O animal estava fisgado por um anzol de pinda na pata traseira e parcialmente dentro do rio.
De acordo com os voluntários , o grupo já trabalhava a horas na limpeza das margens do rio , quando ouviram latidos e uivos vinda da mata. Ao se aproximarem, perceberam que um dos cachorros estava preso pelo anzol, demonstrando cansaço e fragilidade.
A equipe realizou o resgato imediato do animal, prestando os primeiros cuidados no local. Como o proprietário do cachorro não estava presente na propriedade , o cão foi deixado sob responsabilidade de um vizinho , que se comprometeu a acompanhar a recuperação do animal até o retorno do dono.
O Projeto Rio Limpo, Rio Lindo é formado por voluntários que atuam na remoção de resíduos que estão nos rios , buscando conscientizar a comunidade sobre os impactos do descarte irregular de lixo e a importância da preservação ambiental.
Segundo especialistas em meio ambiente, anzóis, linhas de pesca e outros resíduos deixados as margens dos rios representam um grave risco a fauna local. Animais aquáticos e terrestres podem se enroscar ou engolir materiais cortantes, que por muitas vezes , levam a morte. Além disso, o acúmulo de lixo compromete a qualidade da água e o equilíbrio dos ecossistemas.
Iniciativas essas como a do Projeto Rio limpo , Rio lindo reforçam a importância da responsabilidade ambiental e do descarte correto de resíduos , tanto para a proteção da natureza, quanto para o bem- estar dos animais.