feliz porque a escola pública proporcionou bagagem para a realização de meu projeto de vida”, ressalta.

A colega Franciele, também da EE Rafael Rueda, disse que a participação no vídeo a deixou lisonjeada. Tímida, a estudante explica que se soltou e se divertiu muito.

Leandro Henrique gostou da experiência, pois é tímido e aparecer na televisão é uma “experiência incrível”.    

O publicitário Mateus Prates marcará presença com apresentações musicais junto com o cantor Marco Túlio. Outro destaque do programa será a cantora e psicóloga Jasmyne Vitória. Além de interpretar várias canções, Jasmyne vai trabalhar também com motivação dos estudantes neste momento de pandemia.

Para Jasmyne foi gratificante participar da gravação, pois como psicóloga, sempre gostou do público jovem e estudantil. Em seu entendimento, a música tem a facilidade de chamar a atenção, pois consegue falar de modo mais fácil e, com isso pode aprofundar os tópicos.

“A ideia é oferecer um espaço de descontração, um momento dos alunos para os alunos e convidados especiais. E também para atender a todos os públicos. Em tempo de pandemia, pensamos na TV Assembleia que é sintonizada em todo o Estado”, destaca a professora Elen Prates, uma das responsáveis pelo evento. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secel prorroga prazo para inscrição de projetos esportivos de interesse social e coletivo

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) prorrogou o prazo de inscrição de projetos esportivos de interesse social e coletivo no edital que vai contemplar 25 organizações com prêmios de R$ 15 mil para cada uma. Com a prorrogação, a apresentação de propostas para seleção de Pontos de Esporte e Lazer vai até o dia 24 de agosto. 

“Esse apoio vai ajudar iniciativas maravilhosas a continuar  ajudando a levar esporte e cidadania à população de Mato Grosso, principalmente em comunidades e populações mais carentes. Ao adiar o prazo das inscrições, esperamos dar um pouco mais de tempo para que mais projetos se candidatem a receber essa fonte de fomento”,  informa o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves. 

O valor do prêmio será disponibilizado em parcela única às instituições selecionadas. Com investimento total de R$ 375 mil, a ação conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded).

Para garantir a descentralização dos valores, o edital prevê que 60% dos projetos selecionados sejam de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). 

A seleção ainda buscará contemplar pelo menos uma organização que atue em projetos de práticas desportivas para Pessoas com Deficiência (PCD). 

Dentre os requisitos para participar do processo de seleção, a organização deverá comprovar atuação no desenvolvimento de atividades esportivas e sociais há pelo menos três anos. Tanto as instituições que possuem local fixo para o desenvolvimento de suas atividades quanto as que não têm local predeterminado podem concorrer no edital. 

A concepção é que o Ponto de Esporte selecionado funcione como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, desenvolvendo ações esportivas continuadas nos mais diversos campos e áreas temáticas, como meio ambiente, coletividade, manifestações afro-brasileiras, culturas indígenas, infância e inclusão.

Com a retificação no prazo de inscrição, também foi alterado o cronograma de análise documental e de propostas, de recursos, e dos resultados preliminares e final.  O edital e sua retificação, bem como anexos contendo formulário de inscrição,  modelos de plano de trabalho e declarações necessárias estão disponíveis em www.esportes.mt.gov.br/editais.

Serviço:

Edital Pontos de Esporte e Lazer

Inscrições prorrogadas: até 24 de agosto

Acesso ao edital e anexos: www.esportes.mt.gov.br/editais

Informações:  (65) 3613.4955  ou [email protected]

Endereço para inscrição (Correios ou Protocolo): Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Bairro Duque de Caxias – CEP: 78.043-300 – Cuiabá/MT

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Pré-Enem Digital convida alunos para protagonizar programa especial do Dia do Estudante

Publicado


.

O Dia do Estudante, comemorado nesta terça-feira (11.08), terá uma programação especial preparada por responsáveis pelo Programa Pré-Enem Digital. A programação será transmitida pela TV Assembleia para Cuiabá e demais municípios do Estado via antena parabólica.

Será uma homenagem a todos os estudantes com diversas apresentações, desde teatro e número musical, todos tendo os alunos ex-alunos de escola estaduais como protagonistas.

A apresentação será de Gabriel Moura, ex-aluno da Escola Estadual Plena Cleinia Rosalina de Souza, de Cuiabá que atualmente cursa licenciatura em matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  

“O convite para a gravação do Dia do Estudante foi interessante por poder me apresentar a todo o Estado. Essa forma de interação é importante para mim porque pude compartilhar a minha experiência na escola plena, na formação da minha vida”, comemora Gabriel.  

Entre as atrações, o ator e diretor de teatro Roger Neves, que estudou na EE 14 de Fevereiro localizada em Pontes e Lacerda (município a 448 quilômetro a Oeste de Cuiabá). No quadro “Contação de História” Roger vai apresentar “A Ilha”.   

Na sequência, um rap (música urbana que consiste numa declamação rápida e ritmada de um texto) com alunos da EE. Cleinia Rosalina.  

Outra atração será um esquete do Programa “Nós no Quadrado”, com os estudantes Samuel e Franciele, da Escola Plena Rafael Rueda de Cuiabá e com os gêmeos Leandra Gabriela e Leandro Henrique, que são ex-estudantes da Escola Pio Machado, localizada em Acorizal (município a 62 quilômetros ao norte da Capital). Este ano os irmãos estão matriculados na Escola Plena José de Mesquita, em Cuiabá.

Samuel foi um dos mais entusiasmados na gravação do vídeo, pois pode compartilhar a experiência que teve na escola plena. “Fiquei muito feliz porque a escola pública proporcionou bagagem para a realização de meu projeto de vida”, ressalta.

A colega Franciele, também da EE Rafael Rueda, disse que a participação no vídeo a deixou lisonjeada. Tímida, a estudante explica que se soltou e se divertiu muito.

Leandro Henrique gostou da experiência, pois é tímido e aparecer na televisão é uma “experiência incrível”.    

O publicitário Mateus Prates marcará presença com apresentações musicais junto com o cantor Marco Túlio. Outro destaque do programa será a cantora e psicóloga Jasmyne Vitória. Além de interpretar várias canções, Jasmyne vai trabalhar também com motivação dos estudantes neste momento de pandemia.

Para Jasmyne foi gratificante participar da gravação, pois como psicóloga, sempre gostou do público jovem e estudantil. Em seu entendimento, a música tem a facilidade de chamar a atenção, pois consegue falar de modo mais fácil e, com isso pode aprofundar os tópicos.

“A ideia é oferecer um espaço de descontração, um momento dos alunos para os alunos e convidados especiais. E também para atender a todos os públicos. Em tempo de pandemia, pensamos na TV Assembleia que é sintonizada em todo o Estado”, destaca a professora Elen Prates, uma das responsáveis pelo evento. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana