conecte-se conosco


Cuiabá

Vereadores presentes na Corrida de Reis 2020

Publicado

Os vereadores da capital estiveram presentes na Corrida de Reis 2020, que acorreu domingo (12/01), com Largada próxima a Ponte Nova, em Várzea Grande, passando pela Av. Miguel Sutil, Av. Manoel José de Arruda, Rua Treze de Junho, Av.
Manoel José de Arruda, Av. Miguel Sutil, Trevo do Círculo Militar, retorno na Av. Miguel Sutil, Trincheira do Verdão, Av. Agrícola Paes de Barros, Av. Ranulpho Paes de Barros, com chegada no entorno da Arena Pantanal, perfazendo o percurso exato de 10 quilômetros, homologado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação de Atletismo de Mato Grosso).
A Corrida de Reis é uma das maiores corridas do país e já é uma tradição em Mato Grosso. E de acordo com a organização neste ano ultrapassou 15 mil corredores, pelas ruas de Cuiabá.
Participou da Corrida o parlamentar Chico 2000 (PR), que é um desportista e concluiu os 10 quilômetros do percurso e estiveram presentes também os vereadores Diego Guimarães (Progressistas), Abílio Junior (PSC), Dilemário Alencar (PROS) e o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB).
Destacando que o vereador, Juca do Guaraná (AVANTE) é o autor da lei que institui patrimônio cultural e inclui no calendário de eventos oficiais do Município de Cuiabá, a Corrida de Reis.
Marcella Magalhães | Câmara de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Manobras feitas na contramão estão entre as infrações mais frequentes no trânsito de Cuiabá

Publicado


.

A realização de manobra na contramão está entre as infrações mais frequentes no trânsito, registradas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Diante desse cenário, tendo a preocupação voltada para a oferta de serviços com qualidade e segurança aos motoristas e pedestres, um dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica que está sendo instalados nas vias da Capital é a câmera que registra esse tipo de ilegalidade. 

Um dos pontos que receberam destaque, por conta do alto registro de acidentes, é o encontro entre as avenidas General Mello e Miguel Sutil. No local, mesmo com a existência de toda sinalização necessária, os condutores insistem em efetuar a arriscada manobra de conversão na contramão. A região é uma das que já receberam a instalação de uma câmera. 

Por se tratar de um equipamento híbrido, fará o registro de infrações como velocidade, avanço semafórico, parada sobre a faixa e conversão indevida. Por enquanto, a nova ferramenta ainda está em fase de testes, apenas como caráter orientativo aos motoristas. “A partir do momento que forem validadas as infrações, a Semob fará ampla divulgação para orientar e informar da existência desse equipamento de controle”, disse o supervisor do Centro de Controle de Mobilidade Urbana, Fabiano Dimitrio.

Conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consta no capitulo XV que trata das infrações, artigo 9º, é considerada infração grave, com penalidade de multa, executar operação de conversão à direita e ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização. Atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%, para as 150 faixas monitoradas. 

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica. A medida visa garantir maior segurança tanto dos motoristas como dos pedestres.

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as com maior fluxo de trânsito diariamente e, consequentemente, as que mais registram acidentes. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação.

Outro investimento foi feito em equipamentos que possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso.

“Todos esses investimentos, que terão como principais resultados um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações da gestão Emanuel Pinheiro, que tem como meta de trabalho transformar Cuiabá em uma cidade boa para se viver”, pontuou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Defesa Civil de Cuiabá orienta população sobre cuidados no tempo seco

Publicado


.

Nesta segunda-feira (10), a umidade relativa do ar em Cuiabá está prevista para ficar entre 15% e 45% e, na terça-feira (11), a previsão é que esse quadro fique pior ainda, entre 12% a 39%, de acordo com o site Climatempo. A umidade está bem abaixo dos 60% a 80% considerados ideais para a saúde humana, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, não há previsão de chuva para os próximos dias e as queimadas urbanas e rurais interferem diretamente na qualidade de vida dos cuiabanos, causando ressecamento da pele, dos olhos e das mucosas, dificuldade em respirar, sangramento nasal, problemas pulmonares, entre outros. Os mais afetados são as crianças e os idosos. Diante desse quadro de estiagem extrema, a Defesa Civil de Cuiabá alerta a população para os cuidados que se deve tomar. Confira:

– Evitar a prática de atividades físicas (exceto natação) ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, especialmente entre as 12 e 15 horas, período de maior calor do dia, quando a umidade do ar fica mais baixa.

