A equipe realizou a coleta de lixo doméstico e o recolhimento de amostras de água para análises de qualidade serão feito posteriormente em outro momento, com o objetivo de monitorar as condições do rio que abastece a população local.
A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Nova Xavantina, responsáveis pelo custeio das despesas de alimentação, combustível .Também participaram como parceiros o Ministério Público local, o Conselho Municipal do Meio Ambiente que doou os sacos de lixo utilizados, o empresário da Refrivale, responsável pelo conserto do freezer do projeto, e os proprietários da Fazenda Piraíba, o Joãozinho "da Dona Zelinda " e sua esposa, que acolheram a equipe durante o trabalho. Outro parceiro fundamental para realização desse projeto foi a corporação de bombeiro do município, super MINEIRÃO que doou as frutas para as equipes, e o CAFÉ CAMARADA que desde de o início sempre contribuiu com suporte terrestre com caminhão , e produtos de sua marca como café, farofas e outros alimentos cedidos também para alimentação dos mesmos.
Desde sua fundação, em 2005, o Rio Limpo Rio Lindo já retirou 64 toneladas de resíduos das águas e margens do Rio das Mortes, em diversas expedições que se estenderam até o Rio Araguaia, São Félix do Araguaia e Rio Cuiabá. Além das ações de limpeza, o grupo realiza análises de qualidade da água e atividades de educação ambiental, como apresentações de teatro de fantoches em escolas e comunidades ribeirinhas.
Nesta edição, os voluntários decidiram concentrar os esforços no trecho urbano do rio, onde há maior geração de resíduos domésticos. A base da equipe foi montada na propriedade do ex-vereador Joãozinho da Dona Zelinda, localizada a 10 km da Praia do Sol. A bordo de quatro embarcações, os participantes percorreram o rio em sentido montante durante cinco dias de trabalho.
O Corpo de Bombeiros Militar de Nova Xavantina também integrou a operação, com o envio de dois militares para acompanhar e apoiar a equipe nas atividades fluviais.
Ao todo, foram retiradas 2 toneladas e 620 quilos de lixo do rio e de suas margens. As ações de limpeza abrangeram as voçorocas do bairro Deus é Amor (na chácara do Dr. Adelmo), do Boa Vista (próximo à associação de moradores), da antiga Casa dos Índios e do “Buracão”, no bairro Xavantina Velha, totalizando quatro áreas recuperadas nesta etapa do projeto.