– Aumentar a ingestão de líquidos, que podem ser água, sucos, frutas aquosas (melancia, melão, laranja), chá, entre outros.

– Colocar vasilhas ou baldes com água nos ambientes, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. Se disponível, usar umidificador de ambiente, para melhorar o nível de umidade do ar.

– Na alimentação, procurar usar alimentos mais leves, com muitas folhas (saladas) e legumes (quanto mais aquoso melhor, tomate, chuchu, abobrinha) evitando produtos industrializados e enlatados, aumentar a oferta de sucos naturais, água de coco e frutas com alto teor de água (melancia, maça, laranja, melão, uva, tangerina, manga, caju).

– Notando sinais de desconforto ou sinais de dificuldade na respiração, desânimo e abatimento, o auxílio médico deve ser procurado de imediato.

– Não queimar o lixo ou as folhas secas.

Como a umidade está com a mínima de 12%, Cuiabá já se encontra em estado de alerta, conforme a classificação de risco da Defesa Civil. Por conta disso, é preciso tomar cuidados adicionais, além dos já elencados, como hidratar olhos e narinas com soro fisiológico.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, no domingo (9), a capital mato-grossense quase chegou a 10% de umidade relativa do ar, o que representa estado emergência. Nesse caso, é indicado também suspender atividades que exijam a aglomeração de pessoas em recintos fechados, como aulas, cinemas, no horário entre 10 e 16 horas. Isso já está sendo colocado em prática por conta da pandemia de Covid-19, mas vale o alerta porque não seguir as recomendações das autoridades neste período significa aumentar as chances de ter que precisar das unidades de saúde.

“A situação está crítica com a umidade relativa do ar muito baixa, já quase beirando 10%. Por isso, a gente pede que a população adote as medidas de prevenção à saúde e não coloquem fogo em terrenos, não queimem lixo. Quando juntar as folhas secas do quintal, em vez de colocar fogo, põe num saquinho de lixo que o caminhão coleta e leva para o local adequado. A fumaça do fogo, além de fazer mal para toda a população, provoca problema respiratório. E esse pessoal que passa mal com problema respiratório vai acabar na mesma fila de quem está com Covid-19”, afirma Zanetti.

Para acompanhar os níveis de umidade relativa do ar, o diretor da Defesa Civil municipal recomenda que as pessoas se informem através dos sites do Instituo Nacional de Meteorologia — Inmet (www.inmet.gov.br), Climatempo (www.climatempo.com.br), entre outros.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

CPI do Feminicídeo encerra os trabalhos

Publicado


.
Francinei Marans – Câmara Municipal de Cuiabá

Com relatório concluído, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicío deve se reunir para votar o documento ainda nesta emana.&nbsp
“O relatório está concluído. Com o retorno do vereador Ricardo Saad, que estava com problemas de saúde, a Comissão vai fazer uma reunião, deliberar sobre o relatório, e encaminhar para a presidência”, explicou o presidente da CPI, vereador Marcelo Busski (DEM).
Proposta pelo próprio parlamentar, a Comissão apura o aumento no número de crimes contra a mulher classificados como feminicídio (Lei nº 13.104/15), e crimes relacionados à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) na Capital.
O democrata preside os trabalhos do grupo, enquanto o vereador Ricardo Saad é responsável pela relatoria. Já o vereador Adilson Levante (PSB), integra a Comissão como membro titular.
Para Bussiki, o trabalho feito pelo grupo irá auxiliar na elaboração de um diagnóstico da situação de violência contra a mulher, tendo em vista que contou com a participação de autoridades públicas que atuam nessa rede de proteção, no âmbito do Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